PDI 2021-2030 - Capítulo 4 - Governança
4.1. Governança na UFRPE: estrutura, práticas e ações
A governança, na UFRPE, envolve a forma com que a Universidade é estruturada internamente, suas políticas, operacionalização das estratégias e maneira com que estabelece as relações com entidades e atores externos, visando ao alcance dos objetivos. Para isso, comporta elementos associados à autonomia universitária, à organização e gestão econômica e financeira, a estruturas acadêmicas e a relações institucionais e internacionais.
O modelo de governança adotado é norteado tanto pelo conjunto normativo que rege o setor público quanto pelas regras de tomada de decisão coletiva já instituídas e que estão de acordo com os preceitos da gestão democrática, colegiada e participativa, presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Com estrutura que abrange diferentes processos entrelaçados e instâncias colegiadas, a UFRPE garante, em seu processo decisório, a representatividade docente, técnica-administrativa e discente, na integração de diferentes atores, lotados em diversas áreas do saber, que exercem funções com especificidade técnica distintas e produzem grande variedade de produtos institucionais. Por se tratar de uma Instituição igualitária e democrática, há ênfase no consenso, no poder compartilhado, na liderança consultiva e nas responsabilidades coletivas.
Quanto à responsabilidade de ações e à necessidade de transparência na prestação de contas dos recursos públicos utilizados, a UFRPE segue as orientações do Tribunal de Contas da União e compreende que a governança precisa ser operacionalizada a partir da adoção de mecanismos de liderança, estratégia e controle, que devem ser postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.
Para que essa prestação de serviços seja efetiva, a UFRPE tem trabalhado fortemente os mecanismos de liderança, estratégia e controle. Em termos de liderança, a Instituição tem se preocupado em ocupar as suas instâncias de governança com profissionais íntegro(a)s, capacitado(a)s, competentes e motivado(a)s, capazes de colocar em prática o segundo mecanismo de governança, que consiste na elaboração e na implementação das estratégias institucionais. Trata-se de atividade que envolve a escuta ativa das demandas dos atores universitários; a análise dos ambientes interno e externo da Instituição; a criação e análise de cenários; a escolha da melhor estratégia e a previsão do alcance; a definição de como cada estratégia será implementada e monitorada; o mapeamento de processos; e o início do levantamento e gerenciamento de riscos. Ao escolher um caminho, colocando em prática sua estratégia, a UFRPE usa o mecanismo de controle para avaliar e tratar os riscos associados, levando em conta a transparência e accountability, com a prestação de contas das ações e a responsabilização pelos atos praticados.
Para atender aos mecanismos de liderança, estratégia e controle, a UFRPE se baseou em princípios como capacidade de resposta; integridade; transparência; equidade e participação; accountability; confiabilidade; e melhoria regulatória. Tais princípios são responsáveis por guiar os pilares da governança organizacional pública. A Figura 5 ilustra toda a base de governança praticada na UFRPE.
Figura 5 - Mecanismos, Princípios e Pilares da Governança praticada na UFRPE.
Fonte: UFRPE, 2020
Para a construção de instrumentos, ferramentas e ações que coloquem em prática os princípios e pilares da governança organizacional pública, a Universidade trabalha os mecanismos de liderança, estratégia e controle, conforme a Figura 6.
Figura 6 - Base para adoção de práticas relacionadas aos mecanismos de Governança Organizacional pública na UFRPE.
Fonte: TCU - REFERENCIAL BÁSICO DE GOVERNANÇA ORGANIZACIONAL, 2020.
Sendo assim, a UFRPE formalizou seu modelo de governança, composto por diversas instâncias institucionais e da sociedade, e faz uma intersecção com as áreas de gestão, ensino, pesquisa, extensão e inovação. Considerando esse modelo, são desenvolvidos os processos de trabalho, os instrumentos – ferramentas, documentos, o fluxo de informações e o comportamento de pessoas envolvidas na avaliação, no direcionamento e no monitoramento da Instituição.
Modelo e estrutura de Governança
Fonte: UFRPE, 2021.
O modelo foi definido para apoiar a Instituição no alcance de seus objetivos, alinhado ao planejamento estratégico, e suas atividades meio e fim são implementadas, avaliadas e mensuradas pelas instâncias competentes com o apoio da unidade de auditoria interna. No Quadro a seguir, é possível observar o papel de cada instância de governança da UFRPE.
Instância de Governança da UFRPE
Grupo |
Descrição |
Instância |
Sociedade e organizações superiores |
A participação da sociedade é fundamental para a governança pública, por meio do exercício da cidadania, através da proposição de demandas, bem como da fiscalização e avaliação dos atos governamentais. As organizações superiores são responsáveis pelo estabelecimento das políticas, diretrizes, normas e planejamento de governo aplicados aos seus órgãos subordinados. |
|
Instância externa de apoio à governança independente |
São responsáveis pela fiscalização, pelo controle e pela regulação, desempenhando importante papel para promoção da governança das organizações públicas. São autônomas e independentes, não estando vinculadas apenas a uma organização. |
|
Instância interna de governança |
São responsáveis por definir ou avaliar a estratégia e as políticas, bem como monitorar a conformidade e o desempenho dessas, devendo agir nos casos em que desvios forem identificados. São também responsáveis por garantir que a estratégia e as políticas formuladas atendam ao interesse público, servindo de elo entre principal e agente. |
|
Instância Interna de apoio à governança |
Realizam a comunicação entre partes interessadas, internas e externas à administração, bem como auditorias internas que avaliam e monitoram riscos e controles internos, comunicando quaisquer disfunções identificadas à alta administração. |
|
Instância externa de governança vinculada ao Poder Executivo Federal |
São responsáveis pela fiscalização, orientação, controle e pela regulação. São órgãos do Poder Executivo Federal subordinados e/ou vinculados à Presidência da República. Exercem papel fundamental no apoio da estrutura de governança da UFRPE. |
|
Instância de gestão |
Possuem estruturas que contribuem para a boa governança da organização. São responsáveis por coordenar a gestão tática e operacional em áreas específicas. |
|
Instância de ensino |
Responsável por estruturar os diversos cursos de graduação da Instituição, nas áreas de Ciências Agrárias, Exatas e da Terra e Ciências Humanas. |
|
Instância de pesquisa |
Responsável por estruturar os diversos cursos de graduação da Instituição, nas áreas de Ciências Agrárias, Exatas e da Terra e Ciências Humanas. |
|
Instância de extensão |
Responsável por integrar o ensino e a pesquisa com as demandas da sociedade, em todos os níveis, estabelecendo mecanismos que relacionem o saber acadêmico ao saber popular, democratizando o conhecimento acadêmico e a participação da UFRPE junto à sociedade. |
|
Instância de inovação |
Tem como objetivo estimular, facilitar e viabilizar as parcerias nacionais e internacionais, a transferência do conhecimento científico e tecnológico, a cultura de inovação e empreendedorismo e a captação de recursos para financiamento de projetos acadêmicos. |
|
Fonte: UFRPE,2021.
O modelo de governança da UFRPE foi estruturado considerando seu sistema dual de gestão, que inclui serviços administrativos e acadêmicos, por ser uma instituição dedicada à geração e disseminação do conhecimento para a sociedade. Possui caráter interdisciplinar, estabelece relação entre ramos do conhecimento, interage com numerosos segmentos da sociedade, mais do que qualquer outro tipo de instituição. No entorno do campus, há expectativa sobre os serviços prestados, pois estrutura-se para atender o mundo do trabalho, o científico e o acadêmico. Com base no modelo, boas práticas estão sendo implementadas pela UFRPE, considerando os mecanismos de liderança, estratégia e controle. No tocante às práticas de liderança, têm-se:
Quadro 3: Boas práticas de liderança na UFRPE
LIDERANÇA |
|
PRÁTICAS |
AÇÕES |
ESTABELECER O MODELO DE GOVERNANÇA |
|
|
|
PROMOVER A INTEGRIDADE |
|
|
|
PROMOVER A CAPACIDADE DE LIDERANÇA |
|
Fonte: UFRPE, 2021
Em relação ao mecanismo estratégia, aplicam-se as seguintes práticas:
Quadro 4: Boas práticas de estratégia na UFRPE
ESTRATÉGIA |
|
PRÁTICAS |
AÇÕES |
GERIR RISCOS |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ESTABELECER A ESTRATÉGIA |
|
PROMOVER A GESTÃO ESTRATÉGICA |
|
|
|
MONITORAR O ALCANCE DOS RESULTADOS ORGANIZACIONAIS |
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte: Elaboração própria, UFRPE, 2021
E, por fim, há as práticas de controle, descritas no quadro a seguir:
Quadro 5: Boas práticas de controle na UFRPE
CONTROLE |
|
PRÁTICAS |
AÇÕES |
PROMOVER A TRANSPARÊNCIA E PROMOVER A ACCOUNTABILITY |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
AVALIAR A SATISFAÇÃO DAS PARTES INTERESSADAS |
|
|
|
|
|
|
|
AVALIAR A EFETIVIDADE DA AUDITORIA INTERNA (AUDIN) |
|
|
Fonte: ufrpe, 2021
4.2. Reflexões sobre a governança na UFRPE
A governança é um tema que vem sendo trabalhado nas organizações federais desde 2016, mais especificamente em virtude das exigências constantes na Instrução Normativa Conjunta no 1, de 10 de maio de 2016 (BRASIL, 2016e), da CGU, no Decreto no 9.203, de 22 de novembro de 2017 (BRASIL, 2017b), e nos parâmetros de eficiência, eficácia e efetividade emitidos pelo Tribunal de Contas da União. No que diz respeito à UFRPE, é possível afirmar que a Instituição encontra-se no estágio inicial da implementação de ações, tendo como base esses documentos norteadores e as orientações do TCU. Em função disso, foram criados:
- Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos;
- Coordenadoria de Gestão de Riscos (CGR), vinculada à Proplan.
Nesse contexto, o modelo de governança foi formalizado nos Relatórios de Gestão de 2019 e 2020; o Plano de Integridade foi efetivado e publicado; realizou-se mapeamento de alguns processos organizacionais; elaboraram-se e regularizaram-se os regimentos internos das unidades organizacionais; e priorizou-se o questionário do Índice de Gestão de Governança Pública (IGG) do TCU.
Planejando-se para o futuro e entendendo que a governança vai além do atendimento aos requisitos da legislação e dos órgãos controladores, a UFRPE apresenta novo modelo de governança com formato híbrido, que expõe sua pluralidade e suas especificidades. Trata-se do compromisso em mostrar sua dinâmica, seus atores, sua complexidade e seu estilo de agir e de tomar decisões, que inclui consenso, ações compartilhadas, liderança consultiva e as responsabilidades coletivas.
Considerando essas questões e a necessidade de amadurecer o entendimento sobre governança na UFRPE, é importante propor as seguintes reflexões, que podem ser guias para os próximos anos:
- Criar uma Unidade Organizacional de Governança;
- Formalizar e comunicar os papéis e responsabilidades das instâncias de governança e criar mecanismos para que sejam bem desempenhados;
- Difundir, na comunidade acadêmica, o Plano de Integridade, para que todos saibam de sua relevância;
- Fortalecer o comprometimento da alta gestão com os programas e as políticas de integridade pública, incluindo o suporte às ações de detecção, investigação e sanção a violações dos padrões de integridade;
- Publicizar as competências desejáveis da liderança e seus critérios de seleção, principalmente para funções de gestão, assegurando que os processos sejam executados de forma transparente e pautados pelos critérios e competências previamente definidos;
- Ampliar os programas de desenvolvimento de competências do(a)s servidore(a)s, a fim de reter e desenvolver um quadro de pessoas com capacidades técnicas, em conformidade com os objetivos e as metas da Instituição;
- Estabelecer os procedimentos para a gestão da informação e do conhecimento, no momento da sucessão das funções e cargos de liderança, assegurando qualidade na continuidade da missão e dos objetivos da Instituição;
- Divulgar, de maneira contínua, os resultados e os benefícios que a Instituição gera à sociedade, contribuindo para o fortalecimento da imagem da Universidade;
- Fortalecer a disponibilidade dos dados da Instituição, considerando os princípios de dados abertos.
- Ampliar a utilização de ferramentas digitais para aprimorar a prestação dos serviços à sociedade.
- Realizar diagnósticos periódicos dos objetivos e das metas apresentados no PDI para mitigar riscos em possíveis alterações durante sua execução, implementação e controle.
- Refletir sobre as ações de monitoramento do desempenho das funções de gestão, com o estabelecimento de rotinas de controle do alcance das metas.
Tais reflexões têm como objetivo ressaltar a importância das questões normativas da governança, aliadas aos princípios da gestão universitária, permitindo enxergar a UFRPE como sistema diverso, complexo e dinâmico. Pretende-se tornar mais flexíveis e ágeis processos decisórios, coordenando políticas e estratégias para formação de um sistema de ensino superior coerente para todos os seus atores.
4.3. Objetos, metas e ações
Objetivo 1: Gestão de risco
EIXO (Mapa estratégico) |
PROCESSOS INTERNOS |
|||||
TEMA |
GESTÃO DE RISCOS |
|||||
OBJETIVO |
Implementar o Gerenciamento de Riscos nos níveis operacional, tático e estratégico da UFRPE. |
|||||
INDICADOR(ES) |
META 2021 |
META 2022 |
META 2023 |
META 2024 |
META 2025 |
|
1 – Quantidade de processos em nível operacional/tático com gerenciamento de riscos efetivado. 2 – Quantidade de processos em nível operacional/tático com gerenciamento de riscos monitorado. 3 – Quantidade de processos em nível estratégico com gerenciamento de riscos efetivado. |
1 – 4 |
1 - 5 2 - 4 |
1 - 5 2 - 9 |
1 – 5 2 - 14 3 - 1 |
1 – 5 2 - 19 3 - 1 |
|
UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS) |
||||||
Unidades organizacionais com apoio da Proplan (CGR) |
||||||
AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) |
||||||
|
||||||
|
||||||
|
||||||
|
||||||
DOCUMENTO LEGAL RELACIONADO |
Instrução normativa conjunta Nº 1, de 10 de maio de 2016 e decreto 9.203 de 22 de novembro de 2017 |
Objetivo 2: Integridade institucional
EIXO (Mapa estratégico) |
PROCESSOS INTERNOS |
|||||||
TEMA |
INTEGRIDADE INSTITUCIONAL |
|||||||
OBJETIVO |
Revisar, monitorar e efetuar melhorias no Plano de Integridade da UFRPE. |
|||||||
INDICADOR(ES) |
META 2022 |
META 2023 |
META 2024 |
META 2025 |
||||
1º Sem. 2022 |
2º Sem. 2022 |
1º Sem. 2023 |
2º Sem. 2023 |
1º Sem. 2024 |
2º Sem. 2024 |
1º Sem. 2025 |
2º Sem. 2025 |
|
1 - Quantidade de monitoramento do Plano de Integridade vigente. 2 - Quantidade de atualizações realizadas ao Plano de Integridade da UFRPE. 3 - Quantidade de apresentações realizadas sobre o Plano de Integridade aprovado à comunidade acadêmica da UFRPE. |
1 - 1 |
2 - 1 |
1 - 1 3 - 1 |
2 - 1 |
1 - 1 3 - 1 |
2 - 1 |
1 - 1 3 - 1 |
2 - 1 |
UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS) |
||||||||
Unidades organizacionais/Comitê de Governança/Proplan |
||||||||
AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) |
||||||||
|
||||||||
|
||||||||
|
||||||||
|
||||||||
|
||||||||
DOCUMENTO LEGAL RELACIONADO |
Portaria Nº 1.089, de 25 de abril de 2018. |
Objetivo 3: Integridade institucional - transparência organizacional)
EIXO (Mapa estratégico) |
PROCESSOS INTERNOS |
||||
TEMA |
INTEGRIDADE INSTITUCIONAL |
||||
OBJETIVO |
Promover a transparência organizacional. |
||||
INDICADOR(ES) |
META 2021 |
META 2022 |
META 2023 |
META 2024 |
META 2025 |
1 – Informações atualizadas sobre a prestação de contas, conforme determinação dos órgãos de controle/ Total de informações solicitadas pelos órgãos de controle para prestação de contas. 2 – Quantidade de Informações – grupos – publicadas no portal de dados abertos/ total de grupos de informações propostos. |
1 - Manter 100% das informações atualizadas 2 - Implementar até 30% das informações no portal de dados abertos da UFRPE
|
1 - Manter 100% das informações atualizadas 2 - Implementar 50% das informações no portal de dados abertos da UFRPE
|
1 - Manter 100% das informações atualizadas 2 - Implementar 100% das informações no portal de dados abertos da UFRPE
|
1 - Manter 100% das informações atualizadas 2 - Implementar 100% das informações no portal de dados abertos da UFRPE
|
1 - Manter 100% das informações atualizadas 2 - Implementar 100% das informações no portal de dados abertos da UFRPE
|
UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS) |
|||||
Unidades organizacionais / Comitê de Governança / Comitê de Transparência e Dados Abertos (CTDA) |
|||||
AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) |
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
DOCUMENTO LEGAL RELACIONADO |
Art.70 da Constituição Federal, Instruções normativas do TCU Lei Nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 |