PDI 2021-2030 - Capítulo 9 - Política de Atendimento ao(à) Discente
As Políticas de Atendimento ao Discente da UFRPE, eixo importante da missão institucional, promovem e visam assegurar o acesso, a permanência e o êxito acadêmico do(a)s estudantes. A UFRPE conta com os seguintes órgãos para o atendimento (à)ao estudante:
a) Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão (Progesti): visa incentivar, apoiar, orientar e acompanhar, de forma articulada com as demais Pró-Reitorias, Departamentos Acadêmicos, Departamentos Administrativos e Órgãos Suplementares, o(a) estudante em vulnerabilidade socioeconômica, em suas múltiplas demandas, no decorrer de sua trajetória estudantil, através de ações afirmativas de permanência e inclusão nas áreas social, técnico-científica, cultural, política e esportiva.
b) Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG): uma de suas finalidades é, responder institucionalmente pelas questões relacionadas à graduação nos conselhos superiores, em entidades representativas e órgãos do Ministério da Educação (MEC), principalmente no que diz respeito ao cadastro de cursos, normas da graduação, controle acadêmico, processos seletivos, regulação, supervisão e avaliação dos cursos de graduação.
c) Coordenações de Cursos: é responsável pelo atendimento das demandas específicas de cada curso.
d) Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA): é responsável pelo acompanhamento de estudantes para melhoria do desempenho acadêmico daquele(a)s discentes com dificuldade na aprovação de uma disciplina reprovada por duas vezes.
e) Departamento de Qualidade de Vida (DQV): está vinculado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) e promove ações relacionadas à promoção da saúde e bem-estar da comunidade acadêmica.
f) Sistemas Integrados de Bibliotecas: O Sistema Integrado de Bibliotecas da UFRPE é constituído por
- Sede: 01 Biblioteca Central (BC) e uma biblioteca setorial (BSMCA)
- UABJ: 01 Biblioteca (está em processo de instalação)
- UACSA: 01 Biblioteca
- UAST: 01 Biblioteca
- Codai: 01 Biblioteca
Durante a pandemia de Covid-19, a UFRPE disponibilizou a plataforma de livros eletrônicos nacionais Minha Biblioteca.
g) Núcleo de Acessibilidade (Naces): promove e desenvolve ações que visem eliminar ou minimizar barreiras físicas, atitudinais, pedagógicas e na comunicação e informação que restringem a participação, a autonomia pessoal e o desenvolvimento acadêmico, social e profissional da pessoa com deficiência.
Em relação às Unidades Acadêmicas, a PREG é representada pela Coordenação Geral dos Cursos de Graduação (COGER). A Progesti é representada pela Coordenação de Gestão Estudantil e Inclusão (COGESTI). O DQV tem sua representação pelo Núcleo de Apoio e Atenção à Saúde (NAPS). Já o NACES é representado pelo Setor de Acessibilidade.
9.1. Acesso
A admissão aos cursos de graduação oferecidos pela UFRPE ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (SisU), seleção baseada na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou por processo seletivo extra. Na UFRPE são atendidas as exigências da Lei de Cotas. Com isso, a instituição reserva metade das vagas para os candidatos que estudaram todo o Ensino Médio em escolas públicas, com porcentagem para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência (PcD).
Em atendimento às ações afirmativas, o candidato que tenha cursado integralmente o ensino médio em qualquer uma das escolas situadas nas microrregiões do Agreste ou do Sertão de Pernambuco que façam inscrições na UFRPE, se devidamente comprovado, receberá um bônus de 10% no cômputo geral da nota do Enem, enquanto os egressos do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas - Codai, instituição vinculada à UFRPE receberão o mesmo percentual caso optem por concorrer a uma vaga nos cursos da Sede - Edital Nº 008, de 07 de abril de 2021.
No caso de processo seletivo extra, a UFRPE tem mecanismos que permitem o ingresso de estudantes, duas vezes ao ano, em datas previstas e com editais publicados pela Pró-Reitoria de Graduação (PREG), nos quais são divulgados os cursos e as vagas disponíveis para esse acesso. As modalidades de acesso através de processo seletivo extra são: reintegração, reopção, transferência (obrigatória ou facultativa), portador de diploma e aluno especial.
Reintegração: Após ter perdido o vínculo com a UFRPE, o(a) discente que tenha se evadido há menos de 5 anos poderá requerer a reintegração, uma única vez, no mesmo curso (inclusive para colação de grau), desde que tenha condições de concluir o curso dentro do prazo máximo permitido (considerando o prazo do vínculo anterior e o que necessitaria para integralização do currículo) e que não possua 04 ou mais reprovações em 1 ou mais disciplinas.
Reopção: O(a) discente regularmente matriculado e ingresso na UFRPE através do SiSU que esteja insatisfeito com o seu curso poderá se submeter à transferência interna para outro curso de Graduação da UFRPE, de uma área de conhecimento afim ao seu de origem, de acordo com a existência de vagas no curso pretendido, desde que tenha cursado, no mínimo, 40% do currículo original do seu curso e que disponha de tempo para integralização curricular, considerando os vínculos com o curso anterior e pretendido.
Transferência: A UFRPE recebe discentes de outras Instituições de Ensino Superior, vinculados a cursos reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), que desejam continuar o curso iniciado ou ingressar em curso de área afim, que estejam com vínculo ativo ou trancado com a Instituição de origem, que tenham condições de integralizar o currículo dentro do seu prazo máximo, considerando o prazo na outra Instituição de Ensino Superior e o que necessitaria cursar na UFRPE e que não possuam 4 reprovações em disciplina(s) no seu vínculo anterior. Salvo nos casos de transferência ex-officio (que independem de vagas), é necessário, para ingresso, que o curso tenha vagas ociosas.
Portador de diploma: O(a)s portadore(a)s de diploma de curso superior pleno, reconhecido pelo CNE que desejam fazer outro curso superior na UFRPE, podem também requerer o ingresso, desde que sobrem vagas no curso desejado, após o preenchimento das demais modalidades.
Estudante-convênio: O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais.
Consórcio/Intercâmbio acadêmico: É competência da Assessoria de Competência Internacional (ACI), e oferece a possibilidade do(a) discente estrangeiro cursar algumas disciplinas por dois semestres, podendo se estender por três semestres.
Aluno(a) especial: Considera-se como especial aquele(a) que cursa disciplinas isoladas e que não esteja vinculado(a) a nenhum curso da UFRPE.
9.2. Permanência e Êxito Acadêmico
As políticas de permanência da UFRPE promovem a fluidez na trajetória do(a)s estudantes, seja de graduação (presencial ou a distância), da educação básica, técnica e tecnológica, e, da pós-graduação, contribuindo para o êxito acadêmico do(a) discente, por meio da realização de ações multifatoriais tais como: acessibilidade através do NACES e da infraestrutura; apoio pedagógico através da PREG; alimentação através do Restaurante Universitário (RU); saúde através do atendimento no DQV; transporte com a disponibilidade de ônibus circular; creche com o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ariano Vilar Suassuna que disponibiliza 50% de suas vagas para a comunidade da UFRPE, dentre elas filhos e filhas, com idades entre 1 e 3 anos, de estudantes; ações de promoção ao esporte, cultura e lazer que contribuem para a preservação da saúde física e mental, desenvolvimento cognitivo, do pensamento criativo e inovador estimulando a socialização e permanência do estudante na Instituição.
Em se tratando de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, sejam do ensino básico, técnico e tecnológico, graduação presencial ou a distância e pós-graduação, a UFRPE desenvolve políticas que promovem a permanência de discentes na Instituição.
Para o(a)s estudantes do Codai (Educação Básica Técnica e Tecnológica), as políticas de permanência são realizadas por meio da ação programática orçamentária nº 2994 que destina recursos financeiros para manutenção dos programas de Apoio ao(à) Discente (auxílio mobilidade e alimentação), aquisição de uniformes e excepcionalmente melhorias da infraestrutura que promovam a permanência desse(a)s estudantes.
Estudantes de graduação da Educação a Distância, recentemente, foram selecionado(a)s para o recebimento de bolsa de estudos concedida através de convênio entre a UFRPE e o setor privado. Essa ação constitui uma política de permanência para esse segmento que, até então, não havia sido implementada. Parcerias entre instituições privadas e a UFRPE são muito bem-vindas e de fundamental importância, visto que complementam as ações voltadas para promover a permanência do estudante de recorte social na educação superior pública.
Em 19 de julho de 2010 foi instituído o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) - (BRASIL, 2010), cuja finalidade é ampliar as condições de permanência do(a)s estudantes de graduação presencial na educação superior pública federal. As ações da assistência estudantil são desenvolvidas com recursos financeiros provenientes do Ministério da Educação nas seguintes áreas: moradia, alimentação, transporte, atenção à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche, acessibilidade, e apoio pedagógico. A Progesti, em consonância com o PNAES, através de suas políticas e ações de assistência estudantil igualitária, contribui para a integração, permanência, e o êxito socio-acadêmico do(a)s referido(a)s discentes. Essas ações facilitam e oferecem condições adequadas para que o(a)s estudantes encontrem o necessário incentivo, apoio logístico e financeiro para desenvolver, com sucesso, os seus estudos. Esse investimento financeiro é essencial para a manutenção do(a)s estudantes na Universidade.
A permanência do(a) estudante em vulnerabilidade socioeconômica matriculado em cursos de graduação presencial no ensino superior constitui um desafio que compreende não apenas as condições acadêmicas, mas, também, as inter-relações como os fatores pessoais, interpessoais e sociais (MACEDO, 2018). Nessa perspectiva, a Progesti através do incentivo de ações e programas acompanha a trajetória acadêmica do(a) estudante assistido(a) de recorte social, identificando precocemente possíveis fatores que possam levá-lo(a) ao baixo desempenho acadêmico e, consequentemente, à evasão e/ou retenção. Ações como essas contribuem para a permanência do(a)s estudantes na Instituição favorecendo a igualdade de oportunidades e o combate às situações de retenção e evasão, por isso, a importância de uma visão global do(a) beneficiário(a). Considerando informações coletadas a partir do indicador de pesquisa de satisfação do(a) usuário(a), as políticas de assistência estudantil desenvolvidas podem influenciar positivamente na formação acadêmica do(a) estudante (COSTA et al., 2019; MACEDO et al., 2020).
Nesse sentido, a Progesti, com sua equipe multidisciplinar, elaborou o Plano de Ação em Saúde Mental da Assistência Estudantil, cuja competência envolve colaborar com a promoção, prevenção e atenção à saúde mental por meio de ações voltadas prioritariamente ao(à)s discentes em situação de vulnerabilidade social, visando à garantia da sua permanência na Universidade (Resolução 049/2020, Consu) - (UFRPE, 2020h). Além disso, profissionais da Psicologia, Assistência Social e Educação Física vêm continuamente ampliando discussões sobre elaboração de protocolos de atendimento ao estudante assistido que sofre violência doméstica, bem como sobre políticas de permanência para estudantes com deficiências. As políticas de assistência estudantil não se resumem apenas à concessão de benefícios financeiros aos estudantes, mas também envolvem ações que contribuem para as dimensões sociais, emocionais, culturais que integram a vida acadêmica do estudante.
O resultado das ações desenvolvidas pode ser observado na análise da Taxa de Sucesso da Graduação da Assistência Estudantil (TSG-AE) da UFRPE. No ano de 2019, a TSG-AE alcançou 77% e esse dado demonstra a importância das políticas de assistência estudantil para atingir o êxito acadêmico (SILVA et al., 2020).
Com a criação da Câmara de Assistência Estudantil no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), a Progesti visa ampliar as discussões com o movimento estudantil a fim de construir políticas que atendam às necessidades reais do segmento.
9.2.1. Assistência Estudantil durante a Pandemia do Coronavírus para Permanência do(a) Discente
Considerando o contexto da pandemia do coronavírus, em decisão histórica, a UFRPE lançou editais para a concessão do Auxílio Emergencial de Inclusão Digital, visando à aquisição de equipamentos eletrônicos para o acesso às aulas remotas. Tal benefício foi destinado a estudantes dos cursos presenciais da Sede e das Unidades Acadêmicas - Resolução nº 029/2020 (UFRPE, 2020f) e para discentes regularmente matriculados nos cursos presenciais de Ensino Médio e Técnico do Codai (Edital nº 01/2020). Além do benefício financeiro, houve a adesão ao projeto Alunos Conectados (Ministério da Educação - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa MEC/RNP) em que a Progesti coordenou a distribuição de chips de acesso à internet a todo(a)s estudantes, em situação de vulnerabilidade socioeconômica da graduação presencial e a distância, para manutenção das atividades remotas durante os Períodos Letivos Excepcionais (PLE) de 2020.3 e 2020.4 - Resolução nº 085/2020 - Cepe/UFRPE (UFRPE, 2020c).
Quadro 23: Quantitativo de beneficiários durante o PLE
|
Sede |
UABJ |
UACSA |
UAST |
NEaD-Codai |
TOTAL |
Auxílio Emergencial de Inclusão Digital |
1266 |
59 |
354 |
987 |
177 |
2843 |
Projeto Alunos Conectados |
693 |
37 |
161 |
619 |
509 |
1461 |
Fonte: Progesti (2020).
É de ressaltar que estudantes da pós-graduação tiveram acesso aos chips para internet e auxílio para compra de notebooks e tablets para facilitar o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas. Esta ação foi realizada através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, seguindo as normas da Resolução nº 036/2020 (UFRPE, 2020g).
A Progesti, comprometida com a inclusão digital do(a)s discentes, visa à criação da Coordenadoria de Inclusão Digital (CID), em consonância com as diretrizes do PNAES, consolidando, dessa forma, ações que envolvem desde o aprimoramento do processo de inscrição on-line dos editais, gerenciamento de recursos que promovam a inclusão digital do(a)s estudantes assistidos, bem como otimização da comunicação com o(a)s beneficiário(a)s.
Adicionalmente, os atendimentos com os serviços de Psicologia e Assistência Social foram intensificados e disponibilizados de forma remota em decorrência da demanda do(a)s estudantes da UFRPE nesse período da pandemia.
9.3. Políticas de Assistência Estudantil
O Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES (BRASIL, 2010) norteia as políticas afirmativas na assistência estudantil da UFRPE, executadas pela Progesti, considerando os seguintes objetivos:
(1) Democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública Federal;
(2) Minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da Educação Superior;
(3) Reduzir as taxas de retenção e evasão;
(4) Contribuir para a promoção da inclusão social por meio da educação.
Um atendimento em excelência, prioritariamente aos estudantes assistidos, deve-se não somente a uma equipe técnica multidisciplinar especializada, mas também a ampliação do quantitativo desse(a)s profissionais abrangendo todas as Unidades Acadêmicas e modalidades educacionais.
9.3.1. Programas de Assistência Estudantil
Os Programas ofertados pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão são regidos por resoluções específicas, lançados através de editais semestrais, publicados na página da Progesti, de acordo com o calendário acadêmico, e tem como público-alvo o(a)s estudantes, regularmente matriculado(a)s, nos cursos de graduação presencial em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os programas têm recorte social e considera vulnerável socioeconomicamente o(a) discente que comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo. A seguir, são apresentados programas de Assistência Estudantil.
PAI (PNAES – Transporte)
Programa de Apoio ao(à) Ingressante – Duração de 6 meses. Modalidades: Bolsa Tipo A: para discentes que residem em local diferente de onde funciona o curso. Bolsa Tipo B: para discentes domiciliados na cidade onde funciona o curso. Resolução nº 023/2017 Consu (UFRPE, 2017c).
PAD (PNAES: apoio pedagógico, transporte e alimentação)
Programa de Apoio ao Discente tem como principal objetivo promover a permanência de discentes em vulnerabilidade socioeconômica durante a realização do curso de graduação presencial - Resoluções nº 021/2017 e nº 190/2019 - Consu (UFRPE, 2017a; UFRPE, 2019k) . Modalidades:
(a) Bolsa de Apoio Acadêmico
(b) Auxílio Transporte
(c) Auxílio Alimentação.
PRUG e Auxílio Moradia (PNAES: Moradia) Programa de Residência Universitária para a graduação tem por finalidade garantir a moradia, em instalações físicas, de estudantes vulneráveis socioeconomicamente que residam fora do município onde o curso funciona, e na Sede, fora da Região Metropolitana do Recife Resoluções nº 108/2016 e nº 187/2019 Consu (UFRPE, 2016b; UFRPE, 2019h). Em falta de Residência na Unidade Acadêmica ou indisponibilidade de vagas onde ocorrem as moradias estudantis poderá ser concedido o Auxílio Moradia Resolução nº 188/2019 (UFRPE, 2019i).
PPE (PNAES: Esporte)
Programa de Promoção ao Esporte tem por finalidade promover a inclusão do estudante vulnerável socioeconomicamente, no esporte, contribuindo para sua permanência na UFRPE. Duração de 2 anos, renovável por igual período Resolução nº189/2019 Consu (UFRPE, 2019j). São realizadas duas etapas no processo seletivo:
(a) Por recorte social
(b) Teste de aptidão ao esporte.
PAG (PNAES: Creche)
Programa de Apoio à Gestante. Para as discentes que tenham um filho durante o período da graduação. Duração máxima: 3 anos e 11 meses Resolução nº 119/2018 Consu (UFRPE, 2018g).
AEID (PNAES: inclusão digital)
O Auxílio Emergencial de Inclusão Digital foi criado em decorrência da pandemia da Covid - 19. Com o objetivo de promover a inclusão digital de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica garantindo sua permanência e êxito no período de aulas remotas, essa política de assistência estudantil foi implementada Resolução nº 029/2020 - Consu (UFRPE, 2020f).
Figura 11: Plano de Ação em Saúde Mental (PNAES)
9.3.2. Auxílios de Fluxo Contínuo
Constituem auxílios de fluxo contínuo e/ou periódicos, os benefícios que podem ser solicitados de acordo com a necessidade, obedecendo a prazos e resoluções normativas vigentes.
Auxílio de atenção à saúde
O Auxílio de Atenção à Saúde consiste na concessão de benefício, uma vez ao ano, no valor máximo de duas bolsas de apoio acadêmico, para estudantes beneficiários da Progesti, com objetivo de auxiliá-lo(a)s em eventuais e especializadas demandas de saúde Resolução nº 140/2018 Consu (UFRPE, 2018i).
De volta ao lar
O Auxílio de Volta ao Lar está vinculado ao Programa de Residência Universitária para Graduação e estabelece que o(a)s discentes residentes possam solicitar passagens de ida e volta para suas residências de origem em períodos de recesso acadêmico Resolução nº 005/2018 - Consu (UFRPE, 2018b).
9.3.3. Restaurante Universitário
O Restaurante Universitário (RU) faz parte das políticas públicas de ações afirmativas realizadas pela Progesti, sendo seus beneficiários os discentes regularmente matriculados na UFRPE. Constitui uma política de permanência universal e seu principal objetivo é fornecer alimentação equilibrada e de qualidade contribuindo para que o discente conclua seu curso de graduação de maneira satisfatória.
A relação custo-benefício garante o sucesso do RU, uma vez que, o valor reduzido das refeições, possibilita a utilização do mesmo pela maioria do(a)s estudantes, sem que haja perda na qualidade nutricional dos alimentos fornecidos. Para tanto, os restaurantes universitários contam com servidore(a)s especializado(a)s, como nutricionista e economista doméstica. Além disso, parte dos insumos é proveniente da agricultura familiar de base ecológica, o que contribui para a qualidade dos alimentos fornecidos e a movimentação na economia local.
Como parte integrante da Política de Sustentabilidade da UFRPE, a Progesti, através da Coordenadoria de Gestão de Alimentos e Restaurante Universitário (CGARU), vem desenvolvendo políticas de supressão de material descartável no RU. Os materiais descartáveis em sua totalidade foram substituídos (copos descartáveis e embalagens das sobremesas) ou excluídos (mexedores de café), mantendo seu compromisso com o meio ambiente.
Com vistas ao atendimento qualitativo de toda a comunidade acadêmica, no Restaurante Universitário da Sede foram realizadas melhorias que incluem acesso exclusivo para pessoas com deficiência, sinalização nas mesas indicando assento prioritário, dentre outras benfeitorias. Os novos restaurantes já contam, em seus projetos, com políticas de acessibilidade.
Atualmente, o RU está presente na Sede, podendo acomodar, simultaneamente, 482 usuários, e são produzidas diariamente, em média, 2.500 refeições no horário do almoço e 1.500 no jantar. O Restaurante da Unidade Acadêmica de Serra Talhada conta com 300 lugares para acomodar os usuário(a)s sentado(a)s, e estima-se uma produção de 2.000 refeições ao dia quando iniciar suas atividades. Em projetos futuros, pretende-se ampliar o RU da Sede e implantar novos restaurantes universitários nas demais Unidades Acadêmicas da UFRPE.
9.4. Objetivos Específicos e Metas para Atendimento ao Discente
Objetivo 45: Assistência Estudantil - Taxa de Sucesso, Taxa de Retenção e Evasão de Estudantes Assistido(a)s
EIXO |
PROCESSOS INTERNOS |
||
TEMA |
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL |
||
OBJETIVO |
Aumentar a Taxa de Sucesso e mitigar a Taxa de Retenção e Evasão de Estudantes Assistido(a)s |
||
INDICADOR(ES) |
META 2022 |
META 2024 |
|
1. TSG de estudantes assistidos 2. Taxa de Retenção e Evasão de estudantes assistidos. |
1. Alcançar 80% na TSG-AE 2. Diminuir para 12,5% e 3,0% as taxas de retenção e evasão da AE |
1. Alcançar 85% na TSG 2. Diminuir para 10,0% e 2,0% e as taxas de retenção e evasão, respectivamente |
|
UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS) |
|||
Progesti |
|||
AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) |
|||
|
|||
|
|||
|
|||
|
|||
|
|||
|
|||
Relatório Progesti |
http://www.progesti.ufrpe.br/sites/www.progesti.ufrpe.br/files/Retencao-Evasao-Progesti.pdf |
Objetivo 46: Assistência Estudantil – Acompanhamento de Discentes Assistidos
EIXO (Mapa estratégico) |
PROCESSOS INTERNOS |
|||||||||
TEMA |
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL |
|||||||||
OBJETIVO |
Aferir os resultados obtidos com as políticas de permanência,desenvolvidas na UFRPE. |
|||||||||
INDICADOR(ES) |
META 2021 |
META 2022 |
META 2023 |
META 2024 |
META 2025 |
|||||
1º Sem. 2021 |
2º Sem. 2021 |
1º Sem. 2022 |
2º Sem. 2022 |
1º Sem. 2023 |
2º Sem. 2023 |
1º Sem. 2024 |
2º Sem. 2024 |
1º Sem. 2025 |
2º Sem. 2025 |
|
1. Avaliação do desempenho acadêmico da assistência estudantil. 2. TSG da assistência estudantil. 3. Retenção e evasão da assistência estudantil. |
(1) Acompanhar 100% de discentes assistidos. |
(1) Acompanhar 100% de discentes assistidos. (2) e (3) Cálculo da TSG e TER com 100% dessa amostra |
(1) Acompanhar 100% de discentes assistidos. |
(1) Acompanhar 100% de discentes assistidos. ((2) e (3) Cálculo da TSG e TER com 100% dessa amostra |
(1) Acompanhar 100% de discentes assistidos. |
(1) Acompanhar 100% de discentes assistidos. (2) e (3) Cálculo da TSG e TER com 100% dessa amostra |
(1) Acompanhar 100% de discentes assistidos. |
(1) Acompanhar 100% de discentes assistidos. (2) e (3) Cálculo da TSG e TER com 100% dessa amostra |
(1) Acompanhar 100% de discentes assistidos. |
(1) Acompanhar 100% de discentes assistidos. (2) e (3) Cálculo da TSG e TER com 100% dessa amostra |
UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS) |
||||||||||
Progesti |
||||||||||
AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) |
||||||||||
|
||||||||||
|
||||||||||
Relatório Progesti |
http://www.progesti.ufrpe.br/sites/www.progesti.ufrpe.br/files/processos.pdf |
Objetivo 47: Políticas de Apoio à Permanência
EIXO |
PROCESSOS INTERNOS |
|||||||||
TEMA |
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL |
|||||||||
OBJETIVO |
Criar e ampliar, qualitativa e quantitativamente, políticas de apoio à permanência. |
|||||||||
INDICADOR(ES) |
META 2022 |
META 2023 |
META 2024 |
META 2025 |
META 2027 |
|||||
1º Sem. 2022 |
2º Sem. 2022 |
1º Sem. 2023 |
2º Sem. 2023 |
1º Sem. 2024 |
2º Sem. 2024 |
1º Sem. 2025 |
2º Sem. 2025 |
2º Sem. 2027 |
||
1. Tempo atual da concessão (6 meses) do PAI 2. Número de benefícios concedidos nos Programas 3. Número de vagas na Residência Estudantil 4. Número de programas 5. Refeições oferecidas 6. Número de Restaurantes Universitários 7. Número programas criados para a UAEADTec |
(5) Ampliar em 25% (estimativa referente ao ensino semipresencial). |
(1) Ampliar em 100% o tempo de duração do programa concessão do PAI. |
(5) Ampliar em 25% (estimativa referente ao ensino semipresencial). |
(2) Ampliar em 5% o número de beneficiários desses programas. |
(4) Criar 1 programa de apoio à permanência (3) Destinar 5% do total de vagas em cada Unidade Acadêmica para discentes em mobilidade. |
(2) Ampliar em 5% o número de beneficiários desses programas. |
(7) Criar políticas de assistência estudantil para discentes da graduação a distância. |
(3) Ampliar em 10%o número de vagas na residência estudantil (6) Ampliar em 20% a estrutura física do RU da Sede. |
(6) Ampliar em 50% o número de Restaurantes Universitários |
|
UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS) |
||||||||||
Progesti UAEADTec |
||||||||||
AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) |
||||||||||
|
Objetivo 48: Assistência Estudantil - Inclusão Digital
EIXO |
PROCESSOS INTERNOS |
||||
TEMA |
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL |
||||
OBJETIVO |
Consolidar a Inclusão Digital. |
||||
INDICADOR(ES) |
META 2021 |
META 2022 |
META 2023 |
META 2024 |
|
1º Sem. 2021 |
2º Sem. 2021 |
||||
1. Número de benefícios concedidos 2. Número de programas 3. Número de coordenadorias 4. Número de oficinas ofertadas 5. Número de aplicativos criados |
(1) Aumentar em 10% a concessão do auxílio para Inclusão Digital. |
(2) Criar 1 Programa de Inclusão Digital. |
(3) Criar 1 Coordenadoria de Inclusão Digital. |
(4) Ofertar, semestralmente, oficinas referentes à Inclusão Digital. |
(5) Aumentar em 100% a disponibilidade de aplicativos.
|
UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS) |
|||||
Progesti |
|||||
AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) |
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
Objetivo 49: Estrutura para Atender Pessoa com Deficiência
EIXO (Mapa estratégico) |
PROCESSOS INTERNOS |
|||
TEMA |
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL |
|||
OBJETIVO |
Adequação de estrutura física e capacitação de pessoal para atender pessoa com deficiência (PCD). |
|||
INDICADOR(ES) |
META 2022 |
META 2023 |
META 2024 |
META 2025 |
1. Número de servidore(a)s capacitado(a)s 2. Número de ações de requalificação do RU para acessibilidade 3. Número de eventos 4. Número de parcerias realizadas |
1) Capacitar o(a)s servidore(a)s para atendimento ao estudante. |
2) Ampliar em 10% a requalificação das condições estruturais dos RU para otimizar a acessibilidade. |
3) Ofertar, anualmente, eventos esportivos para estimular a inclusão da pessoa com deficiência. |
4) Sensibilizar e fortalecer o estabelecimento de parcerias (outros setores da Instituição e externas) para garantir o direito à acessibilidade. |
UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS) |
||||
Progesti |
||||
AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) |
||||
|
||||
|
||||
|
9.5. Programas e Ações de Incentivo à Vivência Acadêmica
O objetivo dos programas e ações de Incentivo à Vivência Acadêmica é estimular o(a)s estudantes de graduação e pós-graduação, por meio de programas e projetos que proporcionem o desenvolvimento da vida universitária. A vivência dessas estimula a pesquisa e a formação crítico-reflexiva dos acadêmicos, tornando a aprendizagem desafiadora, pois exige do(a) discente dedicação e desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe.
A Coordenação dessas ações de Incentivo à Vivência Acadêmica é compartilhada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania (PROExC) e a Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão (Progesti).
1. Os principais programas vinculados à PREG são: Monitoria, Programa de Educação Tutorial, Programa de Vivência Interdisciplinar, Bolsa de Iniciação Acadêmica, Programa de Mobilidade Acadêmica e Programa de Estudantes-Convênio de Graduação.
Quadro 24: Programas vinculados a PREG
PROGRAMA |
DESCRIÇÃO |
CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO |
Monitoria |
Objetiva incentivar estudantes que apresentem rendimento escolar satisfatório e demonstrem interesse e aptidão pela carreira acadêmica, assegurando a cooperação do corpo discente ao corpo docente nas atividades do ensino, pesquisa e extensão, baseado em planos elaborados pelos professore(a)s -orientadores, norteados pela resolução nº 262/2001 Cepe (UFRPE, 2001). Oferece duas categorias: Monitor Bolsista e Monitor Voluntário. |
Para acessar o programa, o(a) discente deve se submeter à seleção, estar regularmente matriculado(a) e frequentando curso de graduação da UFRPE, além de apresentar coeficiente de rendimento maior que 5,0 e não possuir reprovação na disciplina pretendida. Após ser classificado em um processo seletivo, o(a) monitor(a) será orientado(a) por um(a) docente da área. |
Programa de Educação Tutorial (PET) |
Destinado a estudantes que demonstrem potencial, interesse e habilidade destacados no curso, o PET objetiva a formação integral dos discentes de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação. O PET foi instituído pela Lei nº 11.180/2005 (BRASIL, 2005) e regulamentado pelas Portaria do MEC n.º 3.385/2005 (BRASIL, 2005), Portaria do MEC n.º 1638/2006 (BRASIL, 2006), Portaria do MEC n.º1046/2007 (BRASIL, 2007); Portaria do MEC n.º 976/2010 (BRASIL, 2010). |
Para acessar o programa, o(a) discente deve estar regularmente matriculado(a) no curso que apresenta o PET, além de ter coeficiente de rendimento superior a 6,0 e ter disponibilidade para dedicar 20h ao programa. Cada estudante fica sob a orientação de um(a) Tutor(a). |
Programa de Atividades de Vivência Multidisciplinar (PAVI) |
Objetiva adquirir e aprimorar habilidades e competências essenciais para o desenvolvimento de suas atividades profissionais, de acordo com as normas estabelecidas na Resolução nº 676/2008 - Cepe (UFRPE, 2008). Tem caráter voluntário, não apresenta bolsa. |
Pode acessar o programa qualquer estudante regularmente matriculado no semestre vigente. Para tanto, deverá ter um professor orientador da disciplina pretendida e um plano de atividade que será entregue à PREG, juntamente com o formulário específico. |
Programa de Bolsa de Incentivo Acadêmico (BIA) |
Objetiva favorecer a adaptação à vida universitária, por meio de ajuda financeira a discentes em seu primeiro ano do curso (preferencialmente, uma Licenciatura), que sejam egressos das escolas públicas da rede estadual de Pernambuco. Com a supervisão de um(a) docente do curso, o(a)s discentes desenvolvem atividades acadêmicas em escolas públicas, contribuindo, assim, para o fortalecimento do ensino público e incentivando outro(a)s estudantes da rede pública a dar continuidade à sua formação após a conclusão do Ensino Médio. |
Os discentes egressos de escola pública, ingressos em cursos de graduação serão selecionados mediante suas notas do SiSU. |
Mobilidade Acadêmica |
Tem como objetivo possibilitar aos discentes de graduação cursar, por até três períodos, componentes curriculares em outra IFES no mesmo curso ao qual está vinculado na instituição de origem; regido pela Resolução nº 444/2006-Cepe (UFRPE, 2006). |
O(a) discente requerente deve estar vinculado a uma Instituição Pública de Ensino Superior e estar cursando, no mínimo, 3º período do curso e no máximo no penúltimo ano do curso. Também deverá apresentar um plano de estudo orientado por um(a) professor(a) ou pela Coordenação do Curso. |
Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) |
O PEC-G constitui um conjunto de atividades e procedimentos de cooperação educacional internacional, preferencialmente com os países em desenvolvimento, com base em acordos bilaterais vigentes. Tem como objetivo a formação e a qualificação de estudantes estrangeiros por meio de oferta de vagas gratuitas em cursos de graduação em IES brasileiras. |
Discentes regularmente matriculado(a)s em IES conveniadas. |
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) |
Objetiva incentivar o(a) graduando(a) de licenciatura a participar de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por IES conjuntamente com escolas de educação básica da rede pública de ensino. |
O(a) discente regularmente matriculado(a) através de uma seleção pode concorrer à bolsa, de acordo com a disponibilidade de vagas publicadas semestralmente em edital. |
Estágios |
Informações gerais sobre ofertas de estágios, cadastramento e encaminhamento de estudantes/estagiários para diversas áreas, através de levantamentos de oferta de vagas junto às empresas e órgãos conveniados, bem como firmando novos convênios que atendam às áreas de atuação de cada curso. Promoção de eventos com empresas e agenciadoras de estágio, favorecendo a participação no mundo do trabalho e no processo de formação acadêmica. |
Discentes regularmente matriculados na UFRPE. |
2. Os principais programas ligados à PRPG são os Programas de Pós-Graduação.
Quadro 25: Programas vinculados à PRPG
PROGRAMA |
DESCRIÇÃO |
Os Programas de Pós-Graduação da UFRPE |
Visam à formação de recursos humanos em níveis de mestrado e doutorado acadêmicos para a atuação nos setores governamentais, privado e no Terceiro Setor, principalmente em ensino, pesquisa e extensão. Paralelamente, os cursos de mestrado profissional têm como objetivo formar e aprimorar a formação de profissionais em atuação mais especializados em seus respectivos setores. |
3. A PROExC é responsável por programas que possibilitam ao(à)s discentes participação em atividades de extensão por meio de ações e projetos voltados à ação comunitária. Os resultados desses trabalhos também são apresentados no Congresso de Extensão (CONEX).
Quadro 26: Programas vinculados à PROExC
PROGRAMA |
DESCRIÇÃO |
BEXT |
O discente deve entrar em contato com um(a) docente, para, em conjunto, elaborarem um projeto e concorrerem a uma das bolsas ofertadas anualmente no edital BEXT. No ano de 2020, 144 projetos BEXT foram aprovados na UFRPE. |
4. A Progesti visa ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais da UFRPE, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito às diferenças e à diversidade, da afirmação da autonomia e identidade institucional e do aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social, através do desenvolvimento de políticas que garantam a igualdade de oportunidades, proporcionando aos acadêmicos da UFRPE condições para sua permanência e conclusão do curso, objetivando atender o aluno em suas múltiplas demandas no decorrer de sua trajetória estudantil para um pleno desenvolvimento acadêmico. Sua missão é incentivar, apoiar, orientar e acompanhar, o(a) estudante, em suas múltiplas demandas, no decorrer de sua trajetória estudantil, através de ações afirmativas de permanência nas áreas social, técnico-científica, cultural, política e esportiva, através dos Programas descritos a seguir.
Quadro 27: Programas vinculados à Progesti
PROGRAMA |
DESCRIÇÃO |
A Residência Universitária é parte integrante dos Programas de Assistência ao Educando desenvolvidos pela Progesti. A Residência Universitária da UFRPE tem como objetivo promover a permanência do(a) estudante na Universidade, comprovadamente carente de recursos financeiros e residente fora da área metropolitana do Recife, oferecendo-lhe condições materiais que possibilitem o seu processo de formação acadêmica. São 134 vagas (112 masculinas e 22 femininas), distribuídas em três casas de estudantes masculinas (casas 1, 2 e 3) e uma feminina (casa 4), todas situadas no próprio campus. A inscrição para a Residência Estudantil é semestral e a seleção de novos residentes é realizada através de avaliação baseada em critérios socioeconômicos, incluindo entrevistas, análise de documentação e visita domiciliar, com base na Resolução nº 327/2008 - Consu (UFRPE, 2008). |
|
Programa de Apoio ao Discente (PAD) |
O PAD é um programa para discentes regularmente matriculado(a)s em curso de graduação presencial da UFRPE com renda familiar per capta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo que não estejam matriculados em outra instituição de ensino superior e não sejam diplomado(a)s em qualquer outro curso de graduação. O Programa de Apoio ao Discente tem a duração do tempo médio do curso e possui as seguintes modalidades: 1)Bolsa de Apoio Acadêmico; 2) Auxílio Transporte; 3) Auxílio Alimentação. |
O PAI é um programa para discentes regularmente matriculado(a)s em seu primeiro período do curso de graduação presencial na UFRPE com renda familiar per capta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo, que não estejam matriculado(a)s em outra instituição de ensino superior e não sejam diplomado(as)s em qualquer outro curso de graduação. O Programa de Apoio ao Ingressante é um programa de curta duração contemplando o(a) discente com o benefício por um período de seis meses e possui as seguintes modalidades: 1) Bolsa Tipo A: para discentes cuja família reside em local diferente de onde funciona o curso; 2)Bolsa Tipo B: para discentes domiciliados na cidade onde funciona o curso. |
|
Programa de Apoio à Gestante (PAG) |
O PAG é um programa para discentes regularmente matriculado(a)s em curso de graduação presencial da UFRPE com renda familiar per capta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo, que não estejam matriculados em outra instituição de ensino superior e não sejam diplomado(a)s em qualquer outro curso de graduação. É necessário, ainda, que o(a) discente apresente, no ato da inscrição, a certidão de nascimento e o cartão de vacina da criança. O Programa é voltado para discentes que tenham filho(a) no período da graduação e tem duração máxima de 3 anos e 11 meses. |
Programa de Promoção ao Esporte (PPE) |
São realizadas duas etapas no processo seletivo: 1- Por recorte social (requisitos do PAD); 2- Teste de aptidão ao esporte. |
Programa de Incentivo à Cultura (PIC) |
São realizadas duas etapas no processo seletivo: 1- Por recorte social (requisitos do PAD); 2- Teste de aptidão ao canto. |
Programa de Residência Universitária para Graduação (PRUG) |
O PRUG é um programa para discentes regularmente matriculado(a)s em curso de graduação presencial da UFRPE com renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo que residam fora do município onde o curso funciona, e na Sede fora da região metropolitana do Recife, além de não estarem matriculado(a)s em outra instituição de ensino superior pública ou serem diplomado(a)s em qualquer curso de graduação. O Programa de Residência Universitária para Graduação tem duração média o tempo médio do curso + 1 semestre. |
Programa de Volta ao Lar |
Para ser contemplado no Programa de Volta ao Lar o(a) discente necessita estar vinculado(a) ao PRUG. Este auxílio é concedido aos discentes para que possam retornar às suas residências durante o recesso escolar. |
Bolsa Permanência do MEC |
Poderão solicitar a Bolsa Permanência do MEC o(a)s Indígenas e Quilombolas devidamente matriculado(a)s na UFRPE que comprovem sua origem étnica, segundo a Portaria MEC nº 389/2013 (BRASIL, 2013) e a Nota Técnica nº 15/2018 (BRASIL, 2013). |
A Progesti também coordena os seguintes auxílios.
Quadro 28: Auxílios coordenados pela Progesti
AUXÍLIO |
DESCRIÇÃO |
Acompanhamento e Atendimento Pedagógico |
O acompanhamento pedagógico é uma estratégia de orientação que tem como objetivo auxiliar o(a) estudante em seu processo educacional por meio de um planejamento individualizado de ações específicas de aprendizagem. |
Acompanhamento e Atendimento Psicológico |
O Serviço de Psicologia da Progesti destina-se exclusivamente a discentes da UFRPE, prioritariamente aquele(a)s beneficiado(a)s pelos programas de Assistência Estudantil. O acesso ao Serviço ocorre por meio do Plantão Psicológico, sem necessidade de marcação prévia. |
Acompanhamento e Atendimento de Serviço Social |
O trabalho do Serviço Social na Progesti consiste em facilitar o acesso de discentes da graduação presencial a programas e ações da assistência estudantil da UFRPE. Dessa maneira, trabalha na realização dos processos seletivos dos programas de permanência da assistência estudantil; atua na orientação, acolhimento e escuta a discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e realiza encaminhamentos aos outros serviços da Progesti (Pedagogia e Psicologia). |
Ajuda de Custo para Eventos Acadêmicos |
Para solicitação de ajuda de custos para eventos acadêmicos é necessário que o(a) estudante leia atentamente a Resolução nº 188/2012 (UFRPE, 2012) que rege o referido auxílio, além da entrada da documentação necessária. |
Ainda, é de responsabilidade da Progesti, a administração do Restaurante Universitário.
O Restaurante Universitário (RU) é parte integrante dos Programas de Assistência ao discente desenvolvido pela Progesti/UFRPE. Tem como valores básicos: qualidade, valorização profissional, comprometimento e responsabilidade social. Sendo assim, seu principal objetivo é atender com qualidade, oferecer refeições a preços reduzidos aos discentes regularmente matriculados na UFRPE e proporcionar aos funcionários que compõem a equipe do restaurante um bom ambiente de trabalho. Oferece aos discentes, servidores técnicos-administrativos e docentes refeições de qualidade, tem capacidade de acomodar simultaneamente 482 usuários, e atende em média 1600 pessoas no horário do almoço e 1000 pessoas no jantar. A UFRPE tem investido na melhoria da estrutura física do RU, e, consequentemente, na melhoria do bem-estar geral de discentes por meio da oferta de uma alimentação de qualidade no local do próprio estudo. Em sua estrutura funcional, o RU é composto por uma Coordenadoria de Gestão de Alimentação e Restaurante Universitário, Nutricionista, Economista Doméstico e profissionais da área Administrativa, além de pessoal capacitado na produção e manipulação de alimentos, atuando também como espaço pedagógico para alguns cursos de graduação da UFRPE, a exemplo de Bacharelado em Economia Doméstica e Bacharelado em Gastronomia e Segurança Alimentar. Todo cardápio é planejado por nutricionistas, economistas domésticos e especialistas em gastronomia e segurança alimentar para atender o aporte calórico indicado para a população universitária.
9.6. Organização Estudantil
A UFRPE disponibiliza, em seus campi, espaços para a organização do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e dos Diretórios Acadêmicos (DA). O DCE é uma entidade máxima de representação do conjunto de estudantes da Universidade, responsável pelo encaminhamento das reivindicações do(a)s discentes aos órgãos de decisão da UFRPE. Sua sede social e administrativa, intitulada Odjias Carvalho de Souza, está situada na rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos, Recife.
Por meio do DCE, o(a)s estudantes têm espaço de representação nos principais órgãos deliberativos e consultivos da Instituição, como o Conselho Universitário (Consu), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), o Conselho de Curadores (CC), os Conselhos Técnico-Administrativo (CTA) dos Departamentos Acadêmicos e Unidades Acadêmicas, os Colegiados de Coordenação Didática dos Cursos, as Comissões de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA). Os Diretórios Acadêmicos (DA) organizam-se conforme os cursos, pois são as suas entidades representativas. São responsáveis pelo encaminhamento de questões particulares de cada curso às instâncias superiores. A representação estudantil é extremamente importante, uma vez que participa diretamente dos destinos da Instituição, luta pelas reivindicações do corpo discente e participa da avaliação do desempenho dos cursos e dos departamentos.
Objetivos e Metas
Objetivo 50: Programa de Atividade de Vivência Multidisciplinar (PAVI)
EIXO |
APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO |
||||||||
TEMA |
INCENTIVO À VIVÊNCIA ACADÊMICA |
||||||||
OBJETIVO |
Regulamentar adequadamente o Programa de Atividades de Vivência Multidisciplinar (PAVI) |
||||||||
INDICADOR(ES) |
META 2021 |
META 2022 |
META 2023 |
META 2024 |
META 2025 |
||||
2º Sem. |
1º Sem. |
2º Sem. |
1º Sem. |
2º Sem. |
1º Sem. |
2º Sem. |
1º Sem. |
2º Sem. |
|
Abertura de Editais do PAVI |
1 edital |
1 edital |
1 edital |
1 edital |
1 edital |
1 edital |
1 edital |
1 edital |
1 edital |
UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS) |
|||||||||
PREG |
|||||||||
AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) |
|||||||||
|
|||||||||
|
Objetivo 51: Programas de Monitoria
EIXO |
APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO |
|||
TEMA |
MONITORIA |
|||
OBJETIVO |
Incentivar a participação dos discentes no programa de Monitoria |
|||
INDICADOR(ES) |
META 2022 |
META 2023 |
META 2024 |
META 2025 |
Aumento da quantidade de vagas de Monitoria |
5%
|
10%
|
15%
|
20%
|
UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS) |
||||
PREG |
||||
AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) |
||||
|
||||
|
Objetivo 52: Bolsa de Incentivo Acadêmico (BIA)
EIXO |
APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO |
|||
TEMA |
BOLSA DE INCENTIVO ACADÊMICO (BIA) |
|||
OBJETIVO |
Aumentar a participação no programa BIA |
|||
INDICADOR(ES) |
META 2022 |
META 2023 |
META 2024 |
META 2025 |
Aumento na quantidade de bolas BIA |
10% |
15% |
20% |
25% |
UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS) |
||||
PREG |
||||
AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) |
||||
|
||||
|
Objetivo 53: Estágio de Discentes
EIXO (Mapa estratégico) |
SOCIEDADE E APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO |
|||
TEMA |
ESTÁGIO |
|||
OBJETIVO |
Diversificar as opções de estágio dos discentes da UFRPE |
|||
INDICADOR(ES) |
META 2022 |
META 2023 |
META 2024 |
META 2025 |
Formação de Parceria com empresas e escolas |
5% |
10% |
15% |
20% |
UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS) |
||||
PREG e coordenações de cursos |
||||
AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) |
||||
|
||||
|
Objetivo 54: Residência Pedagógica
EIXO |
SOCIEDADE E APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO |
|||
TEMA |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
|||
OBJETIVO |
Ampliar as oportunidades de formação inicial do licenciando |
|||
INDICADOR(ES) |
META 2022 |
META 2023 |
META 2024 |
META 2025 |
1.Reimplantação do programa na UFRPE 2.Ampliação das bolsas PIBIC |
1.Implantação do programa
2.5% |
1.Manutenção do programa
2.10%
|
1.Manutenção do programa
2.15% |
1.Manutenção do programa
2.20% |
UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS) |
||||
PREG e coordenações de cursos; Ipê |
||||
AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) |
||||
|
||||
|
||||
|
Objetivo 55: Programa de Iniciação à Docência
EIXO (Mapa estratégico) |
SOCIEDADE E APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO |
|||
TEMA |
PIBID (202) |
|||
OBJETIVO |
Ampliação do Programa de Iniciação à Docência |
|||
INDICADOR(ES) |
META 2022 |
META 2023 |
META 2024 |
META 2025 |
Aumento de bolsas |
5% |
10% |
15% |
20% |
UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS) |
||||
PREG e coordenações de cursos |
||||
AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) |
||||
|
Objetivo 56: Bolsas de Extensão
EIXO |
SOCIEDADE E APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO |
|||
TEMA |
BOLSA DE EXTENSÃO |
|||
OBJETIVO |
Garantir bolsas de extensão |
|||
INDICADOR(ES) |
META 2022 |
META 2023 |
META 2024 |
META 2025 |
Ampliação das bolsas |
5%
|
10%
|
15%
|
20%
|
UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS) |
||||
Proexc |
||||
AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) |
||||
|
||||
|
Objetivo 57: Restaurante Universitário (RU)
EIXO |
FINANCEIRO |
||||
TEMA |
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL |
||||
OBJETIVO |
Implantação de Restaurante Universitário (RU) em todas as Unidades |
||||
INDICADOR(ES) |
META 2021 |
META 2022 |
META 2023 |
META 2024 |
META 2025 |
Implantação do RU |
|
Implantar o R.U. |
|
|
|
UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS) |
|||||
Progesti, Proplan e Proad |
|||||
AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) |
|||||
Angariar recursos junto ao MEC e à gestão superior para a finalização das obras dos restaurantes universitários das Unidades |
Objetivo 58: Residência Estudantil
EIXO (Mapa estratégico) |
FINANCEIRO |
||||
TEMA |
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL |
||||
OBJETIVO |
Implantação de Residência Estudantil em todas as Unidades |
||||
INDICADOR(ES) |
META 2021 |
META 2022 |
META 2023 |
META 2024 |
META 2025 |
Implantação da residência estudantil |
|
Implantar residências estudantis em todos os campi da instituição |
|
|
|
UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(IS) |
|||||
Progesti, Proplan e Proad |
|||||
AÇÕES ESTRATÉGICAS (DETALHAMENTO) |
|||||
|