PDI 2021-2030 - Apresentação
O futuro nunca foi tão incógnito. Em uma época marcada por desafios os mais complexos, em que se questionam princípios científicos básicos e mecanismos democráticos conquistados após muitos anos de estudos, aprendizados, enfrentamentos e maturação de um Brasil tão desigual quanto rico em potenciais diversos, vislumbrar horizontes para as universidades é, no mínimo, desafiador. Por outro lado, esses mesmos desafios que tornam nebulosos os tempos vindouros nos chamam, com mais atenção e vigor, para a necessidade de planejar, prever, nortear e organizar esse futuro, nas mais diversas esferas, mas principalmente no que se refere às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) deste País.
O Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRPE - PDI 2021-2030 – surge como projeto complexo, num presente tão desafiador e duro para a população – ao enfrentar uma tragédia sanitária sem precedentes e a desvalorização cruel da ciência, da pesquisa, da educação, da tecnologia e da inovação – exige atitude responsável, ética, comprometida e corajosa de líderes, gestores e gestoras, agentes público(a)s e servidore(a)s da educação.
Foi com esse sentimento de responsabilidade pública e democrática que a UFRPE construiu, desde o segundo semestre de 2020, o PDI mais participativo de sua história secular. Foram mais de 100 pessoas envolvidas no processo, dentro de seis comissões temáticas e uma Comissão Executiva, que enfrentaram as barreiras do isolamento para se reunir em plataformas virtuais, pensar coletivamente – mesmo em seus espaços individuais – pesquisar, estudar, ponderar, escrever, revisar e repensar toda a complexidade da UFRPE.
Estudantes, docentes e técnico(a)s-administrativo(a)s foram todo(a)s convidado(a)s a integrar as comissões e, portanto, participar diretamente desse processo. Ou, em momento posterior, durante a fase de consulta pública, contribuir com o documento inicialmente proposto. Desta vez, permeados, de maneira ainda mais forte, pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), que permitiram não apenas novas dinâmicas de reuniões e grupos de trabalho, como também a coleta e o tratamento das informações. Por meio da Central PDI no portal da UFRPE, de eventos e chamamentos por meio de formulários para participação nas comissões temáticas e processos coletivos de escrita e revisão, chegamos a um documento rico, coeso e complexo, como é a UFRPE.
Toda essa caminhada nos trouxe uma certeza num período nada linear: a UFRPE não é de tijolo e concreto, e sim feita de pessoas, de atores diversos, com olhares diferentes, mas unidos em torno da luta por uma Universidade cada vez mais plural, transparente e participativa, na perspectiva da educação pública de qualidade, gratuita, inclusiva e voltada para as demandas da sociedade.
O futuro permanece incógnito, mas os próximos passos da Instituição estão aqui traçados, a fim de que a UFRPE esteja preparada, fortalecida, versátil e unida para os desafios vindouros, comprometida com a formação de cidadãos e cidadãs, a sustentabilidade ambiental, o desenvolvimento socioeconômico, o avanço científico e tecnológico, a inovação e principalmente a qualidade de vida das pessoas.
Marcelo Brito Carneiro Leão
Reitor da UFRPE