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PDI 2021-2030 - Capítulo 12 - Infraestrutura, instalações acadêmicas e acessibilidade

Os principais órgãos responsáveis pela prestação de serviços relacionados à infraestrutura institucional são o Departamento de Logística e Serviços (DELOGS), o Núcleo de Engenharia e Meio Ambiente (NEMAM) e a Secretaria de Tecnologias Digitais (STD).

O NEMAM e a STD estão vinculados diretamente à Reitoria, com atuação que abrange a sede, as Unidades Acadêmicas e as Estações Avançadas. O NEMAM tem sua importância na gestão de obras e reformas na Instituição, por outro lado a STD tem por propósito direcionar, planejar, executar estratégias e ações que promovam a transformação digital da UFRPE, através da tecnologia digital para ensino, pesquisa e extensão.

O DELOGS integra a Pró-reitoria de Administração da UFRPE e é composto, em sua estrutura organizacional, por Diretoria, Coordenação Administrativa (CADM), Coordenação de Manutenção (CMAN), Divisão de Segurança Universitária (DSU), Divisão de Áreas Verdes e Vias (DAVV) e Divisão de Transporte (DTRANS). Suas equipes atuam continuamente para garantir o funcionamento efetivo da instituição, por meio da promoção integrada de operações logísticas e serviços essenciais desempenhados por servidores e funcionários terceirizados. Podem-se citar, dentre eles, os serviços de limpeza e conservação, segurança patrimonial, recepção e portaria, apoio administrativo, apoio às atividades agrárias, telefonias fixa e móvel, impressão, manutenção predial, manutenção veicular e manutenção em sistemas de refrigeração.

A atuação do Departamento de Logística e Serviços estende-se a todas as Unidades Acadêmicas e Estações Avançadas, que usufruem de serviços terceirizados, com e sem dedicação exclusiva de mão de obra, cujas contratações são, em sua maioria, planejadas, geridas e avaliadas pela equipe do DELOGS. Para além do nível operacional, o Departamento tem sua importância estratégica reconhecida, principalmente, na gestão das contratações terceirizadas, que requer vasta complexidade de conhecimentos e competências por parte dos servidores responsáveis.

12.1. Infraestrutura Física (cenário atual)

A infraestrutura nas instalações acadêmicas compreende um conjunto de elementos estruturais capazes de proporcionar o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. 

O Núcleo de Engenharia e Meio Ambiente (NEMAM) é o principal órgão responsável pela gestão da infraestrutura da UFRPE. O Nemam está diretamente vinculado à Reitoria e foi criado pela Resolução nº 090/2013 - Consu/UFRPE (UFRPE, 2013a) e reestruturado pela Resolução nº 013/2014 Consu/UFRPE (UFRPE, 2014b).

As principais atividades realizadas pelo Nemam incluem: I - Realizar o planejamento físico e de execução de obras; II – Desenvolver projetos de engenharia, arquitetura e infraestrutura, além de promover a gestão e fiscalização desses projetos; III - Realizar ou autorizar a realização de intervenções no âmbito da engenharia e arquitetura das edificações, sempre que tal intervenção implicar ou possa vir a implicar na estrutura da edificação; e IV - Responder, em razão de sua competência e responsabilidade técnica legalmente instituída pela lei nº 5.194/1966 (BRASIL, 1966) e pela lei nº 12.378/2010 (BRASIL, 2010), por toda matéria referente à engenharia e à arquitetura, tendo em vista o desenvolvimento de atividades no âmbito institucional. 

    O cenário atual é de grandes desafios em relação à infraestrutura física. A Universidade Federal Rural de Pernambuco, assim como diversas outras IFES, está diante do desafio de ampliar o seu conjunto de elementos de infraestrutura e suas instalações acadêmicas para atender a uma população de estudantes e servidores cada vez mais expressiva, em decorrência da ampliação das vagas, da interiorização dos campi e da realização de concursos para docentes e técnicos-administrativos. Como exemplo bastante significativo da expansão da UFRPE, tem-se a construção de duas novas unidades acadêmicas: Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA), com oferta de 5 cursos de graduação envolvendo as áreas das engenharias, e a Unidade Acadêmica de Belo Jardim (UABJ), com oferta de 4 cursos de graduação, também das Engenharias. São dois grandes projetos de expansão, atendendo às demandas dos estudantes do litoral e do interior pernambucano, ampliando os alcances da educação pública, gratuita e de qualidade.

Considerando a atual estrutura do Nemam e a demanda institucional por serviços de engenharia e arquitetura, está sendo analisada a proposta de mudança do órgão para a criação da Superintendência de Infraestrutura (SINFRA). A SINFRA será o órgão responsável por projetar, coordenar, fiscalizar, sancionar e executar as ações de planejamento dos espaços físicos, construção e manutenção da infraestrutura e urbanismo, preservação do patrimônio e do meio ambiente pautados no desenvolvimento sustentável da UFRPE, fortalecendo os três pilares institucionais: ensino, pesquisa e extensão. Inserida no contexto de expansão institucional e aliada à responsabilidade em manter a qualidade das suas instalações físicas, compreendemos que a criação da SINFRA terá reflexos diretos sobre a qualidade acadêmica oferecida pela Instituição, assegurando aos alunos uma formação de qualidade, aos professores/pesquisadores, um ambiente propício ao desenvolvimento de suas pesquisas e ações, e à sociedade, enquanto principal beneficiária da qualidade acadêmica, a fruição desses espaços.   

As ações previstas para a realização do plano de infraestrutura do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) - UFRPE 2021-2030 serão baseadas nos seguintes objetivos: 

O1) Aperfeiçoar os processos de gestão departamental/setorial das instalações, promovendo a articulação de gestores e equipes, e a distribuição formal de responsabilidades - tanto na operação como no planejamento de intervenções para ampliação, requalificação ou manutenção da infraestrutura;

O2) Ampliar e atualizar o quadro de competências em diferentes áreas da engenharia e da arquitetura, de modo a viabilizar agendas de intervenções em favor da ampliação, modernização e adequação da infraestrutura institucional, incluindo segurança, ergonomia, acessibilidade e a sustentabilidade nos campi da UFRPE; 

O3) Aperfeiçoar a comunicação e a governança em torno de consultas prévias e decisões que alterem o uso dos espaços, criando as bases dialógicas para a formação de Comitês e Planos Diretores de cada campus; e

O4) Promover a inovação, incorporando novas tecnologias e ferramentas de gestão (projetos e contratos) e desenvolvimento de projetos, mantendo uma periodicidade no treinamento dos servidores e disponibilização de equipamentos adequados de trabalho, tendo em vista as modificações constantes de legislação.

Pelo exposto, observa-se que são inúmeros os desafios para a política de gestão da infraestrutura da UFRPE para o período 2021-2030, além de serem dependentes das ações da esfera governamental. Do ponto de vista interno, baseado nas diretrizes apontadas para a área de infraestrutura, busca-se alinhar as ações propostas de infraestrutura com os objetivos estratégicos institucionais. Assim, a gestão de infraestrutura da UFRPE tem como principal objetivo contribuir para que as atividades finalísticas da instituição possam ser realizadas com a qualidade que a comunidade universitária e a sociedade necessitam e com respeito ao meio ambiente e às legislações vigentes.

12.2. Recursos tecnológicos e de audiovisual

Na Sociedade da Informação, as redes de computadores tornaram-se uma parte inseparável do nosso dia a dia. Assumem uma importância e fazem da tecnologia parte essencial na determinação das políticas em uma instituição de ensino. Atender as necessidades desse público bem como integrar objetos inteligentes à rede de dados com a intenção de melhorar o nível de ensino, a qualidade de vida das pessoas, e gerir de forma eficiente os seus recursos é apenas alguns dos desafios impostos num futuro próximo.

Um Campus Inteligente é a soma de ações em diversas áreas, tais como infraestrutura, governança, educação, etc. É capaz de coletar informações sobre os espaços e seus habitantes, e aplicar este conhecimento na melhoria da qualidade de vida e dos serviços ofertados à comunidade acadêmica.

Para atender a esse desafio futuro é necessária uma agenda de reformas e ampliações de infraestrutura, manter o corpo técnico capacitado nas novas tecnologias e mitigar os problemas hoje observados. Além disso, faz necessária, ao longo da vigência deste PDI, a realização das seguintes ações:

  • Expandir a cobertura da rede de fibra ótica da UFRPE, pois a atual rede de fibra não atende todas as edificações ou inexistente em alguns casos, e também, já apresenta degradação pela ação do tempo (>25 anos);
  • Adequar a fibra ótica nos pontos que apresentam degradação;
  • Aumentar a cobertura da rede cabeada em todos os Campi da UFRPE;
  • Ampliar o gerenciamento da rede da UFRPE, atualizando tecnologicamente os ativos;
  • Universalizar a cobertura da rede Wi-fi para todos os Campi da UFRPE, pois a cobertura atual não atende com qualidade os espaços internos (indoor) e é inexistente nos espaços externos (outdoor);
  • Definir uma infraestrutura padrão para todos os níveis de ensino (salas de aula e laboratórios), uma vez que grande parte das salas de aula não possuem recursos audiovisuais mínimos;
  • Manter o DataCenter tecnologicamente atualizado;
  • Capacitar de forma contínua a equipe de TI.

Os serviços e sistemas de TIC da UFRPE estão hoje hospedados em um data center construído e comissionado pela empresa Schneider Electric no campus Recife, bairro de Dois Irmãos. Os serviços computacionais são mantidos por uma solução de Bladesystem da HP com tecnologia de Storage SAN, Chassis, Lâminas (servidores), Backup e Switches de 10 GBits da HP.

Esta infraestrutura de data center entrou em operação no mês de agosto do ano de 2018, após 30 dias de montagem e reforma de uma sala no andar térreo do prédio onde funciona a STD (Secretaria de Tecnologias Digitais). Simultaneamente ao início do funcionamento deste data center foi iniciado também os serviços mensais de manutenção da infraestrutura tecnológica. As manutenções compreendem os sistemas e componentes físicos dos equipamentos de fornecimento de energia (UPS – Uninterruptible Power Supply e quadro elétrico), infraestrutura física interna e externa do data center, além do sistema de refrigeração (InRow da Schneider), inclusive a infraestrutura de evaporadoras externas ao prédio onde está hospedado o data center. A infraestrutura computacional ativa (servidores, armazenamento, comunicação e backup) possui contratos de garantias, suporte técnico, licenças de software e treinamento fornecidos pelas empresas HP, Veeam e VMWare.

Para conhecer mais sobre os recursos e funcionamento deste centro de dados, bem como recursos elétricos, de rede, tráfego de rede, cobertura wi-fi e plano de contingência, dentre outros, acesse:http://www.nti.ufrpe.br/datacenter.

12.3. Promoção de acessibilidade física

À luz de uma perspectiva inclusiva, e respeitando os dispositivos legais que preconizam o direito do pleno acesso das pessoas com deficiência aos espaços, as ações de infraestrutura da UFRPE têm o compromisso de atender aos critérios de acessibilidade que possibilitem a utilização de maneira autônoma, independente e segura do ambiente, das edificações, dos mobiliários e elementos à maior quantidade possível de pessoas, segundo o Desenho Universal, considerando diversas condições de mobilidade e de percepção do ambiente, com ou sem a ajuda de aparelhos específicos (ABNT, 2015).

Nesse sentido, desde 2010, a UFRPE incorporou a dimensão da acessibilidade aos projetos arquitetônicos realizados e implementados na Instituição. Considerando a acessibilidade como questão prioritária, envolvendo desde adequações implementadas aos prédios existentes, à elaboração de projetos arquitetônicos que já contemplam as demandas da legislação sobre acessibilidade.  

A adequação dos espaços físicos está fundamentada em diversos dispositivos legais, em especial: i) na Portaria nº 1.679/1999 (BRASIL, 1999), que determina a oferta de condições adequadas para o acesso das pessoas com deficiência, e tem como foco central a acessibilidade das pessoas que frequentam a Universidade; ii) na Lei nº 10.098, de 23 de março de 1994 (BRASIL, 1994), que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida;  iii) na Lei nº 13.146/2015 (BRASIL, 2015), que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência); e iv) na normalização específica estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR 9050/2004, e sua atualização NBR 9050/2020  -  Acessibilidade  a  edificações,  mobiliário,  espaços  e  equipamentos  urbanos.

Com isso, sobretudo nos últimos anos, a UFRPE entregou à sua comunidade universitária um conjunto de novas instalações acadêmicas e administrativas que atendem aos requisitos de acessibilidade física, como é o caso dos prédios localizados na Sede/UFRPE, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) e no Campus Senador José Hermínio de Morais do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), em Tiúma. Além da construção dos novos prédios das Unidades de Belo Jardim (UABJ) e do Cabo de Santo Agostinho (UACSA), que já contemplam, em seus projetos arquitetônicos, os critérios de acessibilidade.

Considerando o desafio de adaptar os prédios antigos, é importante ressaltar que a UFRPE, por meio do Núcleo de Engenharia e Meio Ambiente, tem realizado projetos na sede e nas Unidades Acadêmicas com o objetivo de levantar alternativas de soluções para a situação apresentada por cada edificação existente, bem como planejando etapas de intervenção de acordo com o caráter prioritário de cada situação específica. Como resultado desse trabalho, algumas reformas e adaptações já foram realizadas e outras estão em fase de execução. Além disso, significativo número de projetos executivos já foi finalizado e aguarda disponibilidade orçamentária para efetiva execução das demais obras de adequação física/arquitetônica.

Apesar do esforço institucional em garantir o atendimento aos requisitos de acessibilidade em todas as etapas dos seus novos projetos construtivos, a UFRPE assume o compromisso de realizar diversas obras de adequação física/arquitetônica em parcela significativa de suas instalações físicas mais antigas.

12.4. Agenda de Intervenções 

A relevância do investimento em infraestrutura para as universidades públicas no Brasil é indiscutível. Diante disso, a UFRPE, comprometida com o desenvolvimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão vem, ao longo dos anos, ampliando suas instalações para melhor atender à comunidade universitária, além de realizar diversas intervenções de melhorias nas construções existentes, sempre atenta aos requisitos fundamentais da sustentabilidade econômica, ambiental e social.

A agenda de intervenções é um instrumento de planejamento com foco na gestão do espaço físico da UFRPE, pois a infraestrutura de uma instituição pública de ensino deve ser a expressão de sua estrutura funcional, que precisa ser planejada de forma estratégica, a fim de suprir as necessidades básicas das atividades que se desenvolvem em seus espaços, como: departamentos, salas de aula e de professore(a)s, laboratórios, bibliotecas, teatros, restaurantes, banheiros, instalações acessíveis, dentre outros (Quadro 25).  

A proposta da agenda para os próximos dez anos foi construída a partir de sugestões apresentadas por representantes de diversos setores da UFRPE (presentes no grupo de trabalho responsável pela elaboração deste capítulo no processo de elaboração deste PDI) em conjunto com o Núcleo de Engenharia e Meio Ambiente (NEMAM), Reitoria e Vice-Reitoria Institucional.

As intervenções planejadas levaram em consideração as necessidades e prioridades institucionais para a próxima década, em observância ao crescimento institucional, às demandas já existentes e aos aspectos orçamentários.

Como em todo processo de planejamento estratégico, aliado ao atual cenário de pandemia que vivemos (com forte instabilidade nos âmbitos econômico e social), a respectiva agenda de intervenções estará sujeita a adequações juntamente com o período de revisão e atualização deste PDI UFRPE 2021-2030.

 

Quadro 25: Agenda de Intervenções Neman 2021-2030

Obras de Construção – Sede

Unidades Organizacionais

Intervenção

Justificativa

Departamento de Engenharia Agrícola

i) Construções do novo prédio.

-

Departamento de Medicina Veterinária

i) Construção do novo prédio.

i) Realocação de salas de aula, setores administrativos, auditório e salas dos professores em área externa ao hospital veterinário.

Departamento de Pesca

i) Construção do novo prédio do Laboratório de Maricultura Sustentável (LAMARSU).

i) Necessidade de melhoria na estrutura do departamento, para atendimento às demandas do curso.

Departamento de Tecnologia Rural

i) Construção do novo prédio.

-

Pró-reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão

i) Construção do novo prédio da PROGESTi.

i) Criação de espaço físico suficiente para realização das atividades desenvolvidas pela Progesti.

Departamento de Zootecnia

i) Reforma com ampliação do Laboratório de Pesquisa com Aves (LAPAVE);

ii) Ampliação do Laboratório de Biologia Molecular Aplicada à Produção Animal (BIOPA).

ieii) Necessidade de melhoria na estrutura do departamento, para atendimento às demandas do curso.

Obras de Construção - Unidades Acadêmicas e Campi Avançados

Unidades Organizacionais

Intervenção

Justificativa

Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)

i) Construção do bloco de apoio para funcionários de campo;

ii) Construção do núcleo esportivo;

iii) Construção do edifício de laboratórios da pós-graduação;

iv) Construção do edifício do Núcleo de Apoio e Promoção à Saúde (NAPS);

v) Aulas práticas de Zootecnia.

i) Promover melhores condições de trabalho para os funcionários de campo do Setor de Horticultura;

ii) Ampliar os espaços físicos, para que a comunidade acadêmica da UAST passe a utilizar a atividade física e/ou práticas corporais no seu dia-a-dia e com isso obtenham melhoria no condicionamento físico, corporal e na saúde; ampliando o conhecimento através das informações e discussões sobre a importância do movimento para uma melhor qualidade de vida, fortalecendo políticas públicas de permanência e inclusão, facilitando o convívio entre os mesmos;

iii) Crescimento do Programa de pós-graduação;

iv) Construção de um ambiente de trabalho adequado para promoção de qualidade de vida aos assistidos pelo setor;

v) Atendimento à crescente demanda por espaços adequados ao desenvolvimento das atividades acadêmicas, possibilitando pesquisas e atividades multidisciplinares.

Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA)

i) Construção da UACSA.

 

Unidade Acadêmica de Belo Jardim (UABJ)

i) Construção da UABJ.

 

Obras de Reformas, Melhorias e Adequações – Sede

Unidades Organizacionais

Intervenção

Justificativa

Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola (CEGOE)

i) Substituições esquadrias;

ii)  Infiltração coberta.

i) Esquadrias danificadas, prejudicando a climatização das salas e favorecendo infiltrações;

ii) Existência de diversas infiltrações nas salas e corredores.

Departamento de Agronomia

i) Reforma Laboratório de Expressão Gênica (LABEG);

ii) Reforma do Laboratório de Melhoramento Vegetal (Estufa - LAMEVE);

iii) Mudança da entrada da subestação Fitossanidade.

i) Promover condições dignas e salutares aos servidores, terceirizados ou não;

ii) Demanda de maior estrutura para continuidade das pesquisas e aperfeiçoamentos das aulas práticas da graduação e pós-graduação;

iii) Atendimento à NR-23 - Proteção contra incêndios, para estabelecer segurança numa possível evacuação do edifício.

Departamento de Biologia

i) Divisão gabinete professores;

ii) Reforma do Laboratório de Fisiologia Vegetal e da Casa de Vegetação;

iii) Reforma do Laboratório de Fisiologia Vegetal;

iv) Substituição de tela de proteção de duas casas de vegetação;

v) Reforma da Casa de Vegetação;

vi) Reforma dos laboratórios da Zoologia.

i) Oferecer ambiente adequado ao trabalho dos professores;

ii, iii, v) Necessidade de melhoria na estrutura do departamento, para atendimento às demandas do curso;

iv) Com a falta de telas, os experimentos de tese e dissertação, estão sofrendo danos por animais, comprometendo a qualidade dos estudos desenvolvidos;

vi) Necessidade de melhoria na estrutura do departamento, para atendimento às demandas do curso e normas de segurança preconizadas na legislação.

Departamento de Ciências do Consumo (DCC)

i) Adequações em edifício existente;

ii) Projeto elétrico.

i) Adequação do antigo prédio de pesca para uso do DCC;

ii) Redimensionamento na rede elétrica para a demanda do laboratório.

Departamento de Ciência Florestal

i) Adequações de acessibilidade;

ii) Adequações na estrutura física.

i) Garantir acesso a todos os usuários com necessidades especiais, permitindo mobilidade, comunicação, convivência e o acesso educacional;

ii) Melhorar o funcionamento do departamento para atendimento dos requerimentos do MEC.

Departamento de Economia

i) Reforma do Departamento de Economia.

i) Melhorar a estrutura do departamento para as demandas do curso.

Departamento de Medicina Veterinária

i) Adequações de acessibilidade;

ii) Construção da clínica de equinos;

iii) Adequações da sala de cirurgia de grandes animais;

iv) Reparo das instalações da sala de esterilização;

v) Pedidos diversos para o Hospital Veterinário;

vi) Reforma do ambulatório de grandes animais;

vii) Reforma ambulatórios 7, 8 e enfermaria;

viii) Adequações da sala de ultrassonografia do hospital veterinário;

ix) Reforma do Centro de Caprinos e Ovinos - infiltrações.

i) Garantir acesso a todos os usuários com necessidades especiais, permitindo mobilidade, comunicação, convivência e o acesso educacional;

ii, iii, iv, v, vi,vii,vii) Necessidade de melhoria na estrutura do departamento, para atendimento às demandas do curso;

viii) Criação de espaço adequado para instalação e uso dos equipamentos, visando possibilitar seu uso em atividades de ensino, pesquisa e extensão;

ix) Existência de diversas infiltrações nas salas e corredores.

Morfologia e Fisiologia Animal

i) Reforma da sala de microscopia.

Melhorar a estrutura dos laboratórios de aulas práticas.

Departamento de Pesca

i) Reformas gerais nos blocos 1 e 2.

i) Garantir condições adequadas de funcionamento.

Departamento de Química

i) Instalações janelas sala de aula 10B - Prédio Central;

ii) Reformas das salas 10A e 10B - Prédio Central;

iii) Divisão da sala 10B;

iv) Reestruturação de espaço dos docentes;

v) Divisões das salas blocos 2, 6, 8 e 10;

vi) Reforma de laboratório didáticos.

i) Vedação da sala que se encontra aberta para o uso nas atividades de ensino;

ii e iii) Criação de espaços adequados para instalação e uso dos equipamentos, visando possibilitar seu uso em atividades de ensino, pesquisa e extensão;

iv) Garantir condições adequadas de funcionamento;

v) Criação de salas de aulas menores para melhor atendimento das demandas do curso;

vi) Necessidade de melhoria na estrutura do departamento, para atendimento às demandas do curso.

Departamento de Zootecnia

i) Reforma (obra inacabada) no Laboratório de Digestibilidade;

ii) Reforma bubalinocultura;

iii) Conclusão das instalações bubalinocultura;

iv) Adequação hídrica galpão de Bubalinocultura;

v) Reforma geral (elétrica, hidráulica, civil, etc.), inclusive nas baias para suínos;

vi) Reforma do galpão avicultura;

vii) Construção de salas em galpão e ampliação da Fábrica de Ração;

vii) Colocação de divisórias por todo Departamento;

viii) Reforma geral (piso, PVC etc.).

i, ii, iii, iv, v, vi, viiv, viii) Melhorar a estrutura do departamento, para atendimento às demandas do curso.

Pró-Reitoria de Administração 

i) Divisão e estruturação de salas para Diretórios Acadêmicos;

ii) Reforma do arquivo geral.

i) Criação de espaço físico para acomodar os diretórios acadêmicos dos cursos de Letras, Licenciatura em Computação, Sistemas de Informação, Engenharia Agrícola e Ambiental, Ciência da Computação e Gastronomia;

ii) Melhorar a estrutura do arquivo geral.

Pró-reitoria de Extensão e Cultura

i) Reforma nas instalações gerais.

i) Melhorar a estrutura do departamento para as demandas institucionais.

Departamento de Engenharia Agrícola

i) Adequações nas instalações existentes.

i) Melhorar a estrutura do departamento, para as demandas do curso.

Obras de Reformas, Melhorias e Adequações - Unidades Acadêmicas e Campi Avançados

Unidades Organizacionais

Intervenção

Justificativa

Estação Avançada de Parnamirim

i) Projeto elétrico.

i) Redimensionar na rede elétrica para atender à demanda da Estação.

Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE (Codai) - Sede

i) Substituição de esquadrias do laboratório de mecânica;

ii) Acessibilidade salas de aula;

iii) Infiltração telhado.

i) Esquadrias danificadas, prejudicando a climatização das salas e favorecendo infiltrações;

ii) Garantir acesso a todos os usuários com necessidades especiais, permitindo mobilidade, comunicação, convivência e o acesso educacional;

iii) Existência de diversas infiltrações nas salas e corredores.

 

Com o objetivo de sempre cumprir com sua responsabilidade social em termos de acessibilidade física institucional, o Núcleo de Acessibilidade (NACES) apresenta o seguinte plano.

Ações de acessibilidade planejadas para 2021-2030

A1.Necropsia: reforma para melhoria da infraestrutura e adequações físicas para fins de acessibilidade

•    Reforma geral da edificação;

•    Reforma de sanitários e vestiários para tornar acessíveis;

•    Construção de calçadas e rampas de acesso ao edifício;

•    Rebaixamento de calçadas de entorno da edificação.

•    Piso tátil.

A2.Departamentos de Agronomia e de Ciências Florestais (9 prédios): Dept. de Agronomia (professores); Centro de Pesquisa de solos; Dept. de Ciências Florestais; Lab. de Química do Solo; Laboratório de Sementes; Fitotecnia; Núcleo de Fix. Biológica; Química ambiental de solos.

•    Construção de caixas corridas e passarelas para implantação de plataformas ou elevadores;

•    Reforma de sanitários e vestiários para tornar acessíveis;

•    Construção de calçadas e rampas de acesso e interligação entre os edifícios;

•    Rebaixamento de calçadas de entorno da edificação.

•    Criação de vagas especiais de estacionamento;

•    Piso tátil.

A3.Departamento de Ciências Domésticas (4 prédios): Prédio de aulas; Prédio de professores; Prédio de diretoria; Prédio antigo de Pesca.

 

•    Reforma geral do antigo edifício de pesca para a implantação do DCC (falta definição final da administração quanto ao uso da edificação);

•    Reforma de sanitários e vestiários para tornar acessíveis;

•    Construção de calçadas e rampas de acesso aos edifícios;

•    Rebaixamento de calçadas de entorno da edificação.

•    Criação de vagas especiais de estacionamento;

•    Piso tátil;

•    Construção de caixa corrida para implantação de plataformas (antigo edifício pesca).

A4. Departamento de Tecnologia Rural (7 prédios) e edifício de Sementes: Prédio salas de aula; Laboratórios do DTR; Diretoria; Prédio dos professores; 3 anexos; edifício de Sementes.

•    Construção de caixas corridas e passarelas para implantação de plataformas ou elevadores;

•    Reforma de sanitários e vestiários para tornar acessíveis;

•    Construção de calçadas e rampas de acesso e interligação entre os edifícios;

•    Rebaixamento de calçadas de entorno da edificação.

•    Criação de vagas especiais de estacionamento;

•    Piso tátil.

A5.CEAGRI I, CEAGRI II, Gastronomia, Pesca Novo

•    Adequações físicas para fins de acessibilidade.

A6.Hospital veterinário:

•    Tornar acessíveis sanitários e vestiário pertencentes ao Hospital Veterinário. Realizar demarcações de vagas especiais em seu estacionamento. Executar rebaixamento de calçadas de acesso à edificação. 

A7.Biblioteca central: 

•    Aquisição e instalação de um elevador para transporte vertical dos usuários e adequações nos sanitários.

A8.DLCH (5 blocos, antigos e novo)

•    Reforma de sanitários e vestiários para tornar acessíveis;

•    Construção de calçadas e rampas de acesso aos edifícios;

•    Rebaixamento de calçadas de entorno da edificação.

•    Criação de vagas especiais de estacionamento;

•    Piso tátil.

A9.Prefeitura (6 prédios): DSG; Almoxarifado / Prefeitura; Editora prédio novo; Divisão de Manutenção; Divisão de Transportes; Divisão de áreas verdes.

•    Reforma de sanitários e vestiários para tornar acessíveis;

•    Construção de calçadas e rampas de acesso aos edifícios;

•    Rebaixamento de calçadas de entorno da edificação.

•    Criação de vagas especiais de estacionamento;

•    Piso tátil. 

A10.Construção do bloco para o NACES 

•    Construção de um novo bloco para acomodar de forma adequada o Núcleo de Acessibilidade. 

A11.Reforma e adequações da Praça do CEGOE: 

•    Regularização de desníveis;

•    Rebaixamento de meio-fio;

•    Acesso ao PAPE e Decon;

•    Faixas elevadas;

•    Criação de vagas especiais de estacionamento;

Ao longo dos últimos anos a UFRPE vem realizando ações que visam a acessibilidade física de toda a sua estrutura. Em relação às intervenções realizadas nas Unidades Acadêmicas e Campi Avançados podem ser destacadas: a reforma da Unidade Acadêmica de Serra Talhada, que além de tornar acessível todo o agenciamento dessa Unidade contou com uma implantação de um módulo de vestiário acessível e a reforma da edificação principal da Clínica de Bovinos – Garanhuns, que dentre outras demandas da clínica foram igualmente incluídas as demandas da acessibilidade física. Para outros locais como o CODAI (Tiúma e São Lourenço), Estação Experimental de Cana-de-Açúcar do Carpina (EECAC), Estação de Agricultura Irrigada de Ibimirim (EAII - Ibimirim) e Estação de Agricultura Irrigada de Parnamirim (EAIP) foram iniciados os levantamentos arquitetônicos das suas edificações, etapa inicial de um projeto de acessibilidade. Sobre a Unidade Acadêmica de Belo Jardim (UABJ) e a Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA) que atualmente funcionam em edifícios alugados e acessíveis, é importante ressaltar que os projetos definitivos dessas Unidades, bem como todos os projetos em desenvolvimento na UFRPE, igualmente contemplam a acessibilidade física.  

O planejamento e a execução de projetos e obras de acessibilidade física-arquitetônica são tarefas minuciosas e de grande responsabilidade, que demandam atenção e dedicação de uma equipe multidisciplinar desde a etapa do levantamento de dados (estudo preliminar), passando pela elaboração dos projetos arquitetônicos, projetos complementares de engenharia, orçamentação, demais documentação técnica inerente à licitação de qualquer serviço público e por último a construção e fiscalização das obras.

Segundo dados do Naces, o Campus Dois Irmãos (Sede), em virtude da quantidade de edificações (139) e do volume de servidores, colaboradores terceirizados e discentes com deficiência e/ou mobilidade reduzida, comporta a maior quantidade de necessidades de intervenção em acessibilidade. Fato que indica, no momento, a previsão mais detalhada de intervenções na sede quando se comparado às unidades acadêmicas e campi avançados.

 

12.5. Logística e Serviços

12.5.1. Serviços de Manutenção Predial e Elétrica

A manutenção do espaço físico da instituição é imprescindível para a vida útil dos bens imóveis, de forma que sejam garantidos a segurança, o conforto e o bom uso dos espaços. 

Iniciou-se a descentralização dos cuidados com a manutenção das Unidades Acadêmicas, importante passo para intervenções com tempos de resposta menores, devido às tomadas de decisões serem locais. 

Porém, a Universidade é centenária e diversas intervenções são necessárias.Atualmente apenas existem ações corretivas, que acabam tornando a manutenção mais onerosa, necessitando significativo destacamento orçamentário para realizar todas as intervenções necessárias. Contudo, com as constantes contenções de gastos, torna-se inexequível a realização de todas em um mesmo ano, sendo importante analisar as ações necessárias e avaliar a gravidade, a urgência, a tendência e o custo.

A gravidade avaliará se existe risco aos usuários, a urgência tratará da velocidade que se deseja que seja solucionado, a tendência avalia a evolução da situação encontrada, e o custo, o porte do valor a ser empregado para a correção, cada um avaliado de 1 a 5, onde o 1 é a situação mais favorável e 5 a desfavorável.

Pretende-se estabelecer metas para as ações preventivas que atualmente são inexistentes. Para as corretivas, estabelecer metas baseadas na análise do ano anterior, avaliar a tabela de ações realizadas pelos índices para planejamento financeiro e de ações, de forma a permitir a migração de ações prioritariamente corretivas para prioritariamente preventivas. Também será elaborado manual do usuário, com acesso ao grande público, quanto aos cuidados com o bem imóvel e quando deve ser acionada a equipe de manutenção, a fim de que sejam realizadas as manutenções nos primeiros sinais de desgaste, evitando maiores custos com as intervenções.
Será feita, ainda, a realização de AS built das edificações e revisão das instalações para verificar as capacidades das instalações existentes.

12.5.2. Áreas Verdes

Dentre as disposições para a Divisão de áreas Verdes e Vias (DAVV) alguns critérios são estabelecidos quanto aos serviços, colaborações organizações e controle pelo departamento de logística e serviços. Compete à DAVV:

I -Elaborar normativo que apresente os trâmites existentes na DAVV;

II -Coordenar os serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos comuns (recicláveis e não recicláveis), dos serviços de saúde dos grupos A (Riscos Biológicos), B (Riscos Químicos) e E (Perfurocortantes), e dos resíduos da classe 1 (perigosos) gerados pela UFRPE;

III -Coordenar os serviços de combate a pragas na UFRPE;

IV -Realizar limpezas interna e externa de ambientes, bem como de calhas e telhados;

V -Remover o entulho gerado pelo serviço de manutenção interna, exceto entulhos de obras;

VI -Realizar os procedimentos necessários para autorização de poda e supressão vegetal junto aos órgãos competentes, exceto quando se tratar de obras;

VII -Colaborar na elaboração de termo de referência para aquisição de materiais e insumos necessários à manutenção das atividades da DAVV;

VIII -Participar do planejamento de contratações de serviços relacionados às atividades da DAVV;

IX -Colaborar na elaboração de projetos paisagísticos;

X - Realizar a jardinagem, gestão e preservação de espaços livres, urbanos ou naturais, de forma a processar micro e macropaisagens, desde jardins de edifícios às grandes áreas livres de uso público, como praças e bosques;

XI -Controlar o crescimento da vegetação no âmbito do Campus Dois Irmãos, realizando capinação, roço, varrição, poda das árvores, e erradicação, quando necessário;

XII -Realizar o planejamento de irrigação das áreas verdes úteis da UFRPE;

XIII -Organizar e instalar sementeiras, bem como proceder à realização de compostagem no âmbito da UFRPE;

XIV -Participar do planejamento de contratações de serviços relacionados às atividades da DAVV;

XV -Propor à Direção do Departamento de Logística e Serviços melhorias e inovações na área de sua competência;

XVI -Subsidiar a Direção do Delogs em eventuais questionamentos advindos de ouvidorias e auditorias internas e externas;

XVII -Fiscalizar os serviços terceirizados na sua área de competência;

XVIII -Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas à DAVV.

12.5.2.1. Elaborar projeto paisagístico em conformidade com o plano de Gestão e Logística Sustentável

A Constituição Federal do Brasil trata do desempenho ambiental em conformidade com as expectativas da sociedade em seu art. 225, no qual assevera que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, [...] impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações” (BRASIL, 2017). 

A Instrução Normativa nº. 10, de 12 de novembro de 2012 (BRASIL, 2012), estabelece a necessidade das Instituições Públicas Federais elaborarem o PLS (BRASIL, 2012b) para o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Dessa forma, investigar práticas de mudanças sustentáveis para promover mudanças voltadas para uma cultura sustentável nas Instituições de Ensino Superior, torna-se imprescindível para a comunidade universitária.  

12.5.2.2. Elaborar projetos de irrigação para áreas verdes de forma a utilizar a água de forma mais racional

Os projetos desenvolvidos na universidade devem ser organizados com base em objetivos de limitações de recursos hídricos com elaborações de projetos cooperativos integrados por redução do consumo de água com a participação de estudantes, professores e demais funcionários, visando a possibilidade de ações mais amplas quanto a racionalização de água em áreas verdes da instituição.

12.5.3. Vias Urbanas

Ações estratégicas

  • Implantação de bicicletários;
  • Placas de sinalização e orientação ao visitante interna e externa;
  • Implantação de ciclovias;
  • Substituição de lâmpadas de vapor metálico por LED.

12.5.4. Gestão de Resíduos

De acordo com o Relatório Anual de Acompanhamento do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE de 2019: frente aos desafios de financiamento e orçamento da administração pública, faz-se imperativo a necessidade de formalizar as iniciativas de contenção de despesas, de racionalização do uso de recursos e materiais, de geração e destinação de resíduos de todo tipo, de inclusão de cobranças de sustentabilidade nas contratações e compras, por intermédio de um planejamento consubstanciado e estruturado em diálogo com os objetivos e metas do Planejamento Estratégico e do Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI; isso foi o que resultou na formulação e publicação do Plano de Logística Sustentável.

Ações estratégicas

  • Intensificar as campanhas de coleta seletiva;
  • Programas de reciclagem na instituição;
  • Implantar sistemas para tratamento de matéria orgânica para reutilização;
  • Incluir no calendário acadêmico atividades de conscientização acerca do Plano de Logística Sustentável e do Projeto UFRPE sustentável;
  • Criar critérios de avaliação de compatibilização de carga de trabalho dos servidores envolvidos na comissão executiva do Projeto UFRPE Sustentável, a fim de efetivamente existir colaboração de toda a comissão.

12.5.4.1. Uso racional da água e melhora no sistema de esgoto

A Instituição vem buscando alternativas para redução do consumo de água. Para o cumprimento deste objetivo, o PLS sugere campanhas de conscientização para uso racional dos recursos; aquisição e substituição de novos equipamentos limitadores de consumo de água por prédio; estabelecer programas de monitoramento e controle dos recursos para gestão do consumo. Nesse sentido, seu compromisso com a sustentabilidade nessa área, priorizando otimizar os recursos já existentes. 

Ações estratégicas

  • Campanha educativa para utilização correta dos banheiros;
  • Utilização de vasos sanitários com sistema dual flush; 
  • Utilização de torneiras com temporizador; 
  • Realizar levantamento dos poços e análise da água; 
  • Estabelecer rotinas de monitoramento dos hidrômetros Companhia Pernambucana de Saneamento(Compesa) – destino; 
  • Realizar campanhas de conscientização para melhor uso da água; 
  • Eficiência da irrigação na jardinagem (horário e fisiologia da planta); 
  • Iniciar a instalação de hidrômetros simples por entrada de departamento ou prédio; 
  • Otimizar o serviço e sensibilizar o(a) usuário(a) de canais de atendimento para registro de ponto de vazamentos; 
  • Estabelecer para as novas edificações: medição individual e acessórios hidráulicos mais eficientes, do ponto de vista da durabilidade e da redução de consumo (ex.: caixas acopladas e torneiras com temporizadores); 
  • Inclusão de equipamentos de consumo eficiente de água na lista de compras permanentes; 
  • Elaboração de estudo da viabilidade de aproveitamento de água de chuva.

 

12.5.5. Transporte e Gestão da Frota

A frota de veículos da UFRPE contribui significativamente para a realização das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, prestando o necessário apoio para o deslocamento dos docentes, discentes, servidores e colaboradores, além de propiciar maior eficiência aos serviços administrativos que necessitam deste meio para a realização de suas atividades. A exemplo do Programa Pesquisa em Movimento (PPM) da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPPG), que tem por objetivo ampliar a oferta de veículos para a pesquisa, busca-se a melhoria na oferta do serviço de transporte. Salienta-se que a UFRPE se localiza a partir da capital Recife até Serra Talhada, sertão pernambucano, sendo necessária a utilização de veículos oficiais.

Na UFRPE, Campus Dois Irmãos e estações experimentais, a unidade organizacional de transporte encontra-se no DELOGS, através da Divisão de Transporte (DTRANS), conjuntamente com a Seção de Conservação e Manutenção de Veículos (SCMV). A DTRANS e a SCMV têm a finalidade de administrar, controlar, bem como realizar a manutenção e preservação da frota, dentre outras atribuições, conforme Regimento Interno deste Departamento.

Nas Unidades Acadêmicas localizadas fora da sede, o transporte e a gestão da frota são realizadas pela Seção de Transportes, vinculada à Direção Administrativa (DIRAD), que em conjunto com a PROAD, realiza o planejamento, a fiscalização e execução de contratações de serviços relacionados ao uso, manutenção e preservação veicular. Tais atividades são desempenhadas no Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai) pela Seção de Manutenção e Limpeza.

A gestão e a operacionalização do trabalho na UFRPE são executadas por servidores do quadro e por terceirizados, com predominância da terceirização nas atividades operacionais, sobretudo na condução dos veículos, uma vez que, em virtude do Decreto nº 2.271, de 07 de julho de 1997 (BRASIL, 1997), foi instituída a política de terceirização para atividades que poderiam ser objeto de execução indireta, como a de transportes. 

A UFRPE e suas Unidades Acadêmicas contam com uma frota oficial de veículos de diversas categorias automotivas (veículos de transporte institucional e de serviços comuns) e, atualmente, possui 147 veículos, com idade média de 10,5 anos.

No entanto, em muitos casos, a frota torna-se insuficiente para atender à diversidade de demandas, sobretudo da área acadêmica (aulas de campo, viagens para participação em eventos acadêmicos, realização de eventos locais) que são de difícil execução, haja vista o horário das atividades, a temporalidade, os limites de horas extras etc., e para isso fez-se necessária a contratação da prestação de serviços de locação de veículos (veículo, motorista, combustível).

No entanto, a publicação da Portaria nº 17, de 7 de fevereiro de 2018, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, suspendeu, até o momento, tanto as aquisições de veículos como a locação desses, impossibilitando o avanço do Plano Anual de Aquisição de Veículos (PAAV) - 2018, no qual foram consideradas as necessidades dos usuários da frota na UFRPE.

A crescente preocupação com questões relativas à sustentabilidade na UFRPE perpassa pelo tema abordado neste tópico. Em 2017, foi aprovado o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da UFRPE, que trata em seu Plano de Ação 11 sobre ações voltadas à Mobilidade Sustentável, construído com base nos princípios adotáveis da Lei Federal nº 12.587/2012 (BRASIL, 2012), que trata da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Destaca-se que o PLS será revisado e adequado periodicamente.

O objetivo, indicadores e metas para Transporte e Gestão da Frota são apresentados no Objetivo 110 no tópico 12.5.8.

12.5.6. Segurança Patrimonial e de Pessoas

Na UFRPE, campus Dois Irmãos e estações experimentais, a unidade organizacional de segurança está vinculada ao DELOGS, através Divisão de Segurança Universitária (DSU) que atua com a Seção de Vigilância Ostensiva e Patrimonial (SVOP) no fortalecimento da proteção patrimonial da UFRPE e na segurança da comunidade universitária. A DSU realiza o planejamento, execução e monitoramento das atividades na área de segurança.

Nas Unidades Acadêmicas e no Codai, a Direção Administrativa realiza, em conjunto com a PROAD, o planejamento, a fiscalização e execução de contratações de serviços relacionados à segurança patrimonial e de pessoas.

A DSU trabalha em parceria com os órgãos de segurança pública na investigação de ocorridos ligados à UFRPE. Também realiza, com frequência, o monitoramento da Instituição através do Serviço de Monitoramento Aéreo (SMA) mediante técnicas de Segurança Pública com o uso de drone de propriedade da UFRPE.

A equipe da DSU, por meio de encontros voltados à formação dos profissionais e fortalecimento das ações realizadas pelo setor, busca a melhoria dos trabalhos de segurança no contexto universitário, visando ao âmbito das exigências específicas para o alcance de bons resultados nos espaços acadêmicos, como o diálogo, a escuta e boa convivência universitária, bem como a ênfase da necessidade de novas tecnologias de identificação e monitoramento.

Visto como se dá a gestão no quesito segurança patrimonial e de pessoas na UFRPE, indicam-se como pontos de melhoria a ampliação dos pontos de iluminação no campus Dois Irmãos e nas Unidades Acadêmicas, a ampliação e a implantação de solução institucional de segurança universitária através de videomonitoramento, e também o aumento no número de rondas e reparo nos muros que limitam os campi

O objetivo, indicadores e metas para Segurança Patrimonial e de Pessoas são apresentados no Objetivo 111 no tópico 12.5.8.

 

12.5.7. Gestão de Espaços de Uso Comum e Centros de Ensino

O campus Dois Irmãos da UFRPE possui na sua infraestrutura física departamentos acadêmicos, bibliotecas e diferentes órgãos administrativos, que apresentam espaços de uso comum, que ficam sob a gestão do DELOGS, por meio de suas Coordenadorias. Existem espaços comuns de ensino que são distribuídos em diferentes prédios, especificamente para este fim, em que a gestão administrativa, de manutenção e conservação é realizada através das Coordenadorias seguintes: Coordenadoria do Prédio Centro de Ensino de Ciências Agrárias – Edifício Rildo Sartori (CEAGRI 1), Coordenadoria do Prédio Centro de Ensino de Ciências Agrárias – Edifício João Vasconcelos Sobrinho (CEAGRI 2), Coordenadoria do Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola (CEGOE). 

    Nas Unidades Acadêmicas, o planejamento e a organização dos espaços físicos e ambientais de uso comum ficam sob a responsabilidade da Seção de Engenharia e Manutenção, vinculada à Direção Administrativa da respectiva Unidade. No Codai, cabe à Direção Administrativa e de Ensino a gestão desses espaços.

O objetivo, indicadores e metas para Gestão de Espaços de Uso Comum e Centros de Ensino são apresentados no Objetivo 112 no tópico 12.5.8.
 

12.5.8. Objetivos, Indicadores e Metas 

Abaixo, apresentam-se objetivos, indicadores e metas para a expansão, a conservação e a atualização de equipamentos institucionais em termos de frota, segurança, espaços comuns e centros de ensino.

Objetivo 110: Transporte e Gestão da Frota

EIXO (Mapa estratégico)

PROCESSOS INTERNOS

TEMA

TRANSPORTE E GESTÃO DE FROTA

OBJETIVO

Revisar, monitorar e efetuar melhorias no transporte e frota da UFRPE

INDICADOR(ES)

META 2021

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

I. Veículo tipo VAN implementado nos contratos de locação de veículos da UFRPE;

II. Percentual de paradas de ônibus circular cobertas;

III. Novos pontos de paradas de ônibus circular implementados;

IV. Projeto para acompanhamento em tempo real do ônibus circular implementado;

V. Taxigov implementado na UFRPE;

VI. Sistema de gerenciamento de utilização de veículos oficiais implementado.

I. Implementar a opção de VAN no planejamento de locação de veículos da Universidade.

I. Realizar a licitação e contratação para a prestação dos serviços de locação de veículos;

II. Cobrir 50% das paradas do ônibus circular;

III. Realizar estudo sobre a necessidade de novos pontos de paradas;

V. Implementar a execução do serviço de Taxigov na UFRPE.

 

II. Cobrir 50% das paradas do ônibus circular;

III.Instalar 50% dos pontos identificados no estudo;
IV. Realizar estudo sobre as possibilidades de acompanhamentos em tempo real do ônibus circular;

V. Avaliar o uso do serviço de Taxigov na UFRPE.

 

III.Instalar 50% dos pontos identificados no estudo;

IV. Implementar solução identificada no estudo realizado;

V. Ampliar o uso do serviço de Taxigov na UFRPE;

V. Realizar estudo para implementação de sistema de gerenciamento de utilização de veículos oficiais.

 VI. Implementar sistema de gerenciamento de utilização de veículos oficiais.

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

PROAD/DELOGS/UNIDADES ACADÊMICA/Codai/Progesti

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) 

Indicar a demanda para inclusão do veículo tipo VAN à equipe de planejamento;

Definir as prioridades dos locais de instalações das cobertas, planejar a instalação das cobertas e monitorar sua execução;

Identificar sugestões de novos pontos do ônibus circular;

Criar grupo de trabalho para realização de projeto para acompanhamento em tempo real do ônibus circular;

Definir situações para utilização do TaxiGov e acompanhar as utilizações do TaxiGov pelos usuários da UFRPE;

Criar grupo de trabalho para implementação de sistema de gerenciamento de utilização de veículos oficiais.

ITENS AVALIAÇÃO CPA

DOCUMENTO LEGAL RELACIONADO

Eixo 5- Infraestrutura

Instrução Normativa nº 5 de 26 de maio de 2017

 

Objetivo 111: Segurança Patrimonial e de Pessoas

EIXO (Mapa estratégico)

PROCESSOS INTERNOS

TEMA

SEGURANÇA PATRIMONIAL E DE PESSOAS

OBJETIVO 

Revisar, monitorar e efetuar melhorias no serviço de segurança da UFRPE

INDICADOR(ES)

META 2021

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

I. Drones adquirido pela UFRPE;

II.  Número de servidores da UFRPE qualificados para operar drones;

III. Número de servidores da UFRPE qualificados para atuar com videomonitoramento;
IV. Percentual de câmeras instaladas e iluminação;

V. Percentual de aumento no número de rondas;

VI. Serviços de segurança contratados de forma unificada;

VII. Implementação de videomonitoramento iniciada nas unidades acadêmicas;

VII. Percentual de lâmpadas instaladas.

 VI. Realizar Estudo Técnico Preliminar para unificação dos contratos de segurança patrimonial da UFRPE;

VII. Realizar levantamento dos locais de baixa iluminação nos campi da UFRPE e elaborar cronograma de instalação para os pontos identificados.

 

 I. Aquisição de 01 drone para reforço da segurança da UFRPE;

II. Qualificar 04 servidores da UFRPE para operar drone;

III. Qualificar 06 servidores vigilantes da UFRPE para atuar com videomonitoramento;

IV. Instalar 20% das câmeras previstas em estudo e atualização da iluminação;

V. Realizar estudo para aumento do número de rondas;

VI. Realizar licitação para contratação unificada do serviço de segurança patrimonial;

VII. Instalar 100% das lâmpadas/luminárias previstas para 2022.

IV. Instalar 30% das câmeras previstas em estudo e atualização da iluminação;

V. Implementar 100% das rondas previstas no estudo para o ano de 2023;

VII. Realizar estudo para ampliar o videomonitoramento para as Unidades Acadêmicas;

VII. Instalar 100% das lâmpadas/luminárias previstas para 2023.

IV. Instalar 50% das câmeras previstas em estudo e atualização da iluminação;

V. Implementar 100% das rondas previstas no estudo para o ano de 2024;

VII. Realizar o planejamento da contratação para videomonitoramento nas Unidades Acadêmicas.

VII. Iniciar a implementação do videomonitoramento nas Unidades Acadêmicas.

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

Proad/Delogs/STD/Unidades Acadêmicas/Codai

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) 

Realizar estudo, pesquisa de preço, edital e termo de referência para a aquisição do drone;

Preparar a qualificação a ser ofertada, divulgar a qualificação e avaliar o resultado;

Identificar os horários de maior circulação para ampliar a oferta de segurança através de rondas;

Identificar locais prioritários de instalação, definir cronograma e monitorar execução das instalações das câmeras;

Identificar melhorias no serviço de segurança patrimonial para inclusão na nova contratação, realizar pesquisa de preço, edital e termo de referência;

Definir grupo de trabalho para ampliação do serviço de videomonitoramento para as Unidades Acadêmicas. Definir prazos e monitorar a execução.

Designar equipe para identificação dos locais de baixa iluminação, identificar prioridades, realizar o levantamento dos materiais e mão de obra necessários para alcance da meta e monitorar cronograma de execução.

ITENS AVALIAÇÃO CPA

DOCUMENTO LEGAL RELACIONADO

Eixo 3 - Infraestrutura

Instrução Normativa nº 5 de 26 de maio de 2017

 

Objetivo 112: Gestão de Espaços de Uso Comum e Centros de Ensino

EIXO (Mapa estratégico)

PROCESSOS INTERNOS

TEMA

GESTÃO DE ESPAÇOS DE USO COMUM E CENTROS DE ENSINO

OBJETIVO 

Revisar, monitorar e efetuar melhorias espaços de uso comum e centros de ensino da UFRPE

INDICADOR(ES)

META 2021

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

 

I. Espaços de convivência instalados;

II. Revitalização dos espaços comuns realizada;

III. Número de campanhas de conscientização divulgadas;

IV. Nível de satisfação dos alunos quanto à infraestrutura dos prédios de ensino.

I. Realizar o estudo sobre os espaços de convivência.

I. Instalar 50% dos espaços de convivência previstos para o ano de 2022;

II. Realizar estudo e planejamento para revitalização de espaços comuns;

III. Realizar 2 campanhas de conscientização sobre a conservação do ambiente de ensino;

IV. Criação e aplicação de formulário de satisfação.

I. Instalar 50% dos espaços de convivência previstos para o ano de 2023;

II. Executar 100% das revitalizações previstas no estudo para o ano de 2023;

III. Realizar 2 campanhas de conscientização sobre a conservação do ambiente de ensino;

IV. Mensurar o nível de satisfação dos alunos.

II.Executar 100% das revitalizações previstas no estudo para o ano de 2024;

III. Realizar 2 campanhas de conscientização sobre a conservação do ambiente de ensino;

IV. Aumentar o nível de satisfação identificado em 2023.

II. Executar 100% das revitalizações previstas no estudo para o ano de 2025;

III. Realizar 2 campanhas de conscientização sobre a conservação do ambiente de ensino.

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

Proad/Delogs/Unidades Acadêmicas/Codai

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) 

Criar grupo de trabalho para elaboração do plano de ação e elaborar Plano de Ação para instalação dos espaços de convivência e alimentação da UFRPE;

Definir grupo de trabalho para revitalização dos espaços comuns, identificar os espaços comuns, abrir canal de comunicação para participação da comunidade acadêmica;

Definir conteúdo e elaborar material de sensibilização para a campanha, identificar as plataformas de divulgação (site, Instagram, cartazes);

Levantamento dos itens de avaliação, executar melhorias identificadas e reaplicar a pesquisa de satisfação.

ITENS AVALIAÇÃO CPA

Eixo  5 - Infraestrutura

 

12.6. Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB)

 

O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (SIB-UFRPE) é órgão suplementar, diretamente vinculado à Reitoria e criado pela Resolução nº 016/2020, do Conselho Universitário. 

Este órgão tem como objetivo atuar no suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão, colaborando com docentes, discentes e técnico(a)s, quanto à utilização e acesso a: ferramentas de pesquisa, bases de dados, normativas técnicas e informação de conteúdo técnico-científico e cultural.

O Sistema Integrado de Bibliotecas da UFRPE  é constituído por 01 Biblioteca Central Professor Mário Coelho de Andrade (BC) e uma biblioteca setorial Manuel Correia de Andrade (BSMCA), localizadas no campus de Dois Irmãos, Recife; 03 bibliotecas de unidades: a biblioteca Vanete Almeida da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (B-UAST), a biblioteca Esmeraldina Pereira da Silva da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (B-UACSA), a biblioteca Unidade Acadêmica de Belo Jardim (B-UABJ); e a biblioteca Roldão de Siqueira Campos  de ensino médio e profissionalizante do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (B-Codai), localizada em São Lourenço da Mata, totalizando 06 bibliotecas.

12.6.1. Horário de funcionamento

As Bibliotecas do SIB-UFRPE buscam atender as demandas da comunidade acadêmica. Todas funcionando de segunda à sexta-feira, conforme horários especificados no Quadro abaixo:

Horário de funcionamento das bibliotecas da UFRPE

BIBLIOTECA

FUNCIONAMENTO

Biblioteca Central Professor Mário Coelho de Andrade

8h às 21h

Biblioteca Setorial Manuel Correia de Andrade

8h às 21h

Biblioteca Vanete Almeida da Unidade Acadêmica de Serra Talhada

8h às 21h

Biblioteca Esmeraldina Pereira da Silva da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho

8h às 16h30min

Biblioteca da Unidade Acadêmica de Belo Jardim

      8h às16h30mim

Biblioteca Roldão de Siqueira Fontes do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas

8h às 17h

 

Estes horários de funcionamento poderão ser redefinidos de acordo com as demandas e as especificidades de cada Unidade.

12.6.2. Atividades técnicas

O SIB-UFRPE possui as seguintes coordenações técnicas, responsáveis pela normatização, padronização e qualidade dos serviços oferecidos pelo Sistema.

Atendimento ao Usuário: responsável por coordenar, dirigir e acompanhar todas as atividades de atendimento de seus usuários e público externo, com foco no acesso à informação em meio físico e digital.

Formação e Desenvolvimento do Acervo: responsável em planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os serviços de seleção, aquisição, intercâmbio, desfazimento e registro de materiais bibliográficos do SIB-UFRPE.

Processamento Técnico: responsável por classificar e catalogar os materiais bibliográficos e não bibliográfico; gerir, manter e alimentar as bases de dados; coordenar e executar o preparo final dos materiais a serem disponibilizados nos acervos, bem como orienta ações e intervenções sistêmicas de conservação, restauração e pequenos reparos.

Serviços Digitais de Informação: responsável por organizar, preservar e garantir o acesso à documentação científica, memorial e cultural da UFRPE em acervos digitais; atua na proposição de políticas e diretrizes de serviços digitais de informação; coordena a gestão das bases: Repositório Institucional da UFRPE, da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD-UFRPE), Portal de Periódicos da UFRPE e de outras bases de dados a serem adquiridas pelo SIB.

Gestão Documental e Memória: responsável por reunir, organizar e disseminar acervos pessoais formados por documentos escritos, fotografias, filmes e outros suportes que compõem a memória de professores e técnicos, e suas contribuições para a evolução da UFRPE.

12.6.3. Serviços oferecidos

O SIB-UFRPE atende aos usuários da comunidade interna: estudantes do ensino médio, técnico, graduação, pós-graduação, docentes e técnicos, os quais podem se cadastrar na sua respectiva biblioteca para ter acesso aos serviços de empréstimo de materiais. Segue relação de serviços ofertados por todas as bibliotecas do SIB:

  • Cadastro de usuário;
  • Empréstimo, devolução, renovação e reserva de materiais em diversos formatos; 
  • Empréstimo interbibliotecas;
  • Consulta ao acervo;
  • Consulta on-line pelo Pergamum;
  • Pesquisa bibliográfica;
  • Comutação bibliográfica – COMUT; 
  • Emissão da declaração de isenção de débito;
  • Sistema automático de geração de ficha catalográfica para teses, dissertações e trabalhos de conclusão de cursos (TCC);
  • Elaboração de ficha catalográfica para livros e demais tipos de publicações produzidas pela comunidade acadêmica; 
  • Normalização de Trabalhos Acadêmicos;
  • Orientação às normas da ABNT;
  • Adaptação de materiais bibliográficos para formatos acessíveis;
  • Acesso às normas da ABNT na íntegra;
  • Treinamentos em Bases de Dados;
  • Treinamento quanto ao uso das Normas da ABNT;
  • Depósito de TCC, teses e dissertações;
  • Acesso às bases de dados nacionais e internacionais em diversas áreas do conhecimento via Rede CAFe;
  • Tutoriais de acesso às plataformas digitais;
  • Acesso às bibliotecas digitais e Repositório Institucional da UFRPE; 
  • Acesso ao Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRPE;
  • Espaços para pesquisas;
  • Visitas dirigidas;
  • Serviço de referência; 
  • Utilização do espaço físico para estudo;
  • Elaboração de relatórios por área de conhecimento, a fim de subsidiar as coordenações de cursos, especialmente nas elaborações de PPC.

    O público externo tem acesso aos serviços que não necessitem de comprovação de vínculo institucional, como consulta ao acervo e acesso a salas de estudo.

12.6.4. Espaço físico para estudos

O SIB-UFRPE busca oferecer a seus usuários espaços que permitam o pleno desenvolvimento das atividades acadêmicas, contemplando os eixos de ensino, pesquisa e extensão, e contribuindo para a autonomia dos estudantes. Os espaços para pesquisa e estudo se dividem em duas categorias: individuais e coletivos. As bibliotecas do SIB são estruturadas para oferecer:

  • Terminais de consulta ao catálogo online da biblioteca;
  • Consulta online ao acervo
  • Acervos circulantes abertos para consulta;
  • Laboratório de informática para pesquisas;
  • Sala de audiovisual;
  • Estações de atendimento ao usuário para empréstimo, renovação e devolução de materiais;
  • Sala para atendimento de serviços de referência; 
  • Espaços de estudo coletivos;
  • Espaços de estudo individuais.

12.6.5. Recursos humanos

Os recursos humanos do SIB-UFRPE são compostos por servidores técnicos administrativos: bibliotecário-documentalistas, assistentes e auxiliares administrativos e prestadores de serviços terceirizados que desempenham a função de   auxiliares de biblioteca. 

Estes recursos humanos, têm-se mostrado insuficientes para a implantação de novos serviços e produtos, bem como na ampliação e melhoria dos já existentes, o que compromete a qualidade dos serviços prestados no SIB-UFRPE.

12.6.6. Acervo do SIB- UFRPE

Os acervos físicos e digitais do SIB-UFRPE são constituídos para atender às demandas bibliográficas das atividades de ensino, pesquisa e extensão da comunidade acadêmica, bem como para salvaguardar a produção intelectual e a memória Institucional da UFRPE.  

 

12.6.6.1. Acervo físico

O acervo físico do SIB-UFRPE é formado por materiais em diversos formatos e suportes, com cerca de 166.466 mil exemplares, distribuídos nas 06 bibliotecas integrantes do Sistema. A consulta a esse acervo pode ser realizada através do  Catálogo Online do Pergamum (http://ww2.bc.ufrpe.br/pergamum/biblioteca/index.php). Os materiais encontram-se organizados em coleções e catalogados com base no Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2) e na Classificação Decimal de Dewey (CDD), e assim categorizados: Livros técnico-científicos (cobrindo todas as áreas do conhecimento), Folhetos, Periódicos, Multimeios (CDs, CD-ROMs, DVDs e VHS), Obras de Referências (dicionários gerais e especializados, guias, enciclopédias, glossários, atlas, manuais, resumos, índices, bibliografias) e Coleções Especiais (Coleção IBGE, Coleção Vasconcelos Sobrinho, Relatórios Administrativos publicados pela UFRPE, Memorial Institucional: livros editados pela Editora da UFRPE, Produção científica da UFRPE: monografias, teses e dissertações,  e Teses e Dissertações de outras IFES). 

 

Quantitativo de títulos e exemplares (atualizado em 16/04/2021)

 

Títulos

Exemplares

Biblioteca Central Professor Mário Coelho de Andrade

48.397

95.953

Biblioteca Setorial Manuel Correia de Andrade

12.627

37.300

Biblioteca Vanete Almeida da Unidade Acadêmica de Serra Talhada 

3.852

21.699

Biblioteca Esmeraldina Pereira da Silva da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho

701

7.335

Biblioteca da Unidade Acadêmica de Belo Jardim

99

885

Biblioteca Roldão de Siqueira Fontes do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas

1.534

3.294

TOTAL

67.210

166.466

 

12.6.6.2. Acervo digital

O acervo digital do SIB-UFRPE é constituído por dois tipos de plataformas: as bases de dados contratadas, de acesso restrito à comunidade acadêmica; e as plataformas de conteúdo produzido pela UFRPE que armazenam e disponibilizam a produção científica, acadêmica e memorial da Instituição, de acesso aberto ao público em geral. 

    Estes acervos facilitam o acesso da comunidade acadêmica a livros e materiais bibliográficos, em suporte digital, que compõem as bibliografias dos cursos, e, em especial, a comunidade acadêmica da UEADTEC, que utiliza prioritariamente de fontes de informação em meio digital para o desenvolvimento das atividades de ensino.

12.6.6.3. Plataformas de acesso livre com conteúdo da UFRPE

  • Repositório Institucional da UFRPE

Base de dados que abriga a produção intelectual e memorial da Universidade. Atualmente, estão disponíveis trabalhos de conclusão dos cursos de graduação, edições do periódico Caderno Ômega e outros. https://repository.ufrpe.br/

  • Biblioteca digital de Teses e Dissertações

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações reúne as publicações produzidas pelos programas de Pós-Graduação da UFRPE (Mestrado e Doutorado) e disponibiliza na íntegra as teses e dissertações em formato digital (PDF). Integra a BDTD nacional, promovendo uma maior visibilidade da produção científica e tecnológica brasileira no contexto nacional e internacional. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede/

  • Portal de Periódicos da UFRPE 

Abriga as revistas científicas produzidas no âmbito da universidade, de modo a garantir maior visibilidade da produção científica. O Portal utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), traduzido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) a partir da versão do Open Journal System (OJS). http://www.journals.ufrpe.br/

12.6.6.4. Bases de dados de acesso restrito à comunidade da UFRPE

  • Ebook Central

Base de dados de livros eletrônicos, que conta com um acervo com cerca de 230.000 livros, em formato digital, de acesso ilimitado, abrangendo todas as áreas de conhecimento. A base oferece acesso prático e rápido a livros de grandes editoras. Tutorial de acesso: http://www.sib.ufrpe.br/ebook-central

https://ebookcentral.proquest.com/auth/lib/ufrpe-ebooks

  • Minha Biblioteca

Formada por mais de 12 grandes editoras acadêmicas do Brasil e 15 selos editoriais, por meio da Minha Biblioteca, estudantes, professores e profissionais têm acesso rápido, fácil e simultâneo a milhares de títulos. Com um amplo acervo multidisciplinar, são milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos, em língua portuguesa.https://dliportal.zbra.com.br/Login.aspx?key=UFRPE

  • Portal de Periódicos da Capes

A UFRPE tem acesso integral ao conteúdo do Portal Capes. Os usuários têm acesso a textos completos disponíveis em mais de 38 mil publicações periódicas, internacionais e nacionais, e de diversas bases de dados que reúnem desde referências e resumos de trabalhos acadêmicos e científicos até normas técnicas, patentes, teses e dissertações dentre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento.

Tutorial de acesso: http://www.sib.ufrpe.br/acesso-remoto-portal-capes

https://www.periodicos.capes.gov.br/

  • Normas Técnicas

O Sistema GEDWeb oferece um banco de dados de normas técnicas nacionais e estrangeiras, incluindo as normas ABNT NBR/NM e de órgãos nacionais como o INMETRO, MAPA, CONAMA, ANEEL, MTE, dentre outros.www.gedweb.com.br/ufrpe/

 

12.6.7. Expansão dos acervos

    A atualização e expansão dos acervos do SIB-UFRPE apoia-se na Política de Formação e Desenvolvimento de Acervos (PFDA), que estabelece as diretrizes para o processo de seleção e aquisição por compra, doação, permuta e desfazimento de materiais bibliográficos na UFRPE. A PFDA norteia a seleção e a aquisição de novos títulos e exemplares e a aquisição e manutenção das plataformas digitais que atendam às demandas bibliográficas das atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFRPE nos aspectos quantitativos, qualitativos e de acesso. 

As aquisições por doação acontecem de forma voluntária por pessoas físicas ou jurídicas e seu recebimento e incorporação ao acervo do SIB-UFRPE obedecem aos critérios estabelecidos na PFDA. A partir de 2019, com a publicação do Decreto nº 9764/2019 (BRASL, 2019), de 11 de abril que instituiu o REUSE, ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Economia que dispõe sobre o recebimento de doações para a administração pública, o SIB-UFRPE necessitou readequar seus critérios e fluxos para atendimento ao Decreto e no momento aguarda normativa a ser elaborada pela Divisão de Administração Patrimonial da UFRPE. 

As aquisições por compra utilizam recursos do orçamento de capital previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA), distribuídos anualmente pela Pró-Reitoria de Administração. Diante do volume das bibliografias e com objetivo de economia de escala, as aquisições das bibliografias impressas são realizadas de forma centralizada, adotando como procedimento padrão a modalidade de Registro de Preços. Este tipo de aquisição viabiliza um melhor planejamento das aquisições, uma vez que dispensa a liberação da dotação orçamentária no momento da licitação, possibilitando a compra de materiais à medida que os recursos estiverem disponíveis. 

Quanto à permuta de materiais bibliográficos, esta aquisição é realizada com outras instituições públicas e privadas e tem como principal objetivo a aquisição de obras de interesse da UFRPE que não estão disponíveis para comercialização. É realizada de forma pontual e oferece como contrapartida: publicações da UFRPE e obras recebidas por doação e não incorporadas ao acervo.

Este acervo de que se fala pode ser acompanhado e avaliado pela comunidade acadêmica por meio do portal Pergamum: http://ww2.bc.ufrpe.br/pergamum/biblioteca/index.php

12.6.8. Objetivos, Indicadores e Metas para o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB)

Os objetivos e metas foram estabelecidos a partir de um planejamento, visando o fortalecimento das atividades já existentes, bem como a implantação de novos serviços a serem desenvolvidos pela equipe técnica do SIB-UFRPE, e são apresentados nos objetivos 113, 114 e 115 listados a seguir.

12.6.8.1. Formação e Desenvolvimento do Acervo

    A atividades de formação e desenvolvimento do acervo atua na seleção e aquisição de materiais bibliográficos, seja por compra e/ou doação, para compor os acervos das bibliotecas do SIB/UFRPE. Priorizando os Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos, avalia as demandas por bibliografias básicas e complementares dos cursos da UFRPE.

 

Objetivo 113: Formação e Desenvolvimento do Acervo Bibliográfico

EIXO (Mapa estratégico)

APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO

TEMA

FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ACERVO

OBJETIVO 

Executar a aquisição de materiais bibliográficos de acordo com a Política de Formação e Desenvolvimento do Acervo do SIB-UFRPE

INDICADOR(ES)

META 2021

META 2022

META 2023

META 2024

I – Política de formação do Acervo atualizada

II – % de renovações das plataformas digitais

III – Número de aquisições de novas plataformas digitais

IV – Percentual de implementação do REUSE

V – Quantidade de técnicos capacitados

VI – Quantidade de ARPs vigentes de materiais bibliográficos

VII - Modelo de relatório elaborado

I. Atualizar a Política de Formação e Desenvolvimento de Acervo Do SIB-UFRPE;

II. Renovação das plataformas digitais existentes

III. Aquisição de novas plataformas digitais

IV. Aderir as diretrizes estabelecidas pela Divisão de Administração Patrimonial para implementação do REUSE;

V. Capacitação da equipe técnica para utilização do REUSE;

VI. Elaboração e a licitação de uma Ata de registro de preços para aquisição material bibliográfico físico.

VII. Elaboração de um modelo de relatório de adequação, das bibliografias básicas e complementares para as avaliações de cursos de graduação..

I. Atualização da Política de Formação do Acervo.

-

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

Sistema Integrado de Bibliotecas da UFRPE

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) 

Criar uma comissão para a atualização da Política de Formação do Acervo do SIB/UFRPE;

Pesquisar no mercado editorial outras plataformas de livros eletrônicos que atendam as demandas bibliográficas da UFRPE;

Elaborar um fluxograma de uso do REUSE compatível com a Política de Formação e Desenvolvimento do Acervo;

Realizar levantamento das demandas bibliográficas, por livro físico;

Criar uma comissão para discussão e elaboração de um modelo institucional de relatório de adequação para os cursos de graduação do SIB-UFRPE;

Criar uma nova comissão para realizar a atualização da PFDA.

 

12.6.8.2. Preservação e conservação dos acervos

    A preservação e conservação devem ser entendidas como uma forma de garantir o acesso à informação pela sociedade presente e futura. Com o crescimento contínuo do acervo bibliográfico juntamente com o crescimento da demanda por acesso, o SIB-UFRPE visa desenvolver ações e políticas que permitam que o documento permaneça em condições físicas de utilização por muito mais tempo.
 

Objetivo 114: Preservação e conservação dos Acervos

EIXO (Mapa estratégico)

PROCESSOS INTERNOS

TEMA

SERVIÇO DE PRESERVAÇÃO DOS ACERVOS

OBJETIVO 

Desenvolver medidas visando à preservação e à conservação física dos materiais informacionais.

INDICADOR(ES)

META 2021

META 2022

META 2023

META 2024

I - Laboratórios de Restauro Instalados

II – Quantidade de ações de preservação do acervo

III- Quantidade de obras danificadas levantadas

IV – Quantidade de pessoas capacitadas em atividades de restauro

V – Parecer técnico realizado

VI - Política de Preservação de Acervos Aprovada

I. Planejar e adequar espaço à instalação do laboratório na UACSA e na BC;

I. Aquisição de equipamentos e insumos para o laboratório de restauro da UACSA e da BC.

II. Desenvolver ações de preservação do acervo;

III. Levantamento do quantitativo das obras danificadas nos acervos das bibliotecas do SIB;

IV. Capacitar as equipes que realizarão as atividades de restauro.

V. Realizar parecer técnico dos espaços e dos acervos do SIB-UFRPE.

I. Elaborar uma política de preservação de acervos do SIB-UFRPE.

-

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

Sistema Integrado de Bibliotecas da UFRPE

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) 

Adquirir materiais e equipamentos para implantação do Laboratório de Conservação e Restauro de Acervos na Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho e da Biblioteca Central;

Devolver por meios diversos a conscientização da comunidade acadêmica sobre a preservação dos materiais bibliográficos, bem como executar reparos nas coleções;

Realizar cursos e oficinas para os profissionais que irão desenvolver as atividades de restauro;

Apresentar por meio de uma comissão técnica um diagnóstico com avaliação das coleções e do ambiente físico das Unidades selecionadas;

Criar Comissão para elaboração de uma política visando à regulamentação de ações necessárias para a preservação e conservação dos acervos.

 

12.6.8.3. Repositório Institucional

 

O Repositório Institucional da UFRPE (RI-UFRPE), um sistema de informação que tem como objetivo: armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente o conhecimento desenvolvido e produzido pelos diversos setores acadêmicos e administrativos que integram a Universidade Federal Rural de Pernambuco.

 

Objetivo 115: Repositório Institucional

EIXO (Mapa estratégico)

PROCESSOS INTERNOS

TEMA

REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UFRPE

OBJETIVO 

Armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente o conhecimento desenvolvido e produzido pelos diversos setores acadêmicos e administrativos que integram a Universidade Federal Rural de Pernambuco.

INDICADOR(ES)

META 2021

META 2022

META 2023

META 2024

I – Percentual de Informação atualizada no sistema de gestão do repositório (DSPACE)

II – Resolução do RI aprovada

III – Percentual do harversting dos metadados atualizados

IV –Política de preservação digital elaborada

V – Processo de autoarquivamento dos TCCs no RI implantado

VI -  % de política de Preservação digital do RI implantado

VII – Plano de ação para digitalização de coleções científicas e de memória elaborado

VIII - Política de Repositório Institucional atualizada

I. Realizar atualização do DSPACE, software utilizado na gestão do repositório;

II. Aprovar a Resolução do RI UFRPE;

III. Atualização do harversting dos metadados através do protocolo OAI-PMH junto ao IBICT.

 

IV. Elaborar política de preservação digital do RI UFRPE;

V. Planejar as ações de autoarquivamento dos trabalhos de conclusão de curso no RI UFRPE.

VI. Implantar a política de preservação digital do RI UFRPE;

VII. Elaborar plano de ação para digitalização de coleções científicas e de memória para organização, preservação e acesso no RI UFRPE.

VIII - Revisar a Política do Repositório Institucional para fins de atualização.

 

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

Sistema Integrado de Bibliotecas da UFRPE

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) 

Executar calendário junto à STD para atualização do DSPACE;

Monitorar, junto ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), o harversting dos metadados através do protocolo OAI-PMH;

Criar uma comissão para elaboração da Política de Preservação Digital do RI-UFRPE;

Desenvolver plano de ação para o autoarquivamento no RI-UFRPE;

Criar uma nova comissão para realizar a atualização da Política do Repositório Institucional.

12.7. Laboratórios

A UFRPE oferece 46 cursos de graduação na modalidade presencial, 09 cursos EAD e 59 cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado). Nesse contexto, a qualidade da infraestrutura dos laboratórios e equipamentos na Instituição é fundamental ao desenvolvimento dos conceitos para inovação e evolução das ciências. 

Os laboratórios destinados às atividades de ensino estão vinculados aos Departamentos, Unidades Acadêmicas e Codai, onde os cursos de graduação e cursos técnicos estão lotados. A gestão desses ambientes e equipamentos é realizada em conjunto com a Reitoria, PROAD, NEMAM, Direções dos Departamentos, Unidades Acadêmicas e Codai, que planejam, executam e avaliam as ações de construção, ampliação, aquisição manutenção e conservação dos laboratórios destinados às atividades de ensino, bem como o planejamento, a aquisição, a manutenção e a conservação de equipamentos destinados a esses espaços.

No âmbito da pesquisa, os laboratórios estão situados nos Programas de Pós-Graduação lotados nos Departamentos e Unidades Acadêmicas. O espaço de laboratório e equipamentos multiusuário está no Centro de Apoio à Pesquisa (CENAPESQ), criado em 2012, que de acordo com a Resolução Consu nº 212/2012 tem por finalidade: i) desenvolver atividades científicas e tecnológicas com vistas à criação e transmissão do conhecimento. ii) facultar suas instalações, equipamentos e seus recursos humanos ao melhoramento da qualidade do ensino e das pesquisas desenvolvidas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco; iii) prestar os serviços que lhe são inerentes, de maneira complementar, a pessoas físicas e jurídicas de direito público ou de direito privado, mediante contratos ou convênios, em consonância com a Legislação Federal. 

A gestão dos laboratórios destinados às atividades de equipamentos é planejada e realizada em conjunto pela Reitoria, os programas de pós-graduação e o Instituto de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo, Internacionalização e Relações Institucionais (Instituto IPÊ), associada à captação de recurso procedentes das chamadas dos órgãos e agências de fomento à pesquisa, dos convênios e cooperação internacional.

O Instituto IPÊ foi criado recentemente através da Resolução Consu nº 027/2020, sendo um órgão executivo diretamente vinculado à Reitoria. Dessa forma, a pesquisa foi desvinculada da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), que após tal reestruturação organizacional na Instituição, passou a ser denominada Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Na sua estrutura organizacional, destaca-se o Núcleo de Pesquisa (Nupesq), que é a unidade responsável pela gestão de programas de pesquisa e da iniciação científica, apoio à publicação e participação em eventos, transferência do conhecimento, centros e infraestrutura de apoio à pesquisa e gestão de projetos e grupos de pesquisa. 

A partir da avaliação pela comunidade acadêmica, categoria discentes, da infraestrutura, observou-se que o item laboratórios apresentou avaliação com indicação de diversos pontos de melhoria.  

Por outro lado, o relatório de gestão de 2020 demonstra o esforço da Instituição em melhorar  a infraestrutura dos espaços físicos de laboratórios, por exemplo, a Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia usou os recursos do TED 9677, com valor total de R$ 1.999.939,70, com o objetivo de atender às políticas institucionais e diretrizes da UFRPE, tais como: interação entre ensino presencial e a distância; avanço nos indicadores de qualidade dos cursos de graduação; implantação de metodologia de ensino híbrido; incentivo e apoio a eventos que utilizem as ferramentas da EAD; estímulo à produção científica e tecnológica. Assim foram adquiridos estúdio de produção de videoaulas, laboratório de produção audiovisual móvel, dentre outros.

O objetivo, indicadores e metas para Laboratório são apresentados no Objetivo 116 a seguir.
 

Objetivo 116: Laboratórios

EIXO (Mapa estratégico)

PROCESSOS INTERNOS

TEMA

LABORATÓRIOS

OBJETIVO 

Revisar, monitorar, expandir e efetuar melhorias na infraestrutura e equipamentos dos laboratórios  da UFRPE

INDICADOR(ES)

META 2021

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

  1.    Número e localização dos laboratórios dos Centros Multiusuários (CENAPESQ, CEPEVE etc);
  2. Número de equipamentos dos laboratórios dos Centros Multiusuários (CENAPESQ, CEPEVE etc);
  3. Número de mapas de riscos dos laboratórios dos Centros Multiusuários (CENAPESQ, CEPEVE etc);
  4. Número de laboratórios de informática dos Departamentos, Unidades Acadêmicas e Codai;
  5. Número de atendimentos realizados pelos laboratórios dos Centros Multiusuários (CENAPESQ, CEPEVE etc).

V. Número de atendimentos realizados pelos laboratórios dos Centros Multiusuários (CENAPESQ, CEPEVE etc).

 

I. Realizar o mapeamento da localização dos laboratórios e unidades de pesquisa vinculados aos Departamentos, UA e Codai;

II. Realizar o mapeamento da localização equipamentos de laboratório vinculados aos Departamentos, UA e Codai para fins de manutenção e aquisição;

III. Realizar o estudo e mapeamento, implantação de mapas de riscos dos laboratóriosdos Centros Multiusuários (CENAPESQ, CEPEVE etc);

IV. Realizar o mapeamento da localização de equipamentos de laboratório de informática dos Departamentos, Unidades Acadêmicas e Codai para fins de manutenção e aquisição.

I. Realizar o mapeamento da localização dos laboratórios e unidades de pesquisa vinculados aos Departamentos, UA e Codai;

II. Realizar o mapeamento da localização equipamentos de laboratório vinculados aos Departamentos, UA e Codai para fins de manutenção e aquisição;

III. Realizar o estudo e mapeamento, implantação de mapas de riscos dos laboratóriosdos Centros Multiusuários (CENAPESQ, CEPEVE etc);

IV. Realizar o mapeamento da localização de equipamentos de laboratório de informática dos Departamentos, Unidades Acadêmicas e Codai para fins de manutenção e aquisição.

 

 

.

 

I. Realizar a normatização referente ao conceito de laboratório e núcleos de pesquisa;

II.Finalizar o mapeamento da localização equipamentos de laboratório vinculados aos Departamentos, UA e Codai para fins de manutenção e aquisição;

III. Finalizar o estudo e mapeamento, implantação de mapas de riscos dos laboratórios dos Centros Multiusuários (CENAPESQ, CEPEVE etc);

IV. Finalizar o mapeamento da localização de equipamentos de laboratório de informática dos Departamentos, Unidades Acadêmicas e Codai para fins de manutenção e aquisição.

I. Finalizar normatização referente ao conceito de laboratório, núcleos e grupos de pesquisa.

UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS)

REITORIA/ PROAD/IPÊ/PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO/UNIDADES ACADÊMICAS (UA)/Codai

AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) 

Expandir e aprimorar o número de laboratórios e unidades de pesquisas, considerando a disponibilidade orçamentária;

Expandir e adquirir os equipamentos de laboratórios, quando possível, com eficiência energética e hídrica;

Regulamentar o conceito de laboratório e núcleo de pesquisas;

Estimular a política de laboratórios multiusuários e a aquisição de equipamentos compartilhados;

Estimular a captação de recursos externos pelos laboratórios multiusuários;

Expandir e aprimorar os laboratórios de pesquisa, a partir de oportunidades de financiamento externo.

Expandir e adquirir os equipamentos de pesquisa, quando da possibilidade com eficiência energética e hídrica, a partir de oportunidades de financiamento externo.

ODS RELACIONADO (S)

ITENS AVALIAÇÃO CPA

Eixo de Ação 3 – Uso racional de energia elétrica e incremento de energia sustentável

Eixo de Ação 4 – Uso racional de recursos hídricos, tratamento de efluentes e melhor ordenamento territorial da UFRPE

Eixo de Ação 5 – Incremento de coleta seletiva institucional e da destinação adequada de resíduos da UFRPE

Eixo de Ação 6 – Qualidade de vida no ambiente de trabalho

Eixo 5- Infraestrutura