ufrpe.br PDI 2021-2030 - Objetivos Específicos de Gestão de Pessoas | PROPLAN
 

PDI 2021-2030 - Objetivos Específicos de Gestão de Pessoas

Objetivo 104: Capacitação e qualificação dos servidores

EIXO (Mapa estratégico)

APRENDIZADO E CRESCIMENTO

TEMA

GESTÃO DE PESSOAS

OBJETIVO

Garantir a capacitação e qualificação dos servidores da UFRPE

INDICADOR(ES)

META 2021

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

  1. Resolução atualizada e aprovada
  2. % de servidores capacitados
  3. Quantitativo de gestores e docentes capacitados
  4. Centro de desenvolvimento dos Servidores da UFRPE viabilizado
  5. % de servidores qualificados em todos os níveis
  6. % de ampliação de parceria firmadas
  7. Parcerias firmadas
  8. Centro de desenvolvimento dos Servidores da UFRPE implementado

(1) Atualizar e aprovar a Resolução de Plano de Capacitação e Qualificação.

 

(2) Capacitar servidores para o módulo frequência do SigRH (20%).

(2) Capacitar servidores para o módulo avaliação de desempenho e concursos do SigRH (50%).

 

(3) Capacitar 30% dos gestores e docentes em ações específicas.

(2) Capacitar servidores para o módulo capacitação do SigRH (50%).

 

(4) Viabilizar a criação e funcionamento do Centro de Desenvolvimento dos Servidores da UFRPE.

 

(5) Aumentar em 5%  o quantitativo de servidores qualificados em todos os níveis.  

(3) Capacitar 30% dos gestores e docentes em ações específicas.

 

(6) Ampliar  em 10% as parcerias para  ofertar turmas de Mestrado na UFRPE exclusivo para servidores.

 

(2) Capacitar servidores para o módulo Banco de vagas, Dimensionamento e Escritório de ideias do SigRH (50%).

(7) Articular 02 parcerias para a  oferta de Doutorado na UFRPE exclusivo para servidores.

 

(8) Implementar Centro de Desenvolvimento dos servidores da UFRPE.

 

(5) Aumentar em 5%  o quantitativo de servidores qualificados em todos os níveis.

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

Progepe, PROAD, NEMAN e PRPG

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO)

Planejar as capacitações anuais ligadas ao PDP e as exigidas pelos órgãos de controle para elevar o número de capacitados.

Fortalecer o programa de Formação de Gestores

Monitorar a reestruturação e execução do Programa de Capacitação e Qualificação dos servidores.

Ampliar a oferta de Programas Stricto Sensu para os servidores técnicos.

Ampliar o valor de bolsas e auxílios para cursos de ensino médio, graduação e pós-graduação Lato Sensu dos servidores.

Criar uma comissão com outras unidades organizacionais para viabilizar a criação do Centro de Formação dos Servidores da UFRPE.

Identificar os níveis de qualificação dos servidores.

Firmar parcerias com instituições de ensino para que haja aumento nos níveis de qualificação.

Fortalecer a formação continuada dos docentes

ODS RELACIONADO (S)

ALINHAMENTO PNE 2014-2024

ITENS AVALIAÇÃO CPA

INDICADORES DE QUALIDADE RELACIONADOS

04 e 17 

Meta 18

Participação do segmento técnico nos cargos de gestão; inserção do servidores técnicos na pesquisa

Eficiência, eficácia

 

 

Objetivo 105: Sistemas e processos em gestão de pessoas

EIXO (Mapa estratégico)

PROCESSOS INTERNOS 

TEMA

GESTÃO DE PESSOAS

OBJETIVO

Reorganizar sistemas e processos organizacionais e infraestrutura

INDICADOR(ES)

META 2021

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

  1. Módulo(s) habilitado(s).
  2. Módulo(s) em execução.
  3. DQV informatizado com sistemas de gestão em saúde.
  4. Meios de comunicação implementados.
  5. % de fluxos de processos padronizados.
  6. % de melhorias na infraestrutura física.
  7. Módulos habilitados, implantados, servidores capacitados e em uso pelos servidores.
  8. DQV com os sistemas de gestão em saúde implementado.
  9. % de fluxos de processos atualizados no site. 

(1) Habilitaros módulos, avaliação de desempenho e concursos do SigRH.

(2) Executar omódulo frequência do SigRH.

(1)Habilitaro módulo        Boletim de serviço.

(1) Habilitaro módulo capacitação do SigRH. 

(2) Executar os módulos avaliação de desempenho e concursos do SigRH.

(2)Executaro módulo Boletim de serviço.

(1) Habilitaros módulos Banco de vagas, Dimensionamento e Escritório de Ideias.

(2) Executar o módulo capacitação do SigRH.

(3) Informatizaro DQV com sistemas de gestão em saúde.

(4) Implementar meios para a melhoria da comunicação e divulgação dos serviços.

(5) Padronizar 50% dos fluxos de processos da Progepe.

(6) Viabilizar 20% de melhorias da infraestrutura física da Progepe.

(2) Executaros módulos Banco de vagas, Dimensionamento e Escritório de Ideias.

(7) Garantir o funcionamento (habilitado, executado, e capacitação) dos módulos dos Sistemas do SigRH  pelos servidores. 

(8) Implementarsistemas de gestão em saúde no DQV.

(9) Atualizar no siteda Progepe 50% dos fluxos de processos.

(6) Viabilizar 20% de melhorias da infraestrutura física da Progepe.

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

Progepe, PROAD e STD

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO)

Criar um grupo de trabalho para padronizar os fluxos de processos dos setores da Progepe.

Mapear processos de gestão de pessoas de acordo com a Política de Gestão de Processos da UFRPE.

Aplicar a Gestão de Riscos aos processos da Progepe de acordo com a Política de Gestão de Riscos da UFRPE.

Revisar a estrutura organizacional da Progepe.

Estabelecer parceria com a STD para atualizar o site da Progepe.

Estabelecer parceria com a STD para implementação dos módulos e sistemas organizacionais.

Planejar a aquisição de equipamentos de informática (computadores e softwares) para informatização dos setores de trabalho do DQV.

Articular a aquisição e implantação do sistema de prontuário eletrônico com interface entre os setores e de software de gestão hospitalar-ambulatorial com ampla interface setorial e ligação em rede. 

Articular a implantação de sistema informatizado para monitoramento da saúde do servidor (vigilância epidemiológica).

Viabilizar o acesso aos resultados de exames laboratoriais de forma online. 

Planejar os treinamentos dos servidores nos módulos do SigRH e nos sistemas de gestão em saúde. 

Articular a realização de ações de qualificação da infraestrutura da Progepe.

Descentralizar as atividades de cadastrador parcial da Progepe para as unidades acadêmicas.

ODS RELACIONADO (S)

ALINHAMENTO PNE 2014-2024

ITENS AVALIAÇÃO CPA

8 e 17

Meta 18

Padronização de processos administrativos e acadêmicos

 

Objetivo 106: Gerenciamento do capital humano

EIXO (Mapa estratégico)

Aprendizagem e crescimento

TEMA

GESTÃO DE PESSOAS

OBJETIVO

Aprimorar o gerenciamento do capital humano

INDICADOR(ES)

META 2021

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

  1. Política de Movimentação de Pessoas elaborada.
  2. Percentual de servidores mapeados.
  3. Coordenação criada e estruturada.
  4. Resolução de Avaliação de Desempenho atualizada.
  5. Manual criado.
  6. Resolução sobre o Programa de Gestão  na modalidade do teletrabalho na UFRPE aprovado.
  7. Modelo de gerenciamento de clima organizacional proposto
  8. Programa de Gestão na modalidade do teletrabalho na UFRPE disponibilizado.
  9. Dimensionamento atualizado.
  10. Modelo de Gestão por Competência implementado.
  11. Modelo de gerenciamento de clima organizacional implementado

(1) Elaborar uma Política de Movimentação de Pessoas da UFRPE.

(2)Mapear competências de 50% dos servidores da UFRPE.

(3) Criar e estruturar Coordenação para gerir concursos e seleções da UFRPE.

(4) Atualizar a Resolução de Avaliação de Desempenho. 

(2) Mapear competências  de 50% dos servidores da UFRPE.

(5) Criar o Manual de Atribuições por Competências dos Gestores.

(6) Aprovar a Resolução sobre o Programa de Gestão na modalidade do teletrabalho na UFRPE.

(5) Criar o Manual de Atribuições por Competências corpo técnico-administrativo.

(7) Propor modelo de gerenciamento de clima organizacional para a UFRPE.

(8) Disponibilizar o Modelo de Gestão na modalidade do teletrabalho na UFRPE. 

(9) Atualizar o dimensionamento da força de trabalho da UFRPE.

(10) Implementar o modelo de Gestão por Competência.

 

(11) Implementar modelo de gerenciamento de clima organizacional para a UFRPE.

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

Progepe

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO)

Consolidar a Política de Movimentação de Pessoas.

Mapear as competências dos servidores.

Criar uma comissão para elaborar o Manual de Atribuição de Competências.

Instituir o Programa de Gestão por Competências.

Criar o Manual de Atribuição de Competências.

Aprovar a resolução do Programa de Gestão na modalidade teletrabalho.

Instituir o Programa de Gestão na modalidade teletrabalho.

Criar uma comissão para elaborar o modelo de gerenciamento de clima organizacional.

Criar uma comissão para atualizar o Programa de Avaliação de Desempenho.

Criar uma comissão para atualizar o dimensionamento da força de trabalho da UFRPE.

Instituir a Política de Dimensionamento e Redimensionamento da força de trabalho na UFRPE.

Aprimorar a Gestão de Concursos e Seleções da UFRPE.

ODS RELACIONADO (S)

ALINHAMENTO PNE 2014-2024

ITENS AVALIAÇÃO CPA

8

 

Meta 18

Quantidade de técnicos no setor de trabalho

Conhecimento sobre o trabalho e atuação das Pró-Reitorias

 

Objetivo 107: Ações de Atenção à Saúde do Servidor

EIXO (Mapa estratégico)

APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO

TEMA

GESTÃO DE PESSOAS

OBJETIVO

Fortalecer o desenvolvimento de ações de Atenção à Saúde do Servidor

INDICADOR(ES)

META 2021

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

  1. % de programas de atenção à saúde normatizados.
  2. % de ações de acolhimento, orientação e promoção da saúde desenvolvidas.
  3. % de atividades com parceiros intersetorial e interinstitucional.
  4. % de ações de atenção à saúde desenvolvidas.
  5. Serviços laboratoriais com certificação de qualidade

(1) Normatizar 25% dos programas de atenção à saúde.

(2) Ampliar em 15% as ações de acolhimento, orientação e promoção da saúde.

(3) Ampliar em 10%  atividades em parcerias intersetorial e interinstitucional.

(1) Normatizar 25% dos programas de atenção à saúde.

(2) Ampliar em 15% das ações de acolhimento, orientação e promoção da saúde .

(3) Ampliar em 10% atividades em parcerias intersetorial e interinstitucional.

(1) Normatizar 25%  dos programas de atenção à saúde.

(2) Ampliar em 15% ações de acolhimento, orientação e promoção da saúde.

(3) Ampliar em 10% atividades em parcerias intersetorial e interinstitucional.

(1) Normatizar 25%  dos programas de atenção à saúde

(2) Ampliar em 15% ações de acolhimento, orientação e promoção da saúde

(3) Ampliar em 10% atividades em parcerias intersetorial e interinstitucional.

(4) Ampliar as ações de atenção à saúde em 20%

(4) Ampliar as ações de atenção à saúde em 20%

(5) Certificar o controle de qualidade dos serviços laboratoriais

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

Progepe e INSTITUTO MENINO MIGUEL

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO)

Realizar estudo de redimensionamento das ações de assistência, vigilância, promoção e perícia em saúde desenvolvidas pelo DQV-Progepe .

Organizar os programas de atenção à saúde e segurança do trabalho desenvolvidos pelo DQV para submissão ao Consu-UFRPE

Fortalecer o desenvolvimento e o gerenciamento de ações de acolhimento e orientação dos servidores da UFRPE.

Reorganizar a demanda de acolhimento e acompanhamento em saúde mental.

Realizar estudo exploratório (diagnóstico) sobre saúde do servidor (vigilância epidemiológica).

Criar Protocolos de Atendimento para uso do serviço ambulatorial do Departamento de Qualidade de Vida (DQV), visando aprovação pelo Consu-UFRPE.

Qualificar as ações de comunicação e divulgação das atividades e serviços do DQV.

Manter atividade permanente do grupo de trabalho das ações de prevenção e promoção da saúde.

Realizar campanhas temáticas de acordo com o calendário nacional de saúde.

Implantar canal de comunicação para as ações de promoção da saúde, com uma equipe de gerenciamento e feedback (Aplicativo Instagram).

Desenvolver fluxo de atividades e ações em parceria com os Núcleos de Promoção à Saúde (NAPS) das Unidades Acadêmicas da UFRPE.

Ampliar as articulações, parcerias e convênios com instituições (externas) e setores da UFRPE para realização de ações de promoção à saúde.

Viabilizar a contratação de controle laboratorial de qualidade externo para assegurar a confiabilidade dos serviços laboratoriais prestados.

ODS RELACIONADO (S)

ITENS AVALIAÇÃO CPA

03

Criar programas ou ações permanentes voltadas aos servidores

Ampliar estratégias de divulgação dos programas e serviços de saúde

Implantar agendamento e prontuário eletrônico

Elaborar um diagnóstico sobre as condições físicas dos laboratórios e de seus equipamentos

 

Objetivo 108: Ações de saúde e segurança do trabalho do servidor

EIXO (Mapa estratégico)

APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO

TEMA

GESTÃO DE PESSOAS

OBJETIVO

Ampliar o desenvolvimento de ações de Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor

INDICADOR(ES)

META 2021

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

  1. % de ações desenvolvidas
  2. % de exames médicos periódicos realizados
  3. % de laudos emitidos dentro dos prazos

(1) Aumentar em 10% ações de promoção, controle dos riscos e agravos à saúde

(3) Garantir o cumprimento de prazos para emissão de 10% dos laudos periciais

(1) Aumentar em 10% ações de promoção, controle dos riscos e agravos à saúde

(2) Realizar 10% dos exames médicos periódicos dos servidores

(3) Garantir o cumprimento de prazos para emissão de 10% dos laudos periciais

(1) Aumentar em 10% ações de promoção, controle dos riscos e agravos à saúde

(2) Realizar 20% dos exames médicos periódicos dos servidores

(3) Garantir o cumprimento de prazos para emissão de 10% dos laudos periciais

(1) Aumentar em 15% ações de promoção, controle dos riscos e agravos à saúde

(2) Realizar 30% dos exames médicos periódicos dos servidores

(3) Garantir o cumprimento de prazos para emissão de 10% dos laudos periciais

(1) Aumentar em 15% ações de promoção, controle dos riscos e agravos à saúde

(2) Realizar 40% dos exames médicos periódicos dos servidores

(3) Garantir o cumprimento de prazos para emissão de 10% dos laudos periciais

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

Progepe

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO)

Elaborar programa de prevenção de acidentes de trabalho.

Implementar no calendário de ações em saúde a Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT) na UFRPE.

Realizar estudo diagnóstico com a finalidade de elaborar proposta interventiva para redução dos fatores de riscos e agravos à saúde do servidor.

Implantar mapas de risco nos laboratórios e ambientes laborais pertinentes.

Elaborar Projeto de segurança contra incêndio e pânico. 

Implementar Comissão Interna da Saúde do Servidor Público CISSP, em conformidade com a Norma Operacional de Saúde do Servidor – NOSS.

Viabilizar contratação de empresa especializada para levantamento de medições quantitativas de agentes químicos e físicos em ambientes insalubres.

Viabilizar contratação de empresa para realizar os exames médicos periódicos dos servidores.

Viabilizar a contratação de empresa para atualização dos projetos de combate a incêndio, em atendimento ao Código de Segurança e Pânico de Combate de Pernambuco – COSCIP-PE.

ODS RELACIONADO (S)

ITENS AVALIAÇÃO CPA

03

Criar programas ou ações permanentes voltadas aos servidores

Ampliar estratégias de divulgação dos programas e serviços de saúde

 

Objetivo 109: Serviços Terceirizados

EIXO (Mapa estratégico)

PROCESSOS INTERNOS

TEMA

GESTÃO DOS SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

OBJETIVO

Promover a melhoria contínua dos serviços terceirizados

INDICADOR(ES)

META 2021

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

I. Pesquisa de satisfação dos serviços terceirizados realizada

II. Canal de sugestões com os  terceirizados implementado

I. Realizar estudo sobre a elaboração da pesquisa de satisfação dos serviços terceirizados

II. Realizar estudo sobre as formas de implementação de um canal de sugestões com os terceirizados sobre os serviços por eles prestados

I. Elaborar pesquisa de satisfação dos serviços terceirizados.

II. Implementar canal de sugestões com os terceirizados sobre os serviços por eles prestados

I. Realizar pesquisa de satisfação com a comunidade acadêmica.

I. Realizar pesquisa de satisfação com a comunidade acadêmica.

I. Realizar pesquisa de satisfação com a comunidade acadêmica.

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

PROAD/DELOGS

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) 

Definir requisitos de avaliação. Definir meios de divulgação  da pesquisa. Realizar a coleta de dados, avaliar os resultados obtidos e atuar nos pontos de melhorias identificados.

Verificar meios de comunicação com os terceirizados (e-mail, WhatsApp, redes sociais..), coletar e avaliar as sugestões recebidas.

Articular com o DQV e com a PROExC sobre realização de ações que visem o corpo terceirizado da UFRPE.