ufrpe.br PDI 2021-2030 - Objetivos Específicos de Projeto Pedagógico Institucional (PPI) | PROPLAN
 

PDI 2021-2030 - Objetivos Específicos de Projeto Pedagógico Institucional (PPI)

Objetivo 8: Licenciatura e formação continuada

EIXO (Mapa estratégico)

APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO

TEMA

LICENCIATURA E FORMAÇÃO CONTINUADA

OBJETIVO 

Elevar a qualidade da formação inicial e continuada de profissionais do magistério – formadore(a)s e estudantes – nos cursos de licenciatura, promovendo integração entre Educação Superior e Educação Básica.

INDICADOR(ES)

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

1º Sem. 2023

2º Sem. 2023

1º Sem. 2024

2º Sem. 2024

1º Sem. 2025

2º Sem. 2025

Oferta de programas (cursos) de formação continuada para formadore(a)s de professore(a)s e do(a)s discentes de graduação.

1 curso 

1 curso

1 curso

1 evento

2 cursos

1 curso

3 cursos

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

PREG, PROExC, Progepe e coordenações de cursos.

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) 

  • Realização de atividades de integração entre as licenciaturas da UFRPE.
  • Promover eventos que envolvam os diversos cursos de formação de professore(a)s ofertados pelo campus e por outras instituições de ensino superior.
  • Organizar momentos de planejamento coletivo, seminários, mesas-redondas, em que o(a)s docentes das áreas possam refletir sobre o currículo, as práticas e ações pedagógicas, as relações entre os conteúdos, assim como fazer avaliação geral do curso envolvendo questões acadêmicas e pedagógicas.
  • Realizar periodicamente avaliação diagnóstica sobre as necessidades formativas para professore(a)s da educação básica.
  • Promover a formação continuada de profissionais do magistério da Educação Básica em cursos de segunda licenciatura, formação pedagógica e pós-graduação.
  • Avaliar melhores formas para institucionalizar Unidades Integradas de Formação.

 

Objetivo 9: Interação Escola X Universidade

EIXO (Mapa estratégico)

SOCIEDADE E APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO

TEMA

INTERAÇÃO ESCOLA X UNIVERSIDADE

OBJETIVO 

Inserir o(a)s licenciando(a)s no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados nos processos de ensino e aprendizagem.

INDICADOR(ES)

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

Aumento da quantidade de discentes com bolsa PIBID e em Residência Pedagógica.

10%

15%

20%

25%

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

PREG

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) 

  • Construir uma matriz curricular imbricada com a escola, configurada por meio de exercícios de aproximação do(a) estudante do início ao final do curso, convertendo a escola em locus de formação inicial e continuada.
  • Organização de espaços integradores de discussão interdisciplinar e a ampliação de laboratórios de ensino.
  • Articulação dos TCC com a formação de professore(a)s e os estágios.
  • Criação de edital de iniciação científica específica para as licenciaturas.
  • Criação de alternativas institucionais para a iniciação à docência.
  • Construção de um programa de estágio na UFRPE compatível com as licenciaturas.

 

Objetivo 10: - Projeto Pedagógico Curricular (PPC) das Licenciaturas

EIXO (Mapa estratégico)

APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO

TEMA

PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR (PPC) DAS LICENCIATURAS

OBJETIVO 

Atualizar permanentemente os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), alinhando-se ao mundo do trabalho e à legislação educacional pertinente.

INDICADOR(ES)

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

Atualização dos PPC dos cursos de licenciatura.

10% dos PPC

25% dos PPC

50% dos PPC

100% dos PPC

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

PREG e Coordenações de Curso

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) 

  • Revisão periódica dos PPC dos cursos de licenciatura.
  • Articulação dos TCC com a formação de professore(a)s e os estágios.
  • Garantir que as coordenações de cursos exerçam função pedagógica e trabalhem para que ela seja mais articulada com as demais licenciaturas.
  • Organizar momentos de planejamento coletivo, seminários, mesas-redondas, em que os docentes das áreas possam refletir sobre o currículo, as práticas e ações pedagógicas, as relações entre os conteúdos, assim como fazer avaliação geral do curso envolvendo questões acadêmicas e pedagógicas.

 

Objetivo 11: Matrícula nas Licenciaturas

EIXO (Mapa estratégico)

SOCIEDADE E APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO

TEMA

MATRÍCULA NAS LICENCIATURAS

OBJETIVO 

Atrair discentes para os cursos de licenciatura.

INDICADOR(ES)

META 2022

META 2024

Número de matriculado(a)s no curso.

 Elevar em 15% a taxa de matrícula em cursos
de licenciatura

 Elevar em 30% a taxa de matrícula em cursos
de licenciatura.

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

PREG e coordenações de cursos

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) 

  • Realizar trabalho de divulgação sobre a profissão docente, de modo que mais pessoas escolham a licenciatura como etapa inicial de formação docente.

 

Objetivo 12: TSG - Cursos de Licenciatura

EIXO (Mapa estratégico)

APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO

TEMA

TAXA DE SUCESSO DA GRADUAÇÃO

OBJETIVO 

Elevar a taxa de sucesso dos cursos de licenciatura da UFRPE.

INDICADOR(ES)

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

Elevação da taxa de sucesso dos cursos de licenciatura.

10%

15%

20%

25%

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

PREG, coordenações de cursos, Progesti, Proplan

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) 

  • Diagnosticar processos de evasão e retenção e promover ações mais efetivas no âmbito dos colegiados das licenciaturas para sua superação.
  • Ampliar o padrão de qualidade dos cursos de licenciatura, levando em consideração o Enade.
  • Planejar mais integradamente a oferta de componentes curriculares e a construção dos horários no âmbito das licenciaturas.
  • Fortalecer a integração no planejamento e desenvolvimento de ações, projetos e políticas no âmbito das pró-reitorias e dos colegiados de curso.

 

Objetivo 13: Práticas Extensionistas na Educação Básica

EIXO (Mapa estratégico)

APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO

OBJETIVO 

Possibilitar a formação em extensão e a produção de pesquisa com a participação das
escolas da educação básica, em alinhamento com a meta 16 do PNE.

INDICADOR(ES)

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

Percentual de ampliação das práticas extensionistas no contexto da Educação Básica.

10%

15%

20%

25%

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

PROExC, PREG.

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) 

  • Fomentar a realização da extensão desenvolvida no contexto da educação básica.
  • Definição de projetos “guarda-chuva”, de longa duração, abrangendo as diferentes áreas de conhecimento do(a)s professore(a)s e articulando ensino, pesquisa e extensão.

 

Objetivo 14. Detalhamento da Diretriz 1 - Revisão periódica do Projeto Político-Pedagógico do Colégio, cuja última versão, datada de 2004

EIXO 

PROCESSOS INTERNOS

TEMA

ENSINO BÁSICO TÉCNICO E TECNOLÓGICO

OBJETIVO

Revisar e atualizar periodicamente o Projeto Político-Pedagógico  (PPP) do Codai.

INDICADOR(ES)

META 2022

META 2024

 PPP atualizado e publicado.

1ª Atualização do PPP

 

 

2ª Atualização do PPC

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

Diretoria Geral do Codai

Diretoria de Ensino do Codai

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO)

  • Emissão de Portaria instituindo Comissão de Construção Participativa do PPP.
  • Realização de Assembleias com docentes, técnicos administrativos e representantes de classe para avaliar, propor e construir o texto do PPP.
  • Aprovação no CTA/Codai e Cepe/UFRPE.
  • Publicação do PPC no sítio oficial da UFRPE/Codai.

 

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO

 

ITENS AVALIAÇÃO CPA

 Ano Base 2020

Sugestão apresentada no Quadro 15: Institucionalizar práticas de autoavaliação e planejamento em Cursos/Departamentos ou Unidades Acadêmicas/Unidades Organizacionais; Dar visibilidade às ações de planejamento em Cursos/Departamentos ou Unidades Acadêmicas/Unidades Organizacionais por meio de cartazes e mídias.

 

Objetivo 15: Detalhamento da Diretriz 2 - Transição para o modelo de Ensino Híbrido pela adoção de ferramentas tecnológicas de informação

EIXO 

SOCIEDADE E PROCESSOS INTERNOS

TEMA

ENSINO BÁSICO TÉCNICO E TECNOLÓGICO

OBJETIVO

Consolidar o modelo híbrido de ensino.

INDICADOR(ES)

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

Índice de avaliação positiva.

50% de Avaliação positiva pelo(a)s estudantes. 

 

60 % de Avaliação positiva do(a)s estudantes. 

 

70 % de Avaliação positiva do(a)s estudantes.

 

80% de Avaliação positiva do(a)s estudantes. 

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

Diretoria de Ensino do Codai

Coordenações dos Cursos

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO)

  • Realização de treinamento com o(a)s docentes sobre técnicas de  ensino híbrido.
  • Adoção e práticas de ensino híbrido nos planos de curso do(a)s professores.
  • Pesquisa da percepção do(a)s estudantes sobre a importância da adoção do ensino híbrido na aprendizagem.
  • Publicação do resultado da pesquisa com discentes no sítio oficial da UFRPE/Codai.

 

ALINHAMENTO

 

CPA  Ano Base 2020

Sugestão apresentada no Quadro 26 - Plano de ação referente às Políticas Acadêmicas (Ensino): Manter e fortalecer formação didático-pedagógica contínua, além das ofertadas no período probatório docente; Manter evento institucional sobre a prática pedagógica docente, a exemplo do Seminário sobre Ensino Remoto; Discutir, no nível institucional, temas como evasão, retenção, avaliação, Ensino Híbrido ou temas relevantes para a prática docente.

 

 

Objetivo 16: Detalhamento da Diretriz 3 - Atualizar e implantar Planos de Cursos de Educação Profissional, presenciais e a distância

EIXO 

SOCIEDADE E PROCESSOS INTERNOS

TEMA

ENSINO BÁSICO TÉCNICO E TECNOLÓGICO

OBJETIVO

Atualizar os Planos Pedagógicos dos Cursos (PPC) da EBTT presenciais e a distância.

INDICADOR(ES)

META 2021

META 2022

META 2023

Aprovação do PPC, conforme legislação vigente.

Ajuste de carga horária e matriz curricular

Aprovação dos PPC dos cursos técnicos no Cepe

100% dos cursos com PPC atualizado

 

 

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

Diretoria de Ensino do Codai

Coordenações dos Cursos

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO)

  • Emissão de Portaria, instituindo Comissão de Atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos- PPC.
  • Reuniões com docentes e técnicos para ajuste dos planos de cursos.
  • Pesquisa da percepção do(a)s estudantes sobre a estrutura e o funcionamento dos cursos implantado. 
  • Publicação dos PPC e resultado da pesquisa com discentes  no sítio da UFRPE/Codai.

 

ALINHAMENTO

AVALIAÇÃO CPA

 Ano Base 2020

Sugestão apresentada no Quadro 26 - Disponibilizar todos os PPCs no site institucional da UFRPE, das

Unidades Acadêmicas e dos cursos.

 

Objetivo 17: Detalhamento da Diretriz 4 - Ampliar a participação do Codai junto às Unidades Acadêmicas e administrativas da UFRPE.

EIXO

PROCESSOS INTERNOS

TEMA

ENSINO BÁSICO TÉCNICO E TECNOLÓGICO

OBJETIVO

Ampliar a participação do Codai nos macroprocessos finalísticos da UFRPE.

INDICADOR(ES)

META 2021

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

1 – Participação de docentes e técnico(a)s da Sede em reuniões com setores do Codai.

2 – Quantitativo de projetos dos Codai nos programas de ensino, pesquisa, extensão, gestão e inovação da UFRPE.

1. 2/ano
2. 10/ano

1. 4/ano
2. 15/ano

1. 6/ano
2. 20/ano

1. 8/ano
2. 25/ano

1. 10/ano
2. 30/ano

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

Diretoria de Ensino do Codai

Coordenações dos Cursos

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO)

  • Reuniões com docentes, técnicos e discentes, visando divulgar e incentivar participação nos projetos da UFRPE.
  • Criação de método de mensuração de projetos do Codai aprovados em editais e ações de ensino, pesquisa, extensão, gestão e inovação da UFRPE.
  • Publicação dos quantitativos de projetos por macroprocesso finalísticos da UFRPE  no sítio oficial da UFRPE/Codai.

 

Objetivo 18: Política de Estágios

EIXO

SOCIEDADE 

TEMA

POLÍTICA DE ESTÁGIOS 

OBJETIVO

Fortalecer o instrumento político- pedagógico para a promoção de estágios de qualidade em prol da formação profissional articulada entre ensino, pesquisa e extensão.

INDICADOR(ES)

META 2021

META 2022

META 2023

1º Sem. 2021

2º Sem. 2021

1º Sem. 2022

2º Sem. 2022

1º Sem. 2023

1 – Contato realizado com secretarias.

2 – Reuniões realizadas com professore(a)s de ESO.

3 – Proposta para acompanhamento de estagiário(a)s.

4 – Escolas parceiras selecionadas.

1.Iniciar diálogo com as secretarias

1.Realizar reuniões para discussões com o setor de Estágio, CGCL e secretarias

 

2.Realizar reuniões com professore(a)s de ESO

3.Montar proposta inicial de acompanhamento do(a)s estagiário(a)s

 

4.Iniciar seleção das escolas parceiras

 

1. Realizar reuniões para discussões com o setor de Estágio, CGCL e secretarias

 

2.Realizar reuniões com professore(a)s de ESO

3.Colocar a proposta para avaliação

1. Realizar reuniões para discussões com o setor de Estágio, CGCL e secretaria

 

2.Reuniões com professore(a)s de ESO

4.Apresentar a seleção das escolas parceiras

 

 

 

 

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

  PREG; Coordenação Geral de Estágios

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO)

  • Fortalecer a parceria entre a UFRPE e a Secretaria Estadual de Educação, a fim de criar projetos de formação pedagógica para professore(a)s da educação básica. 
  • Criação de vínculo público-privado, visando a estágios, participações em seminários/palestras, ao público da UFRPE. 
  • Criação de vínculo público-privado para estágios, participações em seminários/palestras. 

 

Objetivo 19: Redução da Evasão

EIXO 

SOCIEDADE 

TEMA

ENSINO E APRENDIZAGEM 

OBJETIVO

Aprimorar o processo de ensino - aprendizagem e, consequentemente, reduzir evasão.

INDICADOR(ES)

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

  1. Cursos de formação continuada para docentes 
  2. Taxa de evasão

1.1 

2. Reduzir em 1%

 1.1

2.Reduzir em 1%

 1.1 

2. Reduzir em 1%

1.1

2. Reduzir em 1%

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

 PREG, Progepe, PROExC

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO)

  • Realizar ações de formação continuada para a docência. 
  • Reavaliar metodologias e propostas pedagógicas. 
  • Elaboração de currículos flexíveis que atendam às necessidades para melhor articulação teórico-prática. 
  • Adotar projetos interdisciplinares .
  • Analisar a necessidade de adaptação curricular a fim de garantir maior inclusão.

 

Objetivo 20: Acompanhamento de Discente  e Apoio Pedagógico

EIXO

 SOCIEDADE

TEMA

ACOMPANHAMENTO DE DISCENTES E APOIO PEDAGÓGICO

OBJETIVO

Otimizar o acompanhamento de discentes 

INDICADOR(ES)

META 2021

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

1º Sem. 

2º Sem. 

1º Sem. 

2º Sem. 

1º Sem. 

2º Sem. 

1º Sem. 

2º Sem. 

  1. Ações de acolhimento promovidas 
  2. Percentual de discentes acompanhados/discentes nos Programas de Auxílios

 2.90%

 1.1

2. 90% 

 1.1

.

2. 100%

 1.1

2. 100%

 1.1

2.100%

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

PREG, Progesti 

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO)

  • Promover ações estratégicas de apoio e orientação pedagógica ao discente. 
  • Orientar e supervisionar estudantes da instituição com baixo rendimento acadêmico, devido às dificuldades de aprendizagem, bem como organização para os estudos e/ou adaptação à vida acadêmica. 
  • Acompanhar o rendimento acadêmico de discentes de graduação, especialmente do(a)s estudantes beneficiado(a)s pelo Programa de Auxílios. 
  • Promover ações de acolhimento aos discentes  ao divulgar a Assistência Estudantil, no que tange às atividades do setor.
  • Progredir com comissões, reuniões, grupos de trabalho, pesquisa e eventos relacionados às atividades desenvolvidas pelo setor pedagógico.

 

Objetivo 21: Graduação EAD - EIXO ENSINO

 

EIXO

SOCIEDADE

TEMA

ENSINO DE GRADUAÇÃO – EAD 

OBJETIVO 

Promover políticas institucionais de acordo com as demandas dos cursos de graduação EAD, visando ao incremento dos padrões de qualidade no eixo ENSINO, com foco em: expansão de ofertas/matrículas, qualificação dos cursos em termos dos indicadores do Inep, ampliação de indicadores do Enade, elevação das Taxas de Sucesso.

INDICADOR(ES)

META

2022

META

2023

META

2024

META

2025

1 – Índice CPC.

2 – Participação quanti/qualitativa do discente EAD no Enade.

3 – Índice de Retenção e Índice de Evasão.

4 – Quantidade de cursos de graduação EAD e cursos de graduação no formato híbrido (EAD e presencial) novos.

 

1.Consolidar a qualificação dos cursos de graduação EAD, seguindo indicadores do Inep, visando aos conceitos 3 (bom), 4 (muito bom) ou 5 (excelente) nas avaliações do Inep em, pelo menos, 50% dos cursos de graduação EAD

2. Ampliar e consolidar os padrões de qualidade de ensino dos cursos de graduação EAD, com base nos processos avaliativos do Enade, ampliando número de cursos com conceitos 3 (bom), 4 (muito bom) ou 5 (excelente)

3.Diminuir a retenção e a evasão nos cursos de graduação EAD

4.Ampliar a oferta de cursos de graduação EAD, cursos de graduação no formato híbrido (presencial e EAD), com vistas aos processos de interiorização e expansão das atividades de ensino

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

 Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia- UAEADTec

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO)

ESTRATÉGIAS - META 1

  • Atualizar os PPC, tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais e a legislação em vigor para oferta da graduação EAD.
  • Criar estratégias de acompanhamento dos processos de avaliação dos cursos de graduação EAD, considerando Relatórios de Avaliação e Relato Institucional elaborados pela CPA- UFRPE.
  • Investir na qualificação docente/discente, por meio de processos de formação continuada direcionados para demandas específicas da EAD.
  • Promover ações de integração entre os eixos ensino-pesquisa-extensão, promovendo articulações interdisciplinares entre os diferentes cursos de graduação EAD.
  • Inserir a inovação (pedagógica e tecnológica) como eixo transversal em planejamentos didáticos e revisão de Projetos Pedagógicos dos Cursos- PPC.
  • Implementar e consolidar metodologias ativas, com foco no protagonismo do discente, dinamizando processos de ensino e aprendizagem mediados por TDIC.
  • Priorizar a compra de títulos com a bibliografia básica dos PPC, considerando demandas em processos de avaliação in loco, com base nos instrumentos do Inep.
  • Promover estratégias que levem ao avanço nos Indicadores de Qualidade dos cursos de graduação.
  • Elevar a taxa de sucesso dos cursos de graduação EAD, com ações de combate à retenção e à evasão.
  • Prover a infraestrutura necessária para funcionamento dos cursos de graduação EAD, com foco nos referenciais de qualidade propostos pelo MEC, considerando: metodologias, TDIC, recursos educacionais, materiais didáticos, equipe multidisciplinar, ambientes virtuais adequados para cursos EAD.
  • Propiciar a avaliação e o acompanhamento das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão realizadas nos polos de apoio presencial, com vistas a consolidar os padrões de qualidade dos cursos de graduação EAD.
  • Elaborar e atualizar materiais didáticos e recursos educacionais para os cursos de graduação EAD, com vistas a apoiar processos de ensino e aprendizagem mediados pelas tecnologias digitais.
  • Elaborar REA- Recursos Educacionais Abertos, de acordo com demandas de aprendizagem dos discentes da EAD, visando à disseminação de materiais didáticos e recursos na plataforma EDUCapes e em outros repositórios digitais.
  • Apoiar as ações da Comissão de Ensino da UAEADTec, visando ao processo de consolidação das ações de ensino na Unidade.

ESTRATÉGIAS - META 2

  • Acompanhar os processos avaliativos do Enade, considerando os diferentes cursos de graduação EAD, visando à ampliação das notas nos processos avaliativos periódicos, priorizando notas 4 e 5.
  • Elaborar planejamentos estratégicos específicos para monitoramento dos processos avaliativos dos cursos de graduação EAD, com foco no Enade.
  • Promover encontros, reuniões, eventos, fóruns de debates sobre o Enade, a fim de conscientizar docentes, tutores e discentes para a importância do Enade como componente curricular obrigatório para os cursos de graduação EAD.
  • Estreitar comunicação e interação com setores institucionais responsáveis pelo preenchimento de dados nos sistemas do Inep sobre processos avaliativos direcionados ao Enade.
  • Elaborar plano global da Unidade para ações específicas direcionadas do Enade, considerando as demandas dos diversos cursos de graduação EAD.
  • Estimular as coordenações de cursos de graduação para criação de plano de ação para o Enade, juntamente com apoio de seus respectivos colegiados (NDE, COAA, CCD), com foco nas especificidades das diferentes áreas dos cursos EAD.
  • Criar e consolidar Comissão Geral na Unidade para organizar ações relativas ao Enade.
  • Estimular os cursos de graduação para implementação de GT e comissões  para planejamento de ações relativas ao Enade.

ESTRATÉGIAS - META 3

  • Implementar e consolidar política de acompanhamento das taxas de sucesso dos cursos de graduação EAD.
  • Criar comissão específica para acompanhamento dos índices de retenção e evasão dos cursos de graduação EAD.
  • Estimular os cursos de graduação EAD para implementação de GT para planejamento de ações relativas ao monitoramento dos índices de retenção e evasão.
  • Organizar ações estratégias para diminuir índices de retenção e evasão de discentes, em parceria com as COAA.
  • Estreitar canais de interação com Coordenações de Polos, Assistência Pedagógica e Tutores Presenciais para a realização de ações e planejamentos articulados às demandas específicas dos diferentes cursos de graduação, com foco na ampliação das taxas de sucesso.
  • Produzir relatórios sistemáticos, com base nos dados do SIGA/SIGAA, para socializar com as Coordenações de Cursos de graduação EAD, com vistas à elaboração de planejamentos estratégicos direcionados ao incremento das taxas de sucesso.
  • Estimular mecanismos para ocupar as vagas ociosas em cada período letivo, conforme demandas específicas dos cursos de graduação EAD.

ESTRATÉGIAS - META 4

  • Identificar áreas prioritárias para expansão na oferta de licenciaturas EAD, considerando demandas relativas aos processos de formação inicial docente, em conformidade com o PNE e com a Política Nacional de Formação Docente.
  • Identificar áreas prioritárias para a expansão na oferta de bacharelados EAD, considerando demandas de formação profissional, em conformidade com o dinamismo no mercado de trabalho e tendo em vista demandas específicas dos polos/municípios.
  • Enfatizar as matrículas para licenciaturas, tendo em vista a necessidade de ampliar investimentos nos processos de formação inicial de docentes, em conformidade com as metas 12 e 15 do PNE e com a Política Nacional de Formação de Professore(a)s, de acordo com o Decreto 8.752, de 9 de maio de 2016.
  • Propor a criação de novos cursos de graduação EAD, com base em estudo diagnóstico para implementar novas ações no âmbito do ensino de graduação EAD, com foco na diversidade de polos/municípios para oferta dos cursos propostos.
  • Em caso de criação de novas vagas, novas ofertas, novos cursos, aumentar o número de docentes e técnicos, observadas as relações discente/docente e discente/técnico-administrativo definidas pelo MEC.
  • Ampliar a adesão aos editais de financiamento dos cursos de graduação EAD pelos órgãos de fomento à gestão EAD, como a Capes, fortalecendo a oferta de vagas nos cursos.
  • Elaborar planejamento estratégico contínuo para viabilizar estudo para implantação de novos polos , com vistas a atender aos eixos norteadores para processos avaliativos de credenciamento e recredenciamento de cursos de graduação EAD..
  • Planejar novas ofertas de vagas para matrículas de cursos de graduação EAD em diferentes polos , de acordo com as demandas específicas de cada município/polo.
  • Buscar apoio em políticas e editais de financiamento da Capes e de outros órgãos específicos para ações EAD, com vistas a ampliar e diversificar o número de polos atendidos pelo Programa UAB.
  • Otimizar a capacidade da estrutura física e de recursos humanos para EAD, mediante ações planejadas e coordenadas, de forma a ampliar e interiorizar o acesso à graduação na modalidade a distância.
  • Garantir a oferta de cursos de graduação EAD, prioritariamente para a formação de professore(a)s para a educação básica, bem como para atender ao déficit de profissionais em áreas específicas, de acordo com demandas dos polos.
  • Viabilizar processo de criação do Conselho de Educação a Distância (ConEAD) da UFRPE, com o objetivo de sistematizar e consolidar políticas de institucionalização da EAD.
  • Propor política de Educação a Distância da UFRPE, submetendo-a à apreciação dos conselhos superiores específicos e à aprovação do Conselho Universitário.
  • Acompanhar a execução da política de EAD na UFRPE.
  • Diversificar a oferta de cursos de graduação EAD, em diferentes polos , e cursos de graduação no formato híbrido (EAD e presencial), com foco no processo de institucionalização da EAD na UFRPE.

ODS RELACIONADO (S)

ALINHAMENTO PNE 2014-2024

ALINHAMENTO PPA 2020-2023

ITENS AVALIAÇÃO CPA

INDICADORES  DE QUALIDADE RELACIONADOS

RISCOS ASSOCIADOS

4, 8 e 10.

META 12 PNE

PROGRAMA: 5013 - Educação Superior - Graduação, Pós-Graduação, Ensino, Pesquisa e Extensão

Eixo avaliativo: Políticas Acadêmicas no âmbito do Ensino

TSG, Enade,

CPC, indicadores de avaliação do Inep.

- Redução de recursos orçamentários para atividades relativas ao ensino de graduação EAD.

- Interrupção do Programa UAB- Capes.

- Descontinuidade de políticas de incremento/financiamento para EAD.

 

Objetivo 22: Graduação EAD - Pesquisa

EIXO

SOCIEDADE

TEMA

PESQUISA – EAD

OBJETIVO 

Promover políticas institucionais de acordo com as demandas dos cursos de graduação graduação EAD, visando ao incremento dos padrões de qualidade no eixo PESQUISA, com foco em: expansão de atividades de pesquisa e inovação; incremento nos índices de produção científica de docentes; tutore(a)s e discentes; aumento de indicadores quanti/qualitativos na organização de projetos de pesquisa, formação de grupos de pesquisa, promoção e participação de docentes, tutore(a)s e discentes em eventos científicos.

INDICADOR(ES)

META

2022

META

2023

META

2024

META

2025

1 – Quantidade de projetos de pesquisa submetidos à comissão de pesquisa - UAEADTec

2 – Índices de produção científica, com base na plataforma Lattes –  CNPq e nos Diretórios de Produção Científica.

3 – Quantidade de projetos de pesquisa aprovados em editais de fomento da UFRPE e de órgãos de pesquisa – Facepe, CNPq e outros.

4 – Quantidade de grupos de pesquisa cadastrados na base do diretório do CNPq.

– Quantidade de produções científicas geradas pelos grupos de pesquisa.

1. Expandir os projetos de PESQUISA e INOVAÇÃO submetidos à comissão de pesquisa no âmbito dos cursos EAD, promovendo articulações entre pesquisas nos contextos de graduação e pós-graduação da Unidade, com vistas a fortalecer a formação/produção científica do(a)s discentes

2. Ampliar os índices de produção científica de docentes considerando publicações em periódicos, livros, anais de eventos, publicações técnicas, e outros canais de divulgação científica

3. Aumentar a submissão de Projetos de Pesquisa para editais de fomento, como editais internos da UFRPE, editais externos – Facepe, CNPq e outros, visando à concessão de Bolsas de Pesquisa

4. Participação nos Grupos de Pesquisa, na base do Diretório do CNPq, considerando a diversidade de conhecimentos dos diversos cursos EAD

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia- UAEADTec

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO)

ESTRATÉGIAS - META 1

  • Apoiar e divulgar as ações da Comissão de Pesquisa da UAEADTec, visando ao processo de consolidação das ações de pesquisa na Unidade. 
  • Promover articulações entre pesquisas realizadas no âmbito dos cursos de graduação EAD e aquelas consolidadas nos cursos de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), sobretudo nos Mestrados, conforme demandas dos processos avaliativos internos e externos para o eixo pesquisa.
  • Ampliar as interações entre docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação da Unidade, com vistas ao desenvolvimento de pesquisas integradas e interdisciplinares.
  • Estimular discentes egressos dos cursos de graduação para a organização de Projetos de Pesquisa, com foco no ingresso futuro em cursos de pós-graduação, ampliando a qualificação profissional/científica de egressos.
  • Articular ações de pesquisa alinhadas ao PNE, visando fomentar estudos e pesquisas com foco na articulação entre formação, currículo, pesquisa e mundo do trabalho, considerando as necessidades econômicas, sociais e culturais.

ESTRATÉGIAS - META 2

  • Estimular a produção científica do corpo docente/tutorial e do corpo discente, por meio do incentivo à publicação científica em livros, periódicos e anais de eventos.
  • Organizar chamadas para publicação de capítulos em livros organizados, com foco na divulgação de experiências de pesquisas dos cursos de graduação e pós-graduação da Unidade.
  • Criar canais de divulgação de chamadas de eventos e publicações, oportunizando docentes, tutore(a)s, técnico(a)s e discentes para o incremento da produção científica.
  • Prover recursos para ampliar a publicação de livros, anais de eventos, materiais didáticos e produções técnicas, visando ao incremento dos índices de produção científica de docentes, tutore(a)s, técnico(a)s e discentes.

ESTRATÉGIAS - META 3

  • Estimular a participação de docentes em editais de agências de fomento referentes à concessão de bolsas de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e inovação tecnológica, com vistas à concessão de bolsas para discentes dos cursos de graduação EAD.
  •  Implementar ações que possibilitem ampliar a captação de recursos para projetos de pesquisa.
  •  Impulsionar a elaboração e a aprovação de projetos de pesquisa, conforme trâmites institucionais.
  • Aumentar a quantidade de bolsas de Iniciação Científica para discentes dos cursos de graduação EAD, considerando as cotas nos editais internos da UFRPE, propiciando a equidade de cotas de acordo com número discentes com matrículas ativas na Unidade.
  • Ampliar a adesão aos Editais da Facepe e do CNPq, visando ao incremento do número de bolsas de Iniciação Científica.

ESTRATÉGIAS - META 4

  • Incentivar a criação de novos grupos de pesquisas cadastrados no Diretório do CNPq, considerando a diversidade de áreas de conhecimento dos diferentes cursos de graduação EAD..
  • Consolidar a continuidade de grupos de pesquisas já existentes, com foco na divulgação de ações de pesquisa e na interação entre os diversos grupos.
  • Promover maior integração entre discentes de graduação e de pós-graduação quanto à participação nos diferentes grupos de pesquisa.
  • Consolidar políticas institucionais de pesquisa no âmbito dos cursos de graduação EAD.
  • Fortalecer políticas institucionais de pesquisa nos PPC da graduação EAD, com foco nos padrões de qualidade para educação superior no âmbito da pesquisa.

ODS RELACIONADO (S)

ALINHAMENTO PNE 2014-2024

ALINHAMENTO PPA 2020-2023

ITENS AVALIAÇÃO CPA

INDICADORES  DE QUALIDADE RELACIONADOS

RISCOS ASSOCIADOS

4, 8 e 10.

META 12 PNE

META 13 PNE

PROGRAMA: 5013 - Educação Superior - Graduação, Pós-Graduação, Ensino,

Pesquisa e Extensão PROGRAMA: 2204 –  Brasil na Fronteira do Conhecimento

Eixo avaliativo:  Políticas acadêmicas no âmbito da pesquisa

IGC, indicadores do Inep para o eixo pesquisa em processos de credenciamento e recredenciamento de cursos de graduação EAD.

- Redução de recursos orçamentários para atividades relativas à pesquisa.

- Redução de cotas de bolsas de pesquisa no contexto dos Programas PIBIC/PIC- UFRPE, CNPq.

- Redução do número de editais de fomento à pesquisa científica.

- Diminuição de chamadas para publicações, a depender da área de pesquisa associada ao curso de graduação.

 

Objetivo 23: Graduação EAD - Extensão

EIXO

SOCIEDADE

TEMA

EXTENSÃO  – EAD

OBJETIVO 

Promover políticas institucionais de acordo com as demandas dos cursos de graduação EAD, visando ao incremento dos padrões de qualidade no eixo do EXTENSÃO, com foco em: expansão de atividades de extensão e inovação; aumento de indicadores quanti/qualitativos na organização/promoção de eventos de extensão, elaboração de Projetos de Extensão, adesão a Editais de Extensão para concessão de bolsas.

INDICADOR(ES)

META

2022

META

2023

META

2024

META

2025

1 – Percentual de créditos curriculares assegurados e exigidos
para a graduação em programas e projetos de extensão.

2 – Quantidade de Projetos de Extensão BEXT cadastrados no Sigproj.

3 – Quantidade de eventos realizados.

4 – Quantidade de ações integradas
(Universidade, polos e Comunidade) realizadas.

1. Atualizar Projetos Pedagógicos dos Cursos – PPC de graduação EAD, assegurando a curricularização da extensão, prevista no PNE para a graduação em Programas e Projetos
de Extensão Universitária, priorizando-se áreas de grande pertinência social

2. Ampliar o cadastro anual de Projetos de Extensão BEXT no Sigproj para aprovação em editais de fomento da UFRPE ou de órgãos externos de apoio à extensão universitária

3. Organizar um evento anual na sede e/ou polos presenciais, com foco nas articulações entre os eixos de ensino, pesquisa e extensão, aproximando Universidade e Comunidade

4. Ampliar a integração Universidade, polos e Comunidade, por meio de relações dialógicas entre os saberes construídos nas práticas extensionistas, considerando a realidade dos municípios/polos

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia- UAEADTec

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO)

ESTRATÉGIAS - META 1

  • Apoiar as ações da Comissão de Extensão da UAEADTec, visando ao processo de consolidação das ações de extensão na Unidade.
  • Elaborar o planejamento global da Unidade para o processo de curricularização da extensão, considerando a diversidade de ações extensionistas, tais como: programas, projetos, eventos, cursos, e outros tipos.
  • Promover ações para a atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de graduação EAD, com vistas às adequações para o processo de curricularização da extensão.
  • Consolidar a regulamentação das Atividades Curriculares- ACC nos cursos de graduação EAD, compreendendo a importância da formação complementar para os discentes.
  • Atualizar Projetos Pedagógicos de Cursos de graduação EAD para atender à  meta 12 do PNE, assegurando, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em Programas e Projetos de Extensão, priorizando-se áreas de grande pertinência social.

ESTRATÉGIAS - META 2

  • Estimular a participação de docentes em editais de agências de fomento referentes à concessão de bolsas de extensão, de desenvolvimento tecnológico e inovação tecnológica, com vistas à concessão de bolsas para discentes da graduação EAD.
  • Implementar ações que possibilitem ampliar a captação de recursos para Projetos de Extensão.
  • Impulsionar a elaboração e a aprovação de Projetos de Extensão, conforme trâmites institucionais.
  • Aumentar a quantidade de bolsas de extensão para discentes da graduação EAD, considerando as cotas nos editais internos da UFRPE, com foco na equidade de cotas de bolsas, de acordo com o número discentes com matrículas ativas na Unidade.
  • Ampliar a adesão aos editais externos, visando ao incremento do número de bolsas de extensão.

ESTRATÉGIAS - META 3

  • Organizar atividades extensionistas integradoras, com foco nas articulações entre experiências de ensino, pesquisa e extensão.
  • Incentivar ações extensionistas nos polos , com base no tripé ensino-pesquisa-extensão, visando ampliar a participação de docentes, tutores, técnicos e discentes.

ESTRATÉGIAS - META 4

  • Ampliar articulações entre Universidade e Comunidade, considerando a extensão universitária como processo dinâmico e dialógico nas trocas de saberes entre docentes, tutores, discentes, monitores, comunidade, etc.
  • Identificar as demandas de práticas extensionistas dos diversos municípios/polos, a fim de planejar ações no âmbito da extensão.
  • Promover eventos de extensão na sede e nos polos, como seminários, encontros, congressos, fóruns, mostras, semanas de integração nos polos, e outros.
  • Ofertar cursos de extensão na sede e nos polos, considerando as demandas dos diferentes cursos de graduação EAD.
  • Consolidar políticas institucionais de extensão no âmbito dos cursos de graduação EAD.
  • Fortalecer políticas institucionais de extensão nos PPC dos cursos de graduação EAD, com foco nos padrões de qualidade para educação superior no âmbito da Extensão Universitária.

ODS RELACIONADO (S)

ALINHAMENTO PNE 2014-2024

ALINHAMENTO PPA 2020-2023

ITENS AVALIAÇÃO CPA

INDICADORES  DE QUALIDADE RELACIONADOS

RISCOS ASSOCIADOS

4, 8 e 10.

META 12 PNE

PROGRAMA: 5013 - Educação Superior - Graduação, Pós-Graduação, Ensino, Pesquisa e Extensão

PROGRAMA: 5025 - Cultura

 

Eixo avaliativo: Políticas acadêmicas no âmbito da extensão

IGC, indicadores do Inep para o eixo EXTENSÃO em processos de credenciamento e recredenciamento de cursos de graduação EAD.

- Redução de recursos orçamentários para atividades relativas à EXTENSÃO;

- Redução de cotas bolsas de extensão no contexto dos Programas de Extensão da UFRPE

- Redução do número de editais de fomento à extensão universitária.

 

Objetivo 24: Graduação EAD - Formação Docente/Tutorial - Formação Discente

EIXO

APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO

TEMA

FORMAÇÃO DOCENTE/TUTORIAL E FORMAÇÃO DISCENTE

OBJETIVO 

Promover políticas institucionais de acordo com as demandas dos cursos de graduação EAD, visando ao incremento dos padrões de qualidade no eixo da FORMAÇÃO DOCENTE/TUTORIAL E FORMAÇÃO DISCENTE, com foco em: atividades de formação docente/tutorial; políticas de qualificação profissional; atividades no âmbito da formação discente; políticas de atendimento ao(à) discente.

INDICADOR(ES)

META

2021- 2022

META

2022

META

2023

META

2024

META

2025

1 – Indicadores de participação de docentes em cursos de formação complementar.

2 – Relatórios de monitoramento da Comissão de Seleção da UAEADTec.

3 – Quantidade de discentes em  programas de cursos de formação em EAD.

4 – Inserção quantitativa e qualitativa de discentes nos programas institucionais e nas políticas de atendimento ao(à) discente.

5 – Inserção quantitativa e qualitativa de discentes nos programas institucionais de assistência estudantil.

1. Consolidar atividades de formação docente/tutorial, de acordo com as demandas dos diferentes cursos de graduação EAD e com base nos indicadores de avaliação do Inep

2. Implementar políticas de seleção e qualificação profissional no âmbito dos cursos de graduação EAD

3. Organizar atividades de formação discente no âmbito dos cursos de graduação EAD

4. Implementar políticas de atendimento ao(à) discente no âmbito dos cursos de graduação EAD

5. Implementar e consolidar políticas institucionais de assistência estudantil para discentes dos cursos de graduação EAD

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia- UAEADTec

ESTRATÉGIAS

ESTRATÉGIAS - META 1

  • Realizar estudo diagnóstico das demandas dos processos formativos para docentes/tutores e equipe multidisciplinar, com foco na dimensão pedagógica e nas apropriações tecnológicas para apoiar processos de ensino e aprendizagem na EAD.
  • Ofertar cursos e eventos de formação continuada a docentes/tutores, considerando as especificidades e as demandas dos cursos de graduação EAD.
  • Criar, na Unidade, Comissão específica para organização da formação docente/tutorial, equipe multidisciplinar e formação discente, com foco nas demandas da EAD.
  • Ampliar o quadro de Recursos Humanos na Unidade para formação docente/tutorial.
  • Articular as ações de formação docente/tutorial e equipe multidisciplinar , tendo em vista a regulamentação institucional direcionada à progressão docente.

ESTRATÉGIAS - META 2

  • Ampliar o quadro de docentes efetivos na Unidade, a fim de atender às demandas específicas dos cursos de graduação EAD para garantir os Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância indicados na Regulamentação da Graduação EAD (BRASIL, 2007, 2017), em sintonia com as metas do PNE (2014).
  • Ampliar o quadro de equipe multidisciplinar na Unidade, com base na regulamentação em vigor para concessão de bolsas.
  • Implementar política para seleção de profissionais colaboradore(a)s (docentes, tutores, coordenações de tutoria, coordenações pedagógicas, apoio ao discente, equipe multidisciplinar), com base na regulamentação em vigor para a concessão de bolsas UAB ou de outros programas de financiamento da EAD.
  • Consolidar as ações da Comissão de Seleção para colaboradores no Programa UAB, com vistas às demandas específicas da UAEADTec.
  • Ampliar o quadro de Recursos Humanos na Unidade para o setor de Seleção – Programa UAB.
  • Realizar estudo diagnóstico das demandas dos processos formativos para apoiar a gestão de cursos EAD, considerando a participação de Coordenações de Cursos, Coordenações de Polos, Coordenações Pedagógicas, Coordenações de Tutoria, Assistência Pedagógica, Apoio ao Discente e Equipe Multidisciplinar.
  • Promover cursos e eventos de formação continuada para Coordenações de Cursos, Coordenações de Polos, Coordenações Pedagógicas, Coordenações de Tutoria, Assistência Pedagógica, Apoio ao Discente e Equipe Multidisciplinar.

ESTRATÉGIAS - META 3

  • Construir avaliação diagnóstica das demandas formativas de discentes, considerando as especificidades dos diferentes cursos de graduação EAD.
  • Promover cursos e eventos de formação discente, com foco em ações direcionadas a processos de nivelamento, estudos dirigidos, grupos de estudos.
  • Desenvolver ações formativas específicas para os discentes ingressantes, com foco em processos de apropriação tecnológica e práticas de letramentos digitais para apoiar o ingresso do estudante nos cursos EAD.
  • Organizar ações formativas para ampliar a participação dos discentes no Enade, visando à conscientização do(a)s estudantes sobre a importância do exame para a avaliação do curso de graduação, bem como para aumento dos indicadores de IGC.
  • Consolidar ações do setor de Estágio na Unidade, promovendo articulações com a CGE- Coordenação Geral de Estágios da UFRPE.
  • Ampliar a oferta de Estágio Supervisionado não obrigatório para discentes dos cursos de graduação EAD como etapa importante da formação profissional do discente.

ESTRATÉGIAS - META 4

  • Contribuir para uma sólida formação política de discentes EAD, oportunizando a efetiva participação em Diretórios Acadêmicos e Diretório Central dos Estudantes.
  • Ampliar canais de interação com a Progesti, visando à implantação de políticas institucionais de apoio ao discente da UAEADTec.
  • Consolidar a política de apoio ao discente no auxílio à gestão dos cursos, em parceria com a Coordenação Pedagógica dos cursos de graduação.
  • Inserir a EAD em programas e ações de incentivo à mobilidade estudantil em cursos de graduação e pós-graduação, tendo em vista o enriquecimento da formação de nível superior.

ESTRATÉGIAS - META 5

  • Consolidar parcerias com a Progesti na inserção de discentes dos cursos de graduação EAD nas políticas institucionais de assistência estudantil.
  • Fortalecer ações e parcerias com Diretórios Acadêmicos e representações do segmento discente em processos de ampliação de políticas institucionais de apoio ao discente.

ODS RELACIONADO (S)

ALINHAMENTO PNE 2014-2024

ALINHAMENTO PPA 2020-2023

ITENS AVALIAÇÃO CPA

INDICADORES  DE QUALIDADE RELACIONADOS

RISCOS ASSOCIADOS

4, 8 e 10.

META 12 PNE

META 13 PNE

PROGRAMA: 5013 - Educação Superior - Graduação, Pós-Graduação, Ensino, Pesquisa e Extensão

Eixo avaliativo: Políticas Acadêmicas – Ensino, Pesquisa e Extensão Formação docente/tutorial e formação discente 

Políticas de Atendimento aos Discentes

IGC, indicadores do Inep para o eixo FORMAÇÃO DOCENTE/TUTORIAL e FORMAÇÃO DISCENTE em processos de credenciamento e recredenciamento de cursos de graduação EAD.

- Redução de recursos orçamentários para atividades relativas à formação docente/tutorial e formação discente.

- Redução de recursos orçamentários para qualificação profissional, por meio de participação de docentes em eventos científicos, de extensão, de formação docente, programas de pós-graduação e outros.

 

Objetivo 25: Graduação EAD - Infraestrutura Física, Tecnológica e Inovação

EIXO

APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO

TEMA

INFRAESTRUTURA FÍSICA, TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO

OBJETIVO 

Promover políticas institucionais de acordo com as demandas dos cursos de graduação EAD, visando ao incremento dos padrões de qualidade nos eixos de INFRAESTRUTURA FÍSICA, TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO, seguindo indicadores do Inep e visando aos conceitos 4 ou 5 em processos avaliativos de credenciamento e/ou recredenciamento.

INDICADOR(ES)

META

2021- 2022

META

2023

META

2024

META

2025

1 – Monitoramento da equipe de logística da UAEADTec, quanto aos recursos, materiais didáticos enviados aos polos.

2 – Incremento da quantidade de Recursos Humanos para apoiar os serviços de produção gráfica, diagramação e impressão na gráfica da UAEADTec.

• Aumento da quantidade de máquinas/equipamentos/recursos e qualidade na manutenção de equipamentos e materiais da gráfica da UAEADTec.

• Quantidade de publicações produzidas pela gráfica da UAEADTec.

3 – Relatórios da unidade acadêmica sobre a estrutura física e tecnológica.

4 – Aumento da quantidade de laboratórios de informática.

• Aumento na quantidade de recursos tecnológicos.

• Aumento na quantidade de recursos e materiais educacionais direcionados à acessibilidade pedagógica e tecnológica.

5 – Inserção e consolidação de Políticas Institucionais de inovação tecnológica nos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação EAD, com foco nos padrões de qualidade para educação superior no âmbito da inovação.

1. Ampliar o apoio logístico para levantamento dos pontos críticos, quanto a necessidade de materiais e recursos didáticos para auxiliar processos de ensino e aprendizagem em encontros/atividades acadêmicas presenciais

2. Ampliar investimentos na gráfica da UAEADTec, visando à produção e impressão de livros, materiais didáticos, produtos técnicos e outras produções científicas/bibliográficas para divulgação das atividades dos cursos de graduação EAD

3. Prover os cursos de graduação EAD quanto à infraestrutura para laboratórios específicos dos cursos, tendo em vista os referenciais de qualidade para
cursos EAD e os indicadores do Inep

4. Ampliar e fortalecer infraestrutura física e tecnológica
para apoiar as ações de ensino, pesquisa e extensão no âmbito
dos cursos de graduação EAD, em conformidade com a Meta 12 do PNE

 

5. Implementar política institucional de inovação tecnológica, com foco nas demandas dos cursos de graduação EAD e nos cursos de graduação no formato híbrido (presencial e EAD)

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia- UAEADTec

ESTRATÉGIAS

ESTRATÉGIAS - META 1

  • Elaborar plano de logística para prover recursos e materiais didáticos destinados aos polos, com vistas a apoiar as dinâmicas dos processos de ensino e aprendizagem em encontros presenciais.
  • Monitorar o acervo dos polos, quanto à aquisição de livros e obras didáticas para empréstimo aos discentes dos cursos de graduação.

ESTRATÉGIAS - META 2

  • Apoiar à ampliação da infraestrutura dos polos para os laboratórios específicos dos cursos de graduação, como laboratório para a área de Pedagogia (Brinquedotecas), laboratório de Artes Visuais, laboratórios didáticos para licenciaturas, laboratórios de computação, em conformidade com indicadores de qualidade em processos de credenciamento e recredenciamento para EAD.

ESTRATÉGIAS - META 3

  • Ampliar investimentos para produção, divulgação e impressão de materiais didáticos e recursos educacionais específicos para EAD.
  • Diversificar recursos e materiais didáticos, como livros impressos, e-books, quadrinhos, quiz, videoaulas, podcasts e outros, visando apoiar processos de ensino e aprendizagem mediados por TDIC.
  • Ampliar a quantidade de recursos humanos com capacitação profissional para atuação na gráfica da UAEADTec, considerando demandas em processos de diagramação, produção de livros/obras didáticas, ilustração, gravação de vídeos, roteirização, processos técnicos de impressão de livros, etc.

ESTRATÉGIAS - META 4

  • Prover a infraestrutura física para o funcionamento das atividades acadêmicas da graduação EAD, ampliando espaços físicos, como salas de aulas e laboratórios. 
  • Prover a infraestrutura tecnológica na sede da UFRPE para apoiar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. 3) Ampliar aquisição de recursos tecnológicos, tais como computadores, notebooks, tablets e outros dispositivos tecnológicos. .
  • Prover e ampliar infraestrutura de rede e internet para atendimento aos cursos de graduação EAD.
  • Fortalecer as redes físicas de laboratórios multifuncionais da UFRPE, considerando as áreas prioritárias definidas pela política e estratégias nacionais de ciência, tecnologia e inovação, em conformidade com a meta 12 do PNE.
  • Ampliar a aquisição de recursos e materiais educacionais direcionados à acessibilidade pedagógica e tecnológica, com vistas a processos de educação inclusiva. 

ESTRATÉGIAS - META 5

  • Consolidar políticas institucionais de inovação no âmbito da graduação EAD.
  • Fortalecer políticas institucionais de inovação nos Projetos Pedagógicos dos Cursos, com foco nos padrões de qualidade para educação superior no âmbito da inovação tecnológica.

ODS RELACIONADO (S)

ALINHAMENTO PNE 2014-2024

ALINHAMENTO PPA 2020-2023

ITENS AVALIAÇÃO CPA

INDICADORES  DE QUALIDADE RELACIONADOS

RISCOS ASSOCIADOS

4, 8 e 10.

META 12 PNE

PROGRAMA: 5013 - Educação Superior - Graduação, Pós-Graduação, Ensino, Pesquisa e Extensão

PROGRAMA: 2208 - Tecnologias Aplicadas, Inovação e Desenvolvimento Sustentável

Eixo avaliativo: infraestrutura física, tecnológica e inovação 

IGC, indicadores do Inep para os eixos INFRAESTRUTURA FÍSICA, TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO em processos de credenciamento e recredenciamento de cursos de graduação EAD.

- Redução de recursos orçamentários para infraestrutura.

- Interrupção do Programa UAB- Capes.

- Descontinuidade de políticas de incremento/financiamento para EAD.

 

Objetivo 26: Pós-graduação - infraestrutura

EIXO 

APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO

TEMA

PÓS-GRADUAÇÃO

OBJETIVO 

Melhorar a infraestrutura dos programas de pós-graduação da UFRPE.

INDICADOR(ES)

META 2021

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

1º Sem. 

2º Sem. 

1º Sem. 

2º Sem. 

1º Sem. 

2º Sem. 

1º Sem. 

2º Sem.

1 – Número de residências criadas.

2 – Número de salas multimídia.

3 – Índice de espaços físicos.

4 – Número de obras no acervo bibliográfico disponível em meio eletrônico.

5 – Índice de cursos com bibliografia básica e complementar.

1. Disponibilizar residência provisória para estudantes oriundo(a)s do interior, de outros estados e de outros países

2. Disponibilizar salas de multimídia com recursos para atividades via videoconferência

3. Ampliar o espaço físico para os PPG em consolidação

4. Aumentar em 20% o acervo bibliográfico em meio eletrônico

3. Ampliar em 5% os espaços físicos destinados ao estudo individual e coletivo

5. Aumentar em 10% o Índice de Cursos com bibliografia básica

5. Aumentar em 10% o Índice de Cursos com bibliografia complementar

3.Disponibilizar e estruturar novos espaços para a realização das atividades dos PPG

3. Disponibilizar e estruturar novos espaços físicos para os PPG do interior

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

PRPG

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) 

  • Destinar recursos financeiros para a aquisição de equipamentos multimídias.
  • Destinar recursos financeiros para construção e ampliação dos espaços físicos.
  • Adquirir bibliografia eletrônica.
  • Adquirir a bibliografia básica e complementar em consonância com as demandas de cada curso.

ALINHAMENTO PNE 2014-2024

Meta 8

 

Objetivo 27: Pós-graduação - internacionalização

EIXO

PROCESSOS INTERNOS

TEMA

PÓS-GRADUAÇÃO

OBJETIVO 

Ampliar as ações de internacionalização nos programas de pós-graduação da UFRPE.

INDICADOR(ES)

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

1 – Número de docentes envolvido(a)s em projetos com instituições estrangeiras.

2 – Número de parcerias internacionais firmadas pelos PPG.

3 – Número de projetos de cooperação internacional aprovados.

4 – Número de publicação dos programas em revistas, livros e/ ou capítulos de livros em coautoria internacional.

5 – Números de estudantes participantes de intercâmbios.

6 – Número de programas de intercâmbio virtual criados.

7 – Número de produtos ou patentes com coautoria internacional.

1. Aumentar em 15% as relações internacionais dos docentes

2. Aumentar em 15% as ações de cooperação com outros Programas e centros de pesquisa internacionais.

3. Aumentar em 15% os projetos de cooperação internacional.

4. Aumentar em 15% as publicações dos programas em revistas, livros e/ ou capítulos de livros em coautoria internacional.

5. Aumentar em 10% os intercâmbios entre estudantes do Brasil e outros países.

6. Criar programa de intercâmbio virtual destinado ao corpo discente. 

7. Aumentar em 20% os produtos ou patentes com coautoria internacional.

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

PRPG/Ipê

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) 

  • Promover a realização de eventos internacionais a fim de facilitar a integração com pesquisadores de instituições estrangeiras. 
  • Fomentar a participação de docentes, discentes e técnicos administrativos em grupo de pesquisa com o envolvimento de instituições estrangeiras.
  • Ampliar a formação em línguas estrangeiras pela comunidade acadêmica.
  • Criar programas específicos objetivando a integração com instituições estrangeiras.

 

Objetivo 28: Pós-graduação - Inovação e Empreendedorismo

EIXO

SOCIEDADE

TEMA

PÓS-GRADUAÇÃO

OBJETIVO 

Estimular o caráter inovador e empreendedor nas atividades de pesquisa dos programas de pós-graduação da UFRPE.

INDICADOR(ES)

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

1 – Número de patentes vigentes oriundas da pós-graduação.

2 – Número de eventos e oficinas de P&D realizadas pela pós-graduação.

3 – Número de parcerias-convênios-termos de cooperação vigentes, com foco em P&D, oriundos da pós-graduação.

4 – Número de pesquisas cadastradas com o caráter inovador e/ou empreendedor.

5 – Número de produtos e empreendimentos oriundos das atividades de pesquisa da pós-graduação.

6 – Presença de disciplinas relacionadas à inovação e ao empreendedorismo nas grades curriculares dos cursos de pós-graduação.

7 – Número de Pedidos de Patentes Depositados (INPI ou Instituições Internacionais) pela pós-graduação.

8 – Número de proteções de conhecimento requeridas pela pós-graduação.

1. Monitorar o quantitativo de patentes vigentes oriundas da pós-graduação

2. Aumentar o quantitativo de eventos e oficinas de P&D realizadas pela pós-graduação

3. Aumentar o quantitativo de parcerias-convênios-termos de cooperação, com foco em P&D, oriundos da pós-graduação

4. Aumentar o quantitativo de pesquisas com o potencial de gerar produtos ou empreendimentos
 

5. Aumentar o quantitativo de produtos e empreendimentos oriundos das atividades de pesquisa da pós-graduação

6. Introduzir disciplinas relacionadas à inovação e ao empreendedorismo nas matrizes curriculares dos cursos de pós-graduação

7. Aumentar em 10% os pedidos de patentes depositados pela pós-graduação

8. Aumentar em 20% as proteções de conhecimento requeridas pela pós-graduação

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

PRPG/Instituto Ipê

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) 

  • Realizar Eventos e Oficinas de P&D
  • Realizar Convênios-Termos de Cooperação com Foco em P&D
  • Realizar o acompanhamento sistemático das atividades de pesquisa com o caráter empreendedor e inovador na Pós-Graduação
  • Apoiar as ações empreendedoras e inovadoras através de cursos, oficinas, palestras e workshops

 

Objetivo 29: Pós-graduação - Dissertações e teses

EIXO

PROCESSOS INTERNOS

TEMA

PÓS-GRADUAÇÃO

OBJETIVO 

Facilitar o processo de elaboração das dissertações/teses dos programas de pós-graduação da UFRPE.

INDICADOR(ES)

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

1º Sem. 2025

2º Sem. 2025

1 – Relação entre o quantitativo de estudantes ingressantes e o quantitativo de dissertações e teses publicadas.

2 – Número de artigos publicados em revistas indexadas.

3 – Porcentagem de trabalhos de conclusão que resultaram em publicação de artigos qualificados de B4 a A1, livros ou capítulos de livros.

1. Aumentar o quantitativo de dissertações/teses publicadas no prazo estipulado pelo PPG

2. Aumentar o quantitativo de artigos publicados em revistas indexadas, oriundos de dissertações/teses dos PPG

1. Aumentar a agilidade do processo de elaboração das dissertações/ teses dos PPG

3. Aumentar o percentual de trabalhos de conclusão que resultaram em publicação de artigos qualificados de B4 a A1, livros ou capítulos de livros

3. Melhorar qualidade e adequação das teses, dissertações em relação às áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

PRPG/Coordenação dos programas de pós-graduação

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) 

  • Criação de metodologias ativas para a elaboração de dissertações/teses.
  • Elaboração de cronograma para acompanhamento da escrita de dissertações/teses.
  • Criação de manual prático e didático para facilitar a elaboração das dissertações/teses.

 

Objetivo 30: Pós-graduação - conceito Capes

EIXO

SOCIEDADE

TEMA

PÓS-GRADUAÇÃO

OBJETIVO 

Elevar o conceito Capes dos cursos de pós-graduação da UFRPE.

INDICADOR(ES)

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

1º Sem.

2º Sem.

1º Sem.

2º Sem.

1º Sem. 

2º Sem. 

1º Sem. 

2º Sem. 

1 – Monitoramento realizado.

2 – Qualidade da produção intelectual e atuação de egresso(a)s.

3 – Número de nucleações, intercâmbios sistemáticos, integração e solidariedade com outros Programas/ Instituições; número de participações em projetos de cooperação entre PPG, voltados à inovação da pesquisa ou ao desenvolvimento da pós-graduação em regiões ou sub-regiões geográficas menos aquinhoadas.

4 – Conceito dos PPG.

5 – Taxa de programas de pós-graduação com avanço na avaliação da Capes.

6 – Índice de programas de pós-graduação com nota máxima.

7 – Número de PPG que ofertam cursos de doutorado.

1. Ampliar o monitoramento do perfil docente, planejamento estratégico e autoavaliação dos PPG

2. Melhorar a formação dos PPG, atentando para a qualidade da produção intelectual gerada pelos programas, bem como para os perfis de egresso(a)s e docentes

3.Aumentar o impacto econômico, social e cultural dos PPG

4. Elevar o conceito dos cursos de pós-graduação recém criados

5. Aumentar o quantitativo de programas de pós-graduação com avanço na avaliação da Capes

6. Aumentar o quantitativo de programas de pós-graduação com nota máxima

4. Elevar para 5 e 6 o conceito Capes dos PPG

7. Implantar cursos em nível de doutorado nos programas que ofertam apenas os cursos em nível de mestrado

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

PRPG

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) 

  • Atender às demandas das fichas de avaliação propostas pela Capes em relação ao Programa, formação e impacto na sociedade dos PPG.
  • Fomentar a cultura de autoavaliação pelos PPG.
  • Realizar, periodicamente, eventos com a temática voltada para a autoavaliação.
  • Monitorar articulação, aderência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e estrutura curricular, bem como a infraestrutura disponível, em relação aos objetivos, missão e modalidade do Programa; perfil do corpo docente e sua compatibilidade e adequação à proposta do Programa; planejamento estratégico do Programa, considerando também articulações com o planejamento estratégico da instituição, com vistas à gestão do seu desenvolvimento futuro, adequação e melhorias da infraestrutura e melhor formação de discentes, vinculadas à produção intelectual – bibliográfica, técnica e/ou artística; os processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do Programa, com foco na formação discente e produção intelectual.
  • Aprimorar qualidade da produção intelectual de discentes e egressos; destino, atuação e avaliação de egressos do Programa em relação à formação recebida; qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente no programa; qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades de formação no Programa

 

Objetivo 31: Pós-graduação - Saúde mental

EIXO

SOCIEDADE E APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO

TEMA

PÓS-GRADUAÇÃO

OBJETIVO 

Ampliar as ações relacionadas à saúde mental na pós-graduação.

INDICADOR(ES)

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

1º Sem. 

2º Sem. 

1º Sem. 

2º Sem. 

1º Sem. 

2º Sem.

1º Sem.

2º Sem. 

1 – Número de desistência, em virtude de problemas relacionados à saúde mental.

2 – Número de busca por atendimento psicológico no Departamento de Qualidade de Vida.

3 – Número de eventos relacionados à saúde mental na pós-graduação.

4 – Qualidade das Dissertações/Teses.

5 – Número de trabalhos que resultaram em publicação de artigos qualificados de B4 a A1, livros ou capítulos de livros.

6 – Número de produtos inovadores e de empreendimentos gerados pelos PPG.

7 – Número de discentes concluintes.

8 – Perfil de egresso(a)s dos PPG.

1. Diminuir o quantitativo de desistências, em virtude de problemas relacionados à saúde mental

2. Aproximar o DQV de discentes da pós-graduação

3. Aumentar o quantitativo de eventos relacionados à saúde mental na pós-graduação

4. Melhorar a qualidade das dissertações /teses publicadas

5. Aumentar o percentual de publicações em revistas e capítulos de livros

6. Aumentar o quantitativo de produtos inovadores e de empreendimentos gerados pelos PPG

7. Aumentar o quantitativo de discentes concluintes

8. Aumentar o acompanhamento de egresso(a)s dos PPG

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

PRPG/DQV

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) 

  • Ampliar as ações do DQV junto aos PPG.
  • Realizar, periodicamente, eventos relacionados à saúde mental na Pós-Graduação. 
  • Monitorar os egressos da Pós-Graduação.
  • Monitorar a ocorrência de desistências relacionadas à saúde mental.

 

Objetivo 32: Pós-graduação - Contexto pós-pandêmico

EIXO 

APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO

TEMA

PÓS-GRADUAÇÃO

OBJETIVO 

Monitorar o contexto pós-pandêmico.

INDICADOR(ES)

META 2023

Acompanhamento realizado

Acompanhar o desenvolvimento das atividades acadêmicas de docentes e discentes.

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

PRPG

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) 

  • Realizar ações de acompanhamento do desenvolvimento das atividade acadêmicas de docentes e discentes da Pós-graduação.

 

Objetivo 33: Pós-graduação - Especializações

EIXO (Mapa estratégico)

SOCIEDADE

TEMA

PÓS-GRADUAÇÃO

OBJETIVO 

Ampliar a oferta de especializações nas diversas áreas do conhecimento.

INDICADOR(ES)

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

1 – Número de especializações presencial e EAD criadas.

2 – Número de programas de residência criados.

3 – Número de especializações nas Unidades Acadêmicas

4 – Número de discentes formado(a)s.

1. Aumentar em 10% o quantitativo de especializações presencial e EAD nas diversas áreas do conhecimento

2. Aumentar a oferta de programas de residência profissional para os cursos das Ciências Agrárias

3. Aumentar o quantitativo de especializações na Unidades Acadêmicas

4. Aumentar o percentual de recursos humanos capacitados em diversas áreas do conhecimento

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

PRPG

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) 

  • Elaborar um planejamento para oferta das novas especializações.
  • Consultar a comunidade interna e externa sobre a oferta de especializações. 
  • Realizar uma projeção do impacto social, ambiental e econômico da criação de novas especializações. 

 

 

Objetivo 34: Pesquisa científica na graduação e pós-graduação

EIXO (Mapa estratégico)

APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO

TEMA

PESQUISA

OBJETIVO 

Fortalecer o trabalho de pesquisa científica na graduação e na pós-graduação.

INDICADOR(ES)

META 2022

META 2023

META 2025

1 – Quantidade de grupos de pesquisa credenciados.

2 – Número de projetos de pesquisa em execução.

3 – Número de projetos de pesquisa financiados.

4 – Número de projetos de pesquisa com cooperação internacional aprovados.

5 – Quantidade de estudantes em iniciação científica.

1. Ampliar em, no mínimo, 3% ±1% a formação e consolidação de grupos de pesquisa, na base do Diretório do CNPq, considerando a diversidade de áreas de conhecimentos dos diversos cursos de graduação e pós-graduação, em relação ao ano base 2020

2/3/4. Expandir em, no mínimo,3% ±1% as atividades de pesquisa no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação nas diferentes áreas de conhecimentos

5. Aumentar em 3% ±1% a participação de estudantes de graduação em projetos de pesquisa

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

Comissões de Pesquisa, PREG, PRPG, Departamentos, Unidades Acadêmicas e Ipê (Todos que irão colaborar para atingir o objetivo)

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO)

ESTRATÉGIAS META 2022

  • Incentivar a criação de novos grupos de pesquisas cadastrados no Diretório do CNPq, considerando a diversidade de áreas de conhecimento dos diferentes cursos de graduação e pós-graduação, divulgando o processo de consolidação, principalmente, com os recém doutores.
  • Consolidar os grupos de pesquisas já existentes, com foco na divulgação de ações de pesquisa e interação entre os diversos grupos.
  • Promover maior inserção e integração entre discentes de graduação e de pós-graduação quanto à participação nos diferentes grupos de pesquisa.

ESTRATÉGIAS META 2023

  • Apoiar e divulgar as ações das Comissões de Pesquisa da UFRPE, visando ao processo de consolidação das ações de pesquisa nos diferentes Campi. 
  • Promover articulações entre pesquisas realizadas no âmbito dos cursos de graduação e aquelas consolidadas nos cursos de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu).
  • Criação de cadastro de pesquisas em execução.

ESTRATÉGIAS META 2025

  • Estimular a participação de docentes em editais de agências de fomento referentes à concessão de bolsas de Iniciação Científica para discentes dos Cursos de Graduação.
  • Implementar ações que possibilitem ampliar a captação de recursos para projetos de pesquisa de Iniciação Científica.
  • Aumentar a quantidade de bolsas de Iniciação Científica para discentes dos cursos de graduação.

ODS RELACIONADO (S)

ALINHAMENTO PNE 2014-2024

ITENS AVALIAÇÃO CPA

INDICADORES DE QUALIDADE RELACIONADOS

4, 17.

META 13 e 14

Avaliação da Pesquisa

Indicador de Eficiência

 

Objetivo 35: Política de Publicação

EIXO (Mapa estratégico)

SOCIEDADE

TEMA

PESQUISA

OBJETIVO 

Constituir uma política de publicação.

INDICADOR(ES)

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

1 – Número de artigos publicados qualificados de B4 a A1, livros ou capítulos de livros.

2 – Qualis e fator de impacto dos periódicos da UFRPE.

3 – Registro de número de publicações e citações das publicações de pesquisadore(a)s da UFRPE.

4 – Taxa de publicação da graduação e da pós-graduação.

1. Aumentar em 2% ±1% a taxa de publicações das pesquisas oriundas da graduação e da pós-graduação

2. Aumentar o Qualis Capes e o fator de impacto das revistas integrantes dos periódicos da UFRPE

3. Aumentar qualitativamente em 2% ±1% o quantitativo de publicações oriundas da graduação e da pós-graduação em revistas de alto fator de impacto e Qualis

4. Aumentar em 2% ±1% o número de publicações em coautoria com pesquisadore(a)s estrangeiro(a)s

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

Ipê/Nupesq/Ninter

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) 

ESTRATÉGIAS META 2022

  • Criar editais de chamamentos de publicação de livros físicos e/ou digitais, organizados por docentes e estudantes de pós-graduação da UFRPE.
  • Destinar recursos financeiros à publicação de artigos qualificados de A1 a B4 (metas 1, 3 e 4).

ESTRATÉGIAS META 2023

  • Facilitar aquisição do Digital Object Identifier (DOI).
  • Aproximar a comunidade acadêmica dos portais de periódicos da UFRPE, através da divulgação.
  • Ampliar a oferta de cursos sobre processo editorial, tendo como foco docentes editores das revistas da UFRPE.

ESTRATÉGIAS META 2024

  • Criar ou ampliar espaços institucionais para divulgação das publicações de estudantes e docentes da UFRPE.
  • Realizar eventos em parcerias institucionais de modo que as pesquisas desenvolvidas pela UFRPE sejam compartilhadas com outras instituições de ensino.
  • Incentivar a inserção de docentes em comunidades virtuais de divulgação de pesquisas e formação de redes de pesquisadores nacionais e internacionais.

ESTRATÉGIAS META 2025

  • Ampliar e consolidar as parcerias internacionais existentes.
  • Fomentar e concretizar novas parcerias e projetos internacionais.

ALINHAMENTO PNE 2014-2024

ITENS AVALIAÇÃO CPA

INDICADORES DE QUALIDADE RELACIONADOS

META 13 e 14

Avaliação da Pesquisa

Indicador de Eficiência

 

Objetivo 36: Valorizar a pesquisa e as atividades inovadoras

EIXO (Mapa estratégico)

SOCIEDADE

TEMA

PESQUISA

OBJETIVO 

Valorizar a pesquisa científica e as atividades inovadoras desenvolvidas pela UFRPE perante a sociedade.

INDICADOR(ES)

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

1º Sem. 

1º Sem. 

2º Sem. 

2º Sem. 2025

1 – Quantidade de atividades virtuais realizadas no canal oficial da UFRPE.

2 – Quantidade de ações de comunicação desenvolvidas junto à sociedade no canal oficial da UFRPE.

3 – Fortalecimento de eventos institucionais (JEPEX, etc.).

1. Promover a divulgação das atividades de pesquisa científica da UFRPE por meio das mídias sociais

2. Desenvolver ações integrativas relacionadas à pesquisa científica desenvolvida pela UFRPE

3. Fortalecer os eventos institucionais

3. Construir canais de comunicação entre a Sociedade e a Universidade, visando à participação da comunidade externa no direcionamento das ações da UFRPE

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

Ipê/PROExC

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) 

ESTRATÉGIAS META 2022

  • Realizar ampla divulgação de trabalhos científicos realizados pela UFRPE, na web, em linguagem acessível, envolvendo toda comunidade acadêmica (discentes, docentes e técnicos administrativos).
  • Promover eventos científicos de forma híbrida.

ESTRATÉGIAS META 2023

  • Realizar atividades que envolvam empresas públicas e privadas no campo da pesquisa científica.

ESTRATÉGIAS META 2024

  • Realizar eventos acadêmicos abertos à participação da comunidade externa.
  • Promover eventos científicos direcionados por área de pesquisa.

ESTRATÉGIAS META 2025

  • Criar uma Newsletter para divulgação das ações de pesquisa da UFRPE.
  • Criar o “Minuto pesquisa”, com vídeos produzidos pelos pesquisadores da UFRPE sobre pesquisas publicadas em periódicos, que poderão ser veiculados através das redes sociais oficiais. 

ALINHAMENTO PNE 2014-2024

ITENS AVALIAÇÃO CPA

12, 13 e 14

Avaliação de ensino, pesquisa e extensão.

 

Objetivo 37: Integração das atividades de pesquisa e os campi avançados

EIXO (Mapa estratégico)

SOCIEDADE

TEMA

PESQUISA

OBJETIVO 

Promover a integração entre as atividades de pesquisa e os campi avançados.

INDICADOR(ES)

META 2024

META 2025

1 – Número de atividades de pesquisa e inovação realizadas nos campi avançados.

2 – Número de instituições envolvidas nas atividades de pesquisa com os campi avançados.

1. Aumentar em 2% ±1% o quantitativo de discentes, docentes e técnico(a)s envolvidos em atividades de pesquisa e inovação nos campi avançados.

2. Aumentar em 2% ±1% o número de instituições envolvidas nas atividades de pesquisa com os campi avançados.

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

Ipê/campi avançados

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) 

ESTRATÉGIAS META 2024

  • Realizar uma ampla divulgação das atividades de pesquisa e inovação, através das mídias sociais, dos campi avançados da UFRPE.

ESTRATÉGIAS META 2025

  • Promover a integração dos campi avançados com diferentes instituições de Ensino e Pesquisa.
  • Monitorar os relatórios anuais produzidos pelos campi avançados.

 

Objetivo 38: Extensão - Curricularização/creditação

 

EIXO (Mapa estratégico)

SOCIEDADE

TEMA

EXTENSÃO

OBJETIVO

 Implantar a curricularização/creditação da Extensão em conjunto com a PREG.

INDICADOR(ES)

META 2021

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

1º Sem. 

2º Sem.

1º Sem.

2º Sem.

1º Sem. 

2º Sem. 

1º Sem. 

2º Sem. 

1 – Documento inicial construído, discutido e aprovado.
2 – Resolução aprovada.
3 – Percentual de cursos com resolução de curricularização implementada.
4 – Percentual de cursos avaliados com curricularização implementada.
5 – Eventos realizados.

1.Construir o  documento inicial de referência com diagnóstico, orientação e diretrizes

1.Realizar processo de discussão do documento inicial produzido

1.Produzir documento final que será submetido às instâncias institucionais (Câmaras, Conselhos) para aprovação

2. Aprovar a resolução de regulamentação da curricularização da Extensão da UFRPE nos Conselhos Superiores

3. Implementar a Resolução em 100% dos cursos

4. Avaliar 30% dos cursos

4. Avaliar 40% dos cursos

 

5. I evento de discussão e avaliação dos resultados

4. Avaliar 60% dos cursos

4. Avaliar 70% dos cursos

 

5. II evento de discussão e avaliação dos resultados

4. Avaliar 80% dos cursos

4. Avaliar 100% dos cursos

 

5. III Evento de discussão e avaliação dos resultados

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

PROExC, PREG

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO)

  • Criação de uma comissão institucional da UFRPE com membros da PROExC, PREG, Fórum das Licenciaturas e Fórum de Extensão, Câmaras de Ensino e Extensão, Departamento de Educação e membros das Unidades Acadêmicas.
  • Produção de documento inicial de referência com diagnóstico, orientação e diretrizes que articulem ensino-pesquisa-extensão para uma ampla discussão com a comunidade acadêmica.
  • Produção do documento a partir da ampla discussão com a comunidade acadêmica para ser submetido às instâncias institucionais (Câmaras, Conselhos) para aprovação.
  • Implementação da Resolução de Curricularização da Extensão da UFRPE.
  • Criação de instrumento de avaliação do processo  da Resolução de Curricularização da Extensão da UFRPE.

ALINHAMENTO PNE 2014-2024

ALINHAMENTO PPA 2020-2023 

O Conselho Nacional de Educação – CNE/MEC instituiu em dezembro de 2018 a Resolução Nº 007/2018 MEC/CNE/CES, marco regulatório que estabelece os princípios, fundamentos e procedimentos para a Extensão Universitária brasileira e regimenta à Creditação da Extensão prevista no Plano Nacional de Educação (PNE – 2014-24).Lei  13.005/2014 Meta 12.7 PNE 2014-2024

Item 4.5. Regionalização

 

Objetivo 39: Extensão - comunicação, arte, cultura e cidadania

EIXO (Mapa estratégico)

SOCIEDADE

TEMA

EXTENSÃO

OBJETIVO

Consolidar e  expandir as ações de Comunicação, Arte, Cultura e Cidadania.

INDICADOR(ES)

META 2021

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

1º Sem.

2º Sem.

1º Sem.

2º Sem.

1º Sem.

2º Sem.

1 – Documento de referência construído, discutido e aprovado.

2 – Festival Integrado de Arte, Cultura e Cidadania Naná Vasconcelos realizado.

3 – Percentual de recursos captados para construção de um Centro Cultural.

4 – Percentual de construção do Centro Cultural

1.Construir o documento de referência para
estabelecimento de programas estruturantes de comunicação, arte, cultura e cidadania

1.Realizar amplo processo de discussão do documento inicial produzido

2.Realizar o I Festival Integrado de Arte, Cultura e Cidadania Naná Vasconcelos

3. Captar 50% dos recursos para construção de um Centro Cultural da UFRPE

3.Captar +50% dos recursos

2.Realizar o II Festival

 

4. Construir 30% do Centro Cultural da UFRPE

4.Construir +30% do Centro Cultural da UFRPE

2.Realizar o III Festival

 

4. Construir +40% do Centro Cultural da UFRPE

2. Realizar o
IV Festival

2. Realizar o V Festival

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

PROExC, Sistema Integrado de Bibliotecas e Ascom.

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO)

  • Criação de uma comissão com membros da PROExC, Sistema Integrado de Bibliotecas, ASCON,  Departamento de História e Membros das Unidades Acadêmicas.
  • Produção de um documento de referência para o estabelecimento de programas estruturantes de comunicação, arte, cultura e cidadania.
  • Catalogação do acervo artístico da UFRPE e busca por parcerias com Institutos da região a fim de democratizar o acesso à arte, cultura criativa e conhecimentos afins.
  • Elaboração e desenvolvimento de programa de restauração e guarda do acervo histórico do memorial da UFRPE.
  • Articulação nacional, regional e local para fortalecer o Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior visando a construção de uma política cultural pelas instituições de Ensino Superior.
  • Realização de um Festival Integrado de Arte, Cultura e Cidadania Naná Vasconcelos.
  • Captação de recursos para os Programas Estruturantes e construção de um Centro Cultural da UFRPE que comporte a Escola de Música Naná Vasconcelos, o Coro da UFRPE e a loja livraria UFRPE, dentre outras ações culturais.

ODS RELACIONADO (S)

ALINHAMENTO PNE 2014-2024

ALINHAMENTO PPA 2020-2023

5, 8, 10,11, 16 e 17

O Conselho Nacional de Educação – CNE/MEC instituiu em dezembro de 2018 a Resolução Nº 007/2018 MEC/CNE/CES, marco regulatório que estabelece os princípios, fundamentos e procedimentos para a Extensão Universitária brasileira e regimenta à Creditação da Extensão prevista no Plano Nacional de Educação (PNE – 2014-24).

Lei 13.005/2014 Meta 12.7 PNE 2014-2024

Item 4.5. Regionalização

 

Objetivo 40: Direitos Humanos e Diversidade

EIXO

SOCIEDADE

TEMA

DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE

OBJETIVO 

Planejar e promover ações institucionais transversais de direitos humanos, ações afirmativas e diversidades

INDICADOR(ES)

META 2021

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

1º Sem. 

2º Sem. 

1º Sem. 

2º Sem. 

1º Sem.

2º Sem. 

1º Sem.

2º Sem.

1 – Realização do I webinário de ações institucionais transversais de Direitos Humanos, ações afirmativas e
diversidades.

2 – Implementação de programas de ações afirmativas transversais.

3 – Criação de instrumento de avaliação do processo de implementação das ações afirmativas transversais.

 1. Realizar o I webinário
de ações institucinais transversais de direitos
humanos, ações afirmativas e
diversidades

2. Implementar programas de ações afirmativas
transversais
 

2. Implementar programas de ações afirmativas
transversais

3. Criar instrumento de
avaliação do processo de implementação
das ações afirmativas transversais

2. Implementar programas de ações afirmativas
transversais

3. Divulgar os resultados das
políticas de ações afirmativas
implementadas

2. Implementar programas de ações afirmativas
transversais

3. Divulgar os resultados das
políticas de ações afirmativas
implementadas

2. Implementar programas de ações afirmativas
transversais

3. Divulgar os resultados das
políticas de ações afirmativas
implementadas

2. Implementar programas de ações afirmativas
transversais

3. Divulgar os resultados das
políticas de ações afirmativas
implementadas

2. Implementar programas de ações afirmativas
transversais

3. Divulgar os resultados das
políticas de ações afirmativas
implementadas

2. Implementar programas de ações afirmativas
transversais

3. Divulgar os resultados das
políticas de ações afirmativas
implementadas

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

PROExC, Progesti, PREG, Proplan, PRPG, Progepe, Instituto Ipê, Instituto Menino Miguel, DQV, Comissão de Direitos Humanos Gregório Bezerra e núcleos/grupos de pesquisa.

ESTRATÉGIAS

  • Realização de um webinário, visando planejar ações institucionais transversais de direitos humanos, ações afirmativas e diversidades.
  • Definição de um programa de ações afirmativas transversal às ações de ensino-pesquisa-extensão e gestão.
  • Criação de instrumento de avaliação da implementação das ações afirmativas.
  • Fortalecer formas de combate ao preconceito e à intolerância, à violência de gênero, à homofobia e à transfobia.

ODS RELACIONADO (S)

ALINHAMENTO PNE 2014-2024

ALINHAMENTO PPA 2020-2023

ITENS AVALIAÇÃO CPA

-

3, 4, 5, 8, 10, 11, 16 e 17

O Conselho Nacional de Educação – CNE/MEC instituiu em dezembro de 2018 a Resolução Nº 007/2018 MEC/CNE/CES, marco regulatório que estabelece os princípios, fundamentos e procedimentos para a Extensão Universitária brasileira e regimenta à Creditação da Extensão prevista no Plano Nacional de Educação (PNE – 2014-24).

Lei 13.005/2014 Meta 12.7 PNE 2014-2024

-

Item 4.5. Regionalização

-

TODOS

 

Objetivo 41: Extensão - Política de Extensão

EIXO

PROCESSOS INTERNOS

TEMA

EXTENSÃO

OBJETIVO 

Elaborar o documento da Política de Extensão

INDICADOR(ES)

META 2021

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

1º Sem. 

2º Sem. 

1º Sem. 

2º Sem.

1º Sem. 

2º Sem.

1º Sem. 

2º Sem. 

1 – Finalizar a construção do documento da Política de Extensão, Cultura e Cidadania.

2 – Lançar editais, conforme a Política de Extensão, Cultura e Cidadania aprovada. Verificar se os editais estão em consonância com os programas estratégicos definidos na Política.

3 – Analisar a participação das Comissões de Extensão.

1. Construir
documento da Política de Extensão,
Cultura e Cidadania, com base nas minutas dos Programas Estratégicos e da Política
Nacional de
Extensão

Realizar um webinário para apresentação do documento

2. Lançar 4 editais
conforme a  Política de Extensão,
Cultura e
Cidadania
aprovada

3. 60% do número total de Comissões de Extensão na participação da formulação,
acompanhamento
e avaliação da Política de Extensão
(15,6 das 26 comissões)

2. Lançar 5 editais,
conforme a Política de Extensão,
Cultura e Cidadania
aprovada

3. 70% do
número total de Comissões
de Extensão
na participação da formulação,
acompanhamento
e avaliação da Política de Extensão (15,6 das 26 comissões)

2. Lançar 5 editais,
conforme a Política de Extensão,
Cultura e Cidadania
aprovada

3. 80% do
número total de Comissões
de Extensão
na participação da formulação,
acompanhamento
e avaliação da Política de Extensão (15,6 das 26 comissões)

2. Lançar 5 editais,
conforme a Política de Extensão,
Cultura e Cidadania
aprovada

3. 85% do
número total de Comissões
de Extensão
na participação da formulação,
acompanhamento
e avaliação da Política de Extensão (15,6 das 26 comissões)

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

PROExC

ESTRATÉGIAS

  • Realização de discussão sobre as minutas elaboradas pelos GT responsáveis pela formulação das propostas de Programas Estratégicos. 
  • Consolidação do Fórum Permanente de Extensão, Cultura e Cidadania para contribuir na Política de Extensão.
  • Ampliação quantitativa da representação da Câmara de Extensão no Cepe.
  • Aprovação de documento da Política de Extensão da PROExC.

ODS RELACIONADO (S)

ALINHAMENTO PNE 2014-2024

ALINHAMENTO PPA 2020-2023

ITENS AVALIAÇÃO CPA

-

TODOS

O Conselho Nacional de Educação – CNE/MEC instituiu em dezembro de 2018 a Resolução Nº 007/2018 MEC/CNE/CES, marco regulatório que estabelece os princípios, fundamentos e procedimentos para a Extensão Universitária brasileira e regimenta à Creditação da Extensão prevista no Plano Nacional de Educação (PNE – 2014-24).

Lei 13.005/2014 Meta 12.7 PNE 2014-2024

-Item 4.5. Regionalização

-

TODOS

 

Objetivo 42: Política de Acessibilidade Institucional

EIXO 

PROCESSOS INTERNOS

TEMA

TRANSVERSAL

OBJETIVO

Difundir a política de acessibilidade institucional.

INDICADOR(ES)

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

Avaliação da implementação pela comissão.

 

25% dos departamentos/setores

 

50% dos departamentos/ setores

 

75% dos departamentos/setores

 

100% dos departamentos/setores

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

Reitoria, NACES

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO)

  • Elaborar guias, manuais, divulgação nas redes sociais e capacitações sobre a Política de Acessibilidade.
  • Criação de comissão para avaliar anualmente a implementação da política de acessibilidade na Universidade.
  • Reuniões com docentes, técnicos e discentes, visando divulgara Política de Acessibilidade.

 

Objetivo 43: Formação em Acessibilidade para Servidore(a)s

EIXO (Mapa estratégico)

APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO

TEMA

FORMAÇÃO DE SERVIDORES

OBJETIVO

Promover formação de servidore(a)s nas temáticas relacionadas à inclusão e acessibilidade.

INDICADOR(ES)

META 2021

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

1º Sem. 2021

2º Sem. 2021

1º Sem. 2022

2º Sem. 2022

1º Sem. 2023

2º Sem. 2023

1º Sem. 2024

2º Sem. 2024

1º Sem. 2025

2º Sem. 2025

Quantidade de formações (cursos, treinamentos, capacitações) oferecidas.

1

1

2

2

3

3

4

4

4

4

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

NACES, Progepe

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO)

  • Formação em Libras para servidore(a)s.
  • Formação sobre adaptações acessíveis em meios digitais para docentes.
  • Formação sobre boas práticas inclusivas para servidore(a)s.
  • Formação sobre acessibilidade e inclusão na prática docente.

        

Objetivo 44: Acompanhamento de egresso(a)s

EIXO (Mapa estratégico)

PROCESSOS INTERNOS

TEMA

EGRESSO(A)S

OBJETIVO

Fortalecer a política institucional de acompanhamento de egresso(a)s.

INDICADOR(ES)

META 2021

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

1 – Percentual de egresso(a)s cadastrado(a)s na Base de Dados.

1 – Aumentar em 10% o número de egresso(a)s cadastrado(a)s

2 – Aumentar em 10% o número de respostas

3 – Ofertar 600 cursos

5 – Aumentar em 10%

6 – Ofertar 300 palestras

7 – Aumentar em 10%

8 – Aumentar em 10%

9 – Aumentar em 10%

1 – Aumentar em 15% o número de egresso(a)s cadastrado(a)s

2 – Aumentar em 15% o número de respostas

3 – Ofertar 600 cursos

4 – Implantar Portal de Egresso(a)s

5 – Aumentar em 15%

6 – Ofertar 300 palestras

7 – Aumentar em 15%

8 – Aumentar em 15%

9 – Aumentar em 15%

 1 – Aumentar em 15% o número de egresso(a)s cadastrado(a)s

2 – Aumentar em 20% o número de respostas

3 – Ofertar 600 cursos

5 – Aumentar em 15%

6 – Ofertar 300 palestras

7 – Aumentar em 20%

8 – Aumentar em 15%

9 – Aumentar em 15%

 1 – Aumentar em 15% o número de egresso(a)s cadastrado(a)s

2 – Aumentar em 25% o número de respostas

3 – Ofertar 600 cursos.

5 – Aumentar em 15%

6 – Ofertar 300 palestras

7 – Aumentar em 25%

8 – Aumentar em 15%

9 – Aumentar em 15%

1 – Aumentar em 15% o número de egresso(a)s cadastrado(a)s

2 – Aumentar em 30% o número de respostas

3 – Ofertar 600 cursos.

5 – Aumentar em 15%

6 – Ofertar 300 palestras

7 – Aumentar em 30%

8 – Aumentar em 15%

9 – Aumentar em 15%

2 – Percentual de respostas no instrumento de pesquisa de egresso(a)s.
3 – Número de Cursos ofertados.
4 – Portal de Egresso(a)s implantado.
5 – Percentual de divulgação junto a parceiro(a)s de oportunidades de egresso(a)s no mercado de
trabalho.
6 – Número de palestras ofertadas.
7 – Participação de egresso(a)s em eventos de educação continuada.
8 – Percentual de empregadore(a)s de egresso(a)s cadastrado(a)s na base de dados.
9 – Percentual de respostas no instrumento de pesquisa do(a)s empregadore(a)s de egresso(a)s.

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

Came

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO)

  • Identificar o perfil de egresso e criar mecanismos para avaliação de seu desempenho nos postos de trabalho quer no setor público, no privado ou no terceiro setor;
  • Manter  base de dados com informações que possibilitem manter com o(a) egresso(a) comunicação permanente e estreito vínculo institucional;
  • Construir indicadores que subsidiem a adequação curricular às necessidades do desenvolvimento de competências e habilidades em consonância com as diretrizes nacionais para os cursos superiores.
  •  Fomentar o relacionamento entre a UFRPE e seus egressos, visando ao aperfeiçoamento das ações institucionais concernentes à implementação de cursos e programas no âmbito da educação superior;
  • Promover ações de apoio à empregabilidade de egressos no mundo de trabalho através do observatório de mercado e disponibilização de banco de currículos;
  • Apresentar os dados de egressos à comunidade universitária   e subsidiar informacionalmente à gestão para ações institucionais